Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 60

Texto(s) da Bíblia

A cura da sogra de Pedro

14Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, com febre. 15Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo.

Muitas outras curas

16Ao cair da tarde, trouxeram a Jesus muitos endemoniados. E apenas com a palavra expulsou os espíritos e curou todos os que estavam doentes, 17para se cumprir o que foi dito por meio do profeta Isaías:

“Ele mesmo tomou

as nossas enfermidades

e carregou as nossas doenças.”

Jesus põe à prova os que querem segui-lo

18Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem. 19Então, aproximando-se dele um escriba, disse a Jesus:

— Mestre, vou segui-lo para onde quer que o senhor for.

20Mas Jesus lhe respondeu:

— As raposas têm as suas tocas e as aves do céu têm os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

21E outro dos discípulos lhe disse:

— Senhor, deixe-me ir primeiro sepultar o meu pai.

22Mas Jesus respondeu:

— Siga-me e deixe que os mortos sepultem os seus mortos.

Jesus acalma uma tempestade

23Jesus entrou no barco e os seus discípulos o seguiram. 24E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco. Jesus, porém, estava dormindo. 25Mas os discípulos foram acordá-lo, dizendo:

— Senhor, salve-nos! Estamos perecendo!

26Então Jesus perguntou:

— Por que vocês são tão medrosos, homens de pequena fé?

E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e tudo ficou bem calmo. 27E aqueles homens ficaram admirados, dizendo:

— Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

A cura de dois endemoniados gadarenos

28Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, dois endemoniados foram ao seu encontro, saindo dentre os túmulos. Eles eram tão furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29E eis que gritaram:

— O que você quer conosco, Filho de Deus? Você veio aqui nos atormentar antes do tempo?

30Ora, uma grande manada de porcos estava pastando não longe deles. 31Então os demônios pediram a Jesus com insistência:

— Se você vai nos expulsar, mande-nos para a manada de porcos.

32Jesus disse:

— Pois vão.

E eles, saindo, entraram nos porcos; e eis que toda a manada se precipitou, despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e morreram nas águas.

33Os que tratavam dos porcos fugiram e, chegando à cidade, anunciaram todas estas coisas e o que tinha acontecido com os endemoniados. 34Então a cidade toda saiu para encontrar-se com Jesus. E, ao vê-lo, pediram-lhe com insistência que se retirasse da terra deles.

Mateus 8:14-34NAAAbrir na Bíblia

Os holocaustos

1O Senhor chamou Moisés e, da tenda do encontro, lhe disse:

2— Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: Quando alguém trouxer oferta ao Senhor, traga um animal do rebanho de gado ou do rebanho de gado miúdo.

3— Se a oferta for holocausto do rebanho de gado, o homem trará um macho sem defeito. Ele o trará à porta da tenda do encontro, para que o homem seja aceito diante do Senhor. 4Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. 5Depois, matará o novilho diante do Senhor. Os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e o aspergirão ao redor sobre o altar que está diante da porta da tenda do encontro. 6Então ele tirará o couro do animal e o cortará em pedaços. 7E os filhos do sacerdote Arão acenderão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo. 8Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar. 9Porém as entranhas e as pernas, o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

10— Se a oferta for de gado miúdo, de carneiros ou de cabritos, para holocausto, trará um macho sem defeito. 11E matará o animal ao lado do altar, para o lado norte, diante do Senhor. Os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o seu sangue sobre o altar, ao redor. 12Depois, ele o cortará em pedaços, junto com a cabeça e a gordura; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar. 13Porém as entranhas e as pernas serão lavadas com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso e o queimará sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

14— Se a oferta ao Senhor for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolinhas ou de pombinhos. 15O sacerdote a trará ao altar, destroncará a cabeça da ave, sem a separar do pescoço, e a queimará sobre o altar; o sangue da ave, ele o fará correr na parede do altar. 16Tirará o papo com suas penas e o jogará junto ao altar, para o lado leste, no lugar da cinza. 17Então abrirá a ave, puxando pelas asas, mas sem separá-la em duas metades; o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima da lenha que está no fogo; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1NAAAbrir na Bíblia

As ofertas de cereais

1— Quando alguma pessoa fizer oferta de cereais ao Senhor, a sua oferta será da melhor farinha; derramará azeite sobre a farinha e porá incenso sobre ela. 2Levará a oferta aos filhos de Arão, os sacerdotes, e um deles pegará um punhado da melhor farinha e do seu azeite com todo o seu incenso e os queimará como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. 3O que ficar da oferta de cereais será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao Senhor.

4— Quando você trouxer oferta de cereais, assada no forno, será de bolos sem fermento feitos da melhor farinha, amassados com azeite e pãezinhos bem finos, sem fermento e untados com azeite. 5Se a oferta que você trouxer for de cereais cozida na assadeira, será da melhor farinha sem fermento amassada com azeite. 6Você a partirá em pedaços e derramará azeite sobre ela; é oferta de cereais. 7Se a oferta que você trouxer for de cereais preparados na frigideira, deverá ser da melhor farinha com azeite.

8— E a oferta de cereais que será feita daquilo, você a trará ao Senhor; será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar. 9Da oferta de cereais o sacerdote pegará a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. 10O que ficar da oferta de cereais será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao Senhor.

11— Nenhuma oferta de cereais, que você apresentar ao Senhor, será feita com fermento; porque vocês não devem queimar nem fermento nem mel como oferta ao Senhor. 12Vocês podem trazê-los ao Senhor como oferta das primícias, mas não os porão sobre o altar como aroma agradável. 13Tempere com sal todas as suas ofertas de cereais. Na sua oferta de cereais você não deixará faltar o sal da aliança do seu Deus; em todas as suas ofertas você aplicará sal.

14— Se você trouxer ao Senhor oferta de cereais das primícias, faça a oferta de cereais das suas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes. 15Derrame azeite sobre ela e, por cima, ponha incenso; é oferta de cereais. 16Assim, o sacerdote queimará a porção memorial dos grãos de espigas esmagados e do azeite, com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor.

Levítico 2NAAAbrir na Bíblia

1Melhor é o pobre que anda

na sua integridade

do que o perverso de lábios,

que é um tolo.

2Não é bom agir sem pensar;

quem se precipita acaba pecando.

3A tolice de uma pessoa

perverte o seu caminho,

mas é contra o Senhor que

o seu coração se irrita.

4Na riqueza,

os amigos se multiplicam;

mas o pobre, até o seu único amigo

o abandona.

5A falsa testemunha

não ficará impune,

e o que profere mentiras

não escapará.

6Ao generoso, muitos o adulam,

e todos são amigos

de quem dá presentes.

7Se os irmãos do pobre

o detestam,

quanto mais se afastarão dele

os seus amigos!

Corre atrás deles com súplicas,

mas não os alcança.

8Quem adquire sabedoria

ama a sua alma;

o que conserva o entendimento

acha o bem.

9A falsa testemunha

não ficará impune,

e o que profere mentiras perecerá.

10Ao tolo não fica bem

viver no luxo;

quanto menos ao escravo

dominar os príncipes!

11O bom senso leva a pessoa

a controlar a sua ira;

a sua glória é perdoar as ofensas.

12A indignação do rei

é como o rugido do leão,

mas a sua bondade

é como o orvalho sobre a relva.

13Um filho tolo

é a desgraça do pai,

e uma esposa briguenta

é como uma goteira

que não para.

14A casa e os bens vêm

como herança dos pais,

mas a esposa sensata

vem do Senhor.

15A preguiça faz cair

em profundo sono,

e o ocioso passará fome.

16Quem guarda o mandamento

guarda a sua alma,

mas o que despreza

os seus caminhos,

esse morrerá.

17Quem se compadece do pobre

empresta ao Senhor,

e este lhe retribuirá o benefício.

18Corrija o seu filho,

enquanto há esperança,

mas não se exceda

a ponto de matá-lo.

19Aquele que se deixa levar pela ira

terá de sofrer o castigo;

porque, se você o livrar,

terá de livrá-lo de novo.

20Ouça os conselhos

e receba a instrução,

para que você seja sábio

a partir de agora.

21Há muitos planos

no coração do ser humano,

mas o propósito do Senhor

permanecerá.

22O que torna alguém agradável

é a sua misericórdia;

o pobre é preferível ao mentiroso.

23O temor do Senhor

conduz à vida;

aquele que o tem ficará satisfeito,

e mal nenhum o visitará.

24O preguiçoso põe a mão

no prato

e não quer ter o trabalho

de a levar à boca.

25Castigue o zombador,

e o ingênuo aprenderá

a prudência;

repreenda o sábio,

e ele crescerá

no conhecimento.

26Quem maltrata o seu pai

ou manda embora a sua mãe

é filho que causa vergonha

e traz desonra.

27Meu filho, se deixar de ouvir

a instrução,

você se desviará das palavras

do conhecimento.

28A testemunha depravada

zomba da justiça,

e a boca dos ímpios

devora a iniquidade.

29Preparados estão os juízos

para os zombadores

e os açoites para as costas

dos tolos.

Provérbios 19NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: