Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 54

Texto(s) da Bíblia

O sermão do monte

Caps.5—7

1Ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte. Ele se assentou e os seus discípulos se aproximaram dele. 2Então ele passou a ensiná-los.

As bem-aventuranças

Jesus disse:

3— Bem-aventurados

os pobres em espírito,

porque deles é o Reino dos Céus.

4— Bem-aventurados

os que choram,

porque serão consolados.

5— Bem-aventurados os mansos,

porque herdarão a terra.

6— Bem-aventurados

os que têm fome

e sede de justiça,

porque serão saciados.

7— Bem-aventurados

os misericordiosos,

porque alcançarão misericórdia.

8— Bem-aventurados

os limpos de coração,

porque verão a Deus.

9— Bem-aventurados

os pacificadores,

porque serão chamados

filhos de Deus.

10— Bem-aventurados

os perseguidos

por causa da justiça,

porque deles é o Reino dos Céus.

11— Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. 12Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Sal e luz

13— Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

14— Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. 15Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. 16Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.

Ensino a respeito da Lei

17— Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. 18Porque em verdade lhes digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus. 20Porque eu afirmo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus.

Mateus 5:1-20NAAAbrir na Bíblia

As vestes sacerdotais

Êx 39.1

1— Traga para junto de você, do meio dos filhos de Israel, o seu irmão Arão e os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 2Faça vestes sagradas para o seu irmão Arão, para que lhe deem glória e beleza.

3— Diga também a todos os homens hábeis a quem enchi do espírito de sabedoria, que façam vestes para Arão para consagrá-lo, para que me sirva no ofício sacerdotal. 4As vestes que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para o seu irmão Arão e para os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes. 5Pegarão ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino.

A estola sacerdotal

Êx 39.2-7

6— Farão a estola sacerdotal de ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido, obra esmerada. 7Terá duas ombreiras que se unam às suas duas extremidades, e assim se unirá. 8E o cinto de obra esmerada, que estará sobre a estola sacerdotal, será de obra igual, da mesma obra de ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido. 9Pegue duas pedras de ônix e grave nelas os nomes dos filhos de Israel: 10seis de seus nomes numa pedra e os outros seis na outra pedra, por ordem de nascimento. 11Conforme a obra de um lapidador, quando faz um sinete, você gravará os nomes dos filhos de Israel nas duas pedras, colocando engastes de ouro ao redor delas. 12Coloque as duas pedras nas ombreiras da estola sacerdotal, por pedras de memória aos filhos de Israel; e Arão levará esses nomes sobre os seus ombros, para memória diante do Senhor. 13Faça também engastes de ouro 14e duas correntes de ouro puro, trançadas como um cordão; prenda as correntes trançadas nos engastes.

O peitoral

Êx 39.8-21

15— Faça também o peitoral do juízo. Será obra esmerada, feita conforme a obra da estola sacerdotal. Faça-o de ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido. 16Será quadrado e duplo, e terá um palmo de comprimento e um palmo de largura. 17Coloque nele engaste de pedras, com quatro ordens de pedras: a ordem de sárdio, topázio e carbúnculo será a primeira ordem; 18a segunda ordem será de esmeralda, safira e diamante; 19a terceira ordem será de jacinto, ágata e ametista; 20a quarta ordem será de berilo, ônix e jaspe; elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes. 21As pedras serão conforme os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas em forma de sinete, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. 22Para o peitoral, faça correntes como cordas, de obra trançada de ouro puro. 23Faça também para o peitoral duas argolas de ouro e prenda as duas argolas nas extremidades do peitoral. 24Então passe as duas correntes de ouro nas duas argolas, nas extremidades do peitoral. 25Prenda as duas pontas das correntes nos dois engastes e coloque-as nas ombreiras da estola sacerdotal, na frente dele. 26Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas extremidades do peitoral, na sua borda interior junto à estola sacerdotal. 27Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas ombreiras da estola sacerdotal, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada da estola sacerdotal. 28E ligarão o peitoral com as suas argolas às argolas da estola sacerdotal por cima com uma fita azul, para que esteja sobre o cinto da estola sacerdotal; e nunca o peitoral se separará da estola sacerdotal. 29Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente.

30— Ponha também no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor; assim, Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.

As outras vestes sacerdotais

Êx 39.22-31

31— Faça também a sobrepeliz da estola sacerdotal toda de pano azul. 32No meio dela haverá uma abertura para a cabeça. Essa abertura será rematada, como a abertura de uma gola, para que não se rasgue. 33Em toda a borda da sobrepeliz coloque romãs de pano azul, púrpura e carmesim; e sininhos de ouro no meio delas. 34Haverá em toda a borda da sobrepeliz um sininho de ouro e uma romã, outro sininho de ouro e outra romã. 35Esta sobrepeliz estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o som dos sininhos quando ele entrar no santuário diante do Senhor e quando sair; e isso para que não morra.

36— Faça também uma lâmina de ouro puro e grave nela à maneira de gravuras de sinetes as seguintes palavras: “Santidade ao Senhor”. 37Amarre essa lâmina com um cordão de pano azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. 38E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas. Essa lâmina sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos diante do Senhor.

39— Você tecerá a túnica de linho fino e fará uma mitra de linho fino e um cinto de obra de bordador.

40— Para os filhos de Arão você fará túnicas, cintos e turbantes, para que lhes deem glória e beleza. 41Com essas roupas vista o seu irmão Arão, bem como os filhos dele; unja, consagre e santifique-os, para que me sirvam como sacerdotes. 42Faça também calções de linho para eles, para cobrirem a pele nua; irão da cintura às coxas. 43Esses calções estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda do encontro ou quando se aproximarem do altar para ministrar no santuário, para que não incorram em iniquidade e morram. Isto será estatuto perpétuo para ele e para sua posteridade depois dele.

Êxodo 28NAAAbrir na Bíblia

A consagração dos sacerdotes

Lv 8.1-36

1— Isto é o que você lhes fará, para os consagrar, a fim de que me sirvam como sacerdotes: separe um novilho e dois carneiros sem defeito; 2da melhor farinha faça pães e bolos sem fermento amassados com azeite e pãezinhos bem finos untados com azeite. 3Ponha tudo isso num cesto e ofereça no cesto. Traga também o novilho e os dois carneiros. 4Então você fará com que Arão e seus filhos se aproximem à porta da tenda do encontro e mandará que se lavem com água. 5Depois você pegará as vestes, vestirá Arão com a túnica, a sobrepeliz, a estola sacerdotal e o peitoral, e o cingirá com o cinto de obra esmerada da estola sacerdotal. 6Você porá a mitra na cabeça dele e sobre a mitra, a coroa sagrada. 7Então você pegará o óleo da unção e o derramará sobre a cabeça dele; assim você o ungirá. 8Depois você fará com que os filhos de Arão se aproximem e os vestirá com túnicas; 9também os cingirá com o cinto, Arão e seus filhos, e lhes atará os turbantes, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo. Assim você consagrará Arão e os seus filhos.

10— Você fará chegar o novilho diante da tenda do encontro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele. 11Mate o novilho diante do Senhor, à porta da tenda do encontro. 12Depois, pegue o sangue do novilho e, com o dedo, ponha-o sobre os chifres do altar; o restante do sangue você derramará na base do altar. 13Pegue também toda a gordura que cobre as entranhas, a membrana do fígado, os dois rins e a gordura que está neles e queime-os sobre o altar; 14mas a carne do novilho, a pele e os excrementos você queimará fora do arraial; é sacrifício pelo pecado.

15— Depois você pegará um dos carneiros, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele. 16Mate o carneiro, pegue o sangue e jogue-o sobre o altar, ao redor. 17Corte o carneiro em pedaços e, lavadas as entranhas e as pernas, coloque-as sobre os pedaços e sobre a cabeça. 18Assim, você queimará todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o Senhor, de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.

19— Depois pegue o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele. 20Mate o carneiro, pegue um pouco do sangue e coloque-o na ponta da orelha direita de Arão e na ponta da orelha direita de seus filhos, bem como sobre o polegar da mão direita deles e sobre o polegar do pé direito deles; o restante do sangue você jogará sobre o altar, ao redor. 21Então pegue um pouco do sangue sobre o altar e um pouco do óleo da unção e faça aspersão sobre Arão e suas vestes e sobre seus filhos e as vestes de seus filhos com ele, para que ele seja santificado, e as suas vestes, e também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele.

22— Depois retire do carneiro a gordura, a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas, a membrana do fígado, os dois rins, a gordura que está neles e a coxa direita — porque é o carneiro da consagração — 23e pegue também um pão, um bolo de pão azeitado e um pãozinho de massa bem fina do cesto dos pães sem fermento que estão diante do Senhor. 24Ponha todas estas coisas nas mãos de Arão e dos filhos dele e, movendo-as para a frente e para trás, ofereça-as como ofertas movidas diante do Senhor. 25Depois pegue todas as coisas das mãos deles e queime-as sobre o altar; é holocausto para o Senhor, de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.

26— Pegue o peito do carneiro da consagração de Arão e, movendo-o para a frente e para trás, ofereça-o como oferta movida diante do Senhor; e esta será a porção que fica para você. 27Consagre o peito da oferta movida e a coxa da porção que foi movida, a qual se tirou do carneiro da consagração, que é de Arão e de seus filhos. 28Isto será a obrigação perpétua dos filhos de Israel, devida a Arão e seus filhos, por ser a porção do sacerdote, oferecida, da parte dos filhos de Israel, dos sacrifícios pacíficos; é a oferta que eles fazem ao Senhor.

29— As vestes santas de Arão passarão a seus filhos depois dele, para serem ungidos nelas e consagrados nelas. 30Sete dias as vestirá o filho que for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda do encontro para ministrar no santuário.

31— Pegue o carneiro da consagração e cozinhe a sua carne no lugar santo. 32E Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro e o pão que está no cesto à porta da tenda do encontro 33e comerão das coisas com que for feita a expiação, para consagrá-los e para santificá-los; o estranho não comerá delas, porque são santas. 34Se sobrar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão, até pela manhã, queime isso que sobrou; não se comerá, porque é santo.

35— Assim, pois, você fará com Arão e seus filhos, conforme tudo o que ordenei a você; durante sete dias você os consagrará. 36Também cada dia prepare um novilho como oferta pelo pecado para as expiações; e você purificará o altar, fazendo expiação por ele mediante oferta pelo pecado; e você o ungirá para consagrá-lo. 37Durante sete dias você fará expiação pelo altar e o consagrará; e o altar será santíssimo; tudo o que o tocar será santo.

As ofertas contínuas

Nm 28.1-8

38— Isto é o que você oferecerá sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente. 39Ofereça um cordeiro de manhã e o outro, ao crepúsculo da tarde. 40Com um cordeiro ofereça dois litros da melhor farinha, amassada com um litro de azeite batido; e, para libação, um litro de vinho. 41O outro cordeiro você oferecerá ao pôr do sol, como a oferta de cereais e a libação da manhã, de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.

42— Este será o holocausto contínuo oferecido de geração em geração, à porta da tenda do encontro, diante do Senhor, onde me encontrarei com vocês, para falar com você ali. 43Ali virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados, 44e consagrarei a tenda do encontro e o altar. Também santificarei Arão e os seus filhos, para que me sirvam como sacerdotes. 45E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. 46E saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor, o Deus deles.

Êxodo 29NAAAbrir na Bíblia

1O filho sábio ouve

a instrução do pai,

mas o zombador não dá ouvidos

à repreensão.

2Do fruto da boca

cada um comerá o bem,

mas os infiéis

só desejam a violência.

3Quem vigia as suas palavras

conserva a sua vida,

mas o que fala demais

arruína a si mesmo.

4O preguiçoso deseja e nada tem,

mas o desejo dos que se esforçam

será atendido.

5O justo odeia a mentira,

mas o ímpio traz vergonha

e desonra.

6A justiça guarda

o que anda com integridade,

mas a maldade

subverte o pecador.

7Uns se dizem ricos

sem terem nada;

outros se dizem pobres,

tendo muita riqueza.

8O resgate pela vida de alguém

são as riquezas que ele tem,

mas o pobre não corre o risco

de ser ameaçado.

9A luz dos justos

brilha intensamente,

mas a lâmpada dos ímpios

se apagará.

10Da soberba só resulta

a discórdia,

mas a sabedoria está

com os que se aconselham.

11A riqueza obtida com facilidade,

essa diminui,

mas quem a ajunta pelo trabalho,

esse a vê aumentar.

12Esperança adiada

faz adoecer o coração;

desejo cumprido é árvore de vida.

13Quem despreza a palavra

terá de pagar por isso,

mas o que teme o mandamento

será recompensado.

14O ensino do sábio

é fonte de vida

para evitar os laços da morte.

15O bom senso conquista favor,

mas o caminho dos infiéis

é intransitável.

16Quem é prudente

age com conhecimento,

mas o tolo espalha a sua tolice.

17O mensageiro perverso

se precipita no mal,

mas o embaixador fiel produz cura.

18Pobreza e vergonha sobrevêm

ao que rejeita a instrução,

mas o que aceita a repreensão

será honrado.

19O desejo que se cumpre

agrada a alma,

mas os tolos detestam

afastar-se do mal.

20Quem anda com os sábios

será sábio,

mas o companheiro dos tolos

acabará mal.

21A desgraça persegue

os pecadores,

mas os justos serão

recompensados com o bem.

22O homem bom deixa herança

aos filhos de seus filhos,

mas a riqueza do pecador

é depositada para o justo.

23As terras dos pobres

dão mantimento em abundância,

mas isso se perde

por falta de justiça.

24O que retém a vara

odeia o seu filho;

quem o ama, este o disciplina

desde cedo.

25O justo tem o bastante

para satisfazer o seu apetite,

mas o estômago dos ímpios

passa fome.

Provérbios 13NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.8
SIGA A SBB: