Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 64

Texto(s) da Bíblia

A quem temer

26— Portanto, não tenham medo deles. Pois não há nada encoberto que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a ser conhecido. 27O que lhes digo às escuras, repitam a plena luz; e o que é dito para vocês ao pé do ouvido, proclamem dos telhados. 28Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

29— Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês. 30E, quanto a vocês, até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. 31Portanto, não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais.

Confessar e negar a Cristo

32— Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33mas aquele que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

As dificuldades

34— Não pensem que eu vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35Pois vim causar divisão entre o homem e o seu pai; entre a filha e a sua mãe e entre a nora e a sua sogra. 36Assim, os inimigos de uma pessoa serão os da sua própria casa.

37— Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. 39Quem acha a sua vida a perderá; e quem perde a vida por minha causa, esse a achará.

As recompensas

40— Quem recebe vocês é a mim que recebe; e quem recebe a mim recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá a recompensa de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá a recompensa de justo. 42E quem der de beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade lhes digo que de modo nenhum perderá a sua recompensa.

Mateus 10:26-42NAAAbrir na Bíblia

Arão oferece sacrifícios por si e pelo povo

1No oitavo dia, Moisés chamou Arão e os filhos dele, e os anciãos de Israel 2e disse a Arão:

— Pegue um bezerro, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto, ambos sem defeito, e apresente-os ao Senhor. 3Depois, você dirá aos filhos de Israel: “Tragam um bode, para oferta pelo pecado, um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano e sem defeito, como holocausto; 4e um boi e um carneiro, por oferta pacífica, para sacrificar diante do Senhor, e oferta de cereais amassada com azeite; porque hoje o Senhor aparecerá a vocês.”

5Então trouxeram o que Moisés havia ordenado, diante da tenda do encontro, e toda a congregação se aproximou e se pôs diante do Senhor. 6Então Moisés disse:

— Isto é o que o Senhor ordenou que vocês fizessem, e a glória do Senhor aparecerá a vocês.

7Depois Moisés disse a Arão:

— Aproxime-se do altar, faça a sua oferta pelo pecado e o seu holocausto; e faça expiação por você mesmo e pelo povo; depois, faça a oferta do povo e a expiação por ele, como o Senhor ordenou.

8Arão se aproximou do altar e matou o bezerro da oferta pelo pecado que estava oferecendo por si mesmo. 9Os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue; ele molhou o dedo no sangue e o pôs sobre os chifres do altar; e o resto do sangue derramou na base do altar. 10Mas queimou sobre o altar a gordura, os rins e a membrana do fígado da oferta pelo pecado, como o Senhor havia ordenado a Moisés. 11Porém a carne e o couro queimou fora do arraial.

12Depois, Arão matou o animal para o holocausto, e os filhos de Arão lhe entregaram o sangue, e ele o aspergiu sobre o altar, ao redor. 13Também lhe entregaram o holocausto nos seus pedaços, com a cabeça; e queimou-o sobre o altar. 14E lavou as entranhas e as pernas e as queimou sobre o holocausto, no altar.

15Depois, apresentou a oferta do povo, e, pegando o bode da oferta pelo pecado, que era pelo povo, o matou e o preparou por oferta pelo pecado, como tinha feito com o primeiro. 16Também apresentou o holocausto e o ofereceu segundo o rito. 17Apresentou a oferta de cereais, e dela pegou um punhado e queimou sobre o altar, além do holocausto da manhã.

18Depois, Arão matou o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que aspergiu sobre o altar, ao redor. 19Entregaram-lhe também a gordura do boi e do carneiro, a cauda, o que cobre as entranhas, os rins e a membrana do fígado. 20E puseram a gordura sobre o peito dos animais, e ele a queimou sobre o altar; 21mas o peito e a coxa direita Arão moveu por oferta movida diante do Senhor, como Moisés havia ordenado.

22Depois, Arão levantou as mãos para o povo e o abençoou; então desceu do altar, havendo feito a oferta pelo pecado, o holocausto e a oferta pacífica. 23Então Moisés e Arão entraram na tenda do encontro. Quando saíram, abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo. 24E eis que, saindo fogo de diante do Senhor, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar. Quando todo o povo viu isso, deu gritos de alegria e se prostrou com o rosto em terra.

Levítico 9NAAAbrir na Bíblia

A morte de Nadabe e Abiú

1Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, puseram fogo dentro deles, e sobre o fogo colocaram incenso; e trouxeram fogo estranho diante da face do Senhor, algo que ele não lhes havia ordenado. 2Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram diante do Senhor. 3E Moisés disse a Arão:

— Isto é o que o Senhor disse: “Mostrarei a minha santidade naqueles que se aproximam de mim e serei glorificado diante de todo o povo.”

Porém Arão se calou.

4Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes:

— Venham e tirem os seus parentes de diante do santuário, e levem-nos para fora do arraial.

5Chegaram-se, pois, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés tinha dito. 6Moisés disse a Arão e aos seus filhos Eleazar e Itamar:

— Não deixem os cabelos sem pentear, nem rasguem as suas roupas, para que vocês não morram, nem venha grande ira sobre toda a congregação; mas os seus irmãos, toda a casa de Israel, poderão lamentar o fogo que o Senhor causou. 7Não se afastem da porta da tenda do encontro, para que vocês não morram; porque sobre vocês está o óleo da unção do Senhor.

E fizeram conforme a palavra de Moisés.

Deveres e porções dos sacerdotes

8Então o Senhor falou a Arão, dizendo:

9— Você e seus filhos não devem beber vinho ou bebida forte, quando entrarem na tenda do encontro, para que não morram. Isso será estatuto perpétuo entre as suas gerações, 10para que vocês façam diferença entre o santo e o profano e entre o impuro e o puro 11e para ensinarem aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.

12Moisés disse a Arão e aos filhos deste, Eleazar e Itamar, que ficaram vivos:

— Peguem a oferta de cereais que restou das ofertas queimadas ao Senhor, e comam-na, sem fermento, junto ao altar, porque coisa santíssima é. 13Comam-na em lugar santo, porque é a porção que foi dada a vocês e aos seus filhos, das ofertas queimadas do Senhor; porque assim me foi ordenado. 14Também o peito da oferta movida e a coxa da oferta vocês devem comer em lugar puro, você, seus filhos e suas filhas, porque foram dados por sua porção e por porção de seus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel. 15Trarão a coxa da oferta e o peito da oferta movida com as ofertas queimadas de gordura, para mover por oferta movida diante do Senhor; esta é a porção que foi dada a você e aos seus filhos, por estatuto perpétuo, como o Senhor tem ordenado.

16Moisés procurou diligentemente o bode da oferta pelo pecado, e eis que já tinha sido queimado. Por isso, Moisés indignou-se contra Eleazar e contra Itamar, os filhos de Arão que ficaram vivos, e disse:

17— Por que vocês não comeram a oferta pelo pecado no lugar santo? Pois coisa santíssima é; e o Senhor a deu a vocês, para levarem a iniquidade da congregação, para fazerem expiação por eles diante do Senhor. 18Eis que desta oferta o sangue não foi trazido para dentro do santuário; certamente vocês deviam tê-la comido no santuário, como eu havia ordenado.

19Arão respondeu a Moisés:

— Eis que hoje meus filhos ofereceram a sua oferta pelo pecado e o seu holocausto diante do Senhor, e mesmo assim tais coisas me aconteceram. Se eu hoje tivesse comido a oferta pelo pecado, será que isso teria sido aceito aos olhos do Senhor?

20Quando Moisés ouviu isso, deu-se por satisfeito.

Levítico 10NAAAbrir na Bíblia
— 6 —

1Quando você se assentar

para comer

com um governador,

leve bem em conta

quem está diante de você.

2Encoste uma faca

na sua própria garganta,

se você é glutão.

3Não cobice os pratos deliciosos

que ele serve,

porque essa comida

é enganadora.

— 7 —

4Não se fatigue para ficar rico;

não aplique nisso

a sua inteligência.

5Você quer pôr os seus olhos

naquilo que não é nada?

Porque certamente

a riqueza criará asas,

como a águia que voa pelos céus.

— 8 —

6Não coma o pão do invejoso,

nem cobice

os seus pratos deliciosos.

7Porque, como imagina

em sua alma, assim ele é.

Ele diz: “Coma e beba!”,

mas não está sendo sincero.

8Você vomitará

o bocado que comeu

e terá desperdiçado

as palavras amáveis

que falou.

— 9 —

9Não fale com um tolo,

porque ele desprezará

a sabedoria das suas palavras.

— 10 —

10Não remova os marcos antigos,

nem entre nos campos dos órfãos,

11porque o Redentor deles é forte

e defenderá a causa deles contra você.

— 11 —

12Aplique o seu coração ao ensino

e os seus ouvidos às palavras

do conhecimento.

— 12 —

13Não deixe a criança

sem disciplina,

porque, se você a castigar

com a vara, ela não morrerá.

14Você a castigará com a vara

e livrará a alma dela do inferno.

— 13 —

15Meu filho, se o seu coração

for sábio,

também o meu coração

se alegrará;

16o meu íntimo exultará,

quando os seus lábios

falarem coisas retas.

— 14 —

17Não tenha inveja dos pecadores;

pelo contrário, persevere

no temor do Senhor

todo tempo.

18Porque certamente

haverá um futuro,

e a sua esperança

não será frustrada.

— 15 —

19Escute, meu filho, e seja sábio;

guie o seu coração

no caminho reto.

20Não se junte com os beberrões

nem com os comilões,

21porque os beberrões

e os comilões

acabam na pobreza,

e a sonolência os levará

a vestir trapos.

— 16 —

22Escute o seu pai, que o gerou,

e não despreze a sua mãe,

quando ela envelhecer.

23Compre a verdade

e não a venda;

compre a sabedoria, a instrução

e o entendimento.

24O pai de um justo

fica muito feliz,

e quem gerar um filho sábio

terá nele a sua alegria.

25Dê essa alegria ao seu pai

e à sua mãe,

e que se encha de felicidade

aquela que o deu à luz.

— 17 —

26Meu filho, preste bem atenção

no que eu digo,

e que os seus olhos se agradem

dos meus caminhos.

27Pois uma prostituta

é como uma cova profunda,

e a mulher estranha

é como um poço estreito.

28Como assaltante,

ela fica à espreita

e multiplica entre os homens

os infiéis.

— 18 —

29Para quem são os ais?

Para quem são os pesares?

Para quem são as rixas?

Para quem são as queixas?

Para quem são os ferimentos

sem motivo?

E para quem

são os olhos vermelhos?

30Para os que se demoram

em beber vinho,

para os que andam buscando

bebida misturada.

31Não olhe para o vinho,

quando se mostra vermelho,

quando resplandece no copo

e desce suavemente.

32Pois no fim

morderá como a cobra

e picará como a víbora.

33Os seus olhos

verão coisas esquisitas,

e o seu coração o levará

a dizer coisas perversas.

34Você será como o que se deita

no meio do mar

e como o que se deita

no alto do mastro do navio.

35Você dirá: “Fui espancado,

mas não doeu;

bateram em mim,

mas eu não senti nada!

Quando vou despertar?

Então voltarei a beber.”

Provérbios 23NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: