Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 281

Texto(s) da Bíblia

O sétimo selo e o incensário de ouro

1Quando o Cordeiro quebrou o sétimo selo, houve silêncio no céu durante quase meia hora. 2Então vi os sete anjos que estão em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.

3Veio outro anjo e ficou em pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e lhe foi dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. 4E da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. 5Então o anjo pegou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.

As sete trombetas

6Então os sete anjos que tinham as sete trombetas se prepararam para tocar.

A primeira trombeta

7O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve granizo e fogo misturados com sangue, e foram atirados à terra. Então foi queimada a terça parte da terra, foi queimada a terça parte das árvores, e também toda a erva verde foi queimada.

A segunda trombeta

8O segundo anjo tocou a trombeta, e uma espécie de grande montanha em chamas foi atirada ao mar. Uma terça parte do mar se transformou em sangue, 9e morreu a terça parte das criaturas do mar, e foi destruída a terça parte das embarcações.

A terceira trombeta

10O terceiro anjo tocou a trombeta, e uma grande estrela, queimando como uma tocha, caiu do céu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas. 11O nome da estrela é Absinto. E a terça parte das águas se transformou em absinto, e muitas pessoas morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargas.

A quarta trombeta

12O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e uma terça parte do dia, e também da noite, ficasse sem luz. 13Então vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com voz forte:

— Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa do som das outras trombetas que os três anjos ainda vão tocar!

Apocalipse 8:1-13NAAAbrir na Bíblia

Relação dos que ficaram morando em Jerusalém

1Os chefes do povo ficaram morando em Jerusalém, mas o resto do povo fez um sorteio para escolher um de cada dez para morar na santa cidade de Jerusalém; os outros nove permaneceriam em outras cidades. 2O povo abençoou todos os homens que voluntariamente se ofereciam para morar em Jerusalém.

3São estes os chefes da província que moraram em Jerusalém; porém nas cidades de Judá cada um morou na sua propriedade, nas suas cidades, a saber, Israel, os sacerdotes, os levitas, os servidores do templo e os filhos dos servos de Salomão. 4Assim, em Jerusalém ficaram morando alguns dos filhos de Judá e dos filhos de Benjamim. Dos filhos de Judá: Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalalel, dos filhos de Perez; 5e Maaseias, filho de Baruque, filho de Col-Hozé, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, filho do silonita. 6Todos os filhos de Perez que moraram em Jerusalém foram quatrocentos e sessenta e oito homens valentes.

7São estes os filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaseias, filho de Itiel, filho de Jesaías. 8Depois dele, Gabai e Salai; ao todo, novecentos e vinte e oito. 9Joel, filho de Zicri, superintendente deles; e Judá, filho de Senua, o segundo sobre a cidade. 10Dos sacerdotes: Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim, 11Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, 12filho de Aitube, chefe da Casa de Deus, e os irmãos deles, que faziam o serviço do templo, oitocentos e vinte e dois; e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquias, 13e os seus irmãos, chefes de famílias, duzentos e quarenta e dois; e Amasai, filho de Azarel, filho de Azai, filho de Mesilemote, filho de Imer, 14e os irmãos deles, homens valentes, cento e vinte e oito; e, superintendente deles, Zabdiel, filho de Gedolim.

15Dos levitas: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, filho de Buni; 16Sabetai e Jozabade, dos cabeças dos levitas, que presidiam o serviço no lado de fora da Casa de Deus; 17Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, que dirigia os louvores nas orações, e Baquebuquias, o segundo de seus irmãos; depois, Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum. 18Todos os levitas na santa cidade eram duzentos e oitenta e quatro.

19Dos porteiros: Acube, Talmom e os irmãos deles, os guardas das portas, cento e setenta e dois.

Os que ficaram morando nas cidades de Judá

20O restante de Israel, dos sacerdotes e dos levitas se estabeleceu em todas as cidades de Judá, cada um na sua herança. 21Os servidores do templo ficaram morando em Ofel e eram dirigidos por Zia e Gispa. 22O superintendente dos levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Mica, dos filhos de Asafe, que eram cantores a serviço da Casa de Deus. 23Porque havia um mandado do rei a respeito deles e certo acordo com os cantores, concernente às obrigações de cada dia. 24Petaías, filho de Mesezabel, dos filhos de Zera, filho de Judá, estava à disposição do rei, em todos os negócios do povo.

Os residentes nas aldeias

25Quanto às aldeias, com os seus campos, alguns dos filhos de Judá foram morar em Quiriate-Arba e suas aldeias, em Dibom e suas aldeias, em Jecabzeel e suas aldeias, 26e em Jesua, em Moladá, em Bete-Palete, 27em Hazar-Sual, em Berseba e suas aldeias; 28em Ziclague, em Mecona e suas aldeias; 29em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute; 30em Zanoa, em Adulão e nas suas aldeias; em Laquis e em seus campos, em Azeca e suas aldeias. Acamparam desde Berseba até o vale de Hinom.

31Os filhos de Benjamim também se estabeleceram em Geba e daí em diante, em Micmás, Aia, Betel e suas aldeias; 32em Anatote, em Nobe, em Ananias, 33em Hazor, em Ramá, em Gitaim, 34em Hadide, em Zeboim, em Nebalate, 35em Lode e em Ono, no vale dos Artífices. 36Dos levitas, havia grupos tanto em Judá como em Benjamim.

Neemias 11:1-36NAAAbrir na Bíblia

A misericórdia de Deus

Salmo de Davi

1Bendiga, minha alma, o Senhor,

e tudo o que há em mim

bendiga o seu santo nome.

2Bendiga, minha alma, o Senhor,

e não se esqueça de nem um só

de seus benefícios.

3Ele é quem perdoa

todas as suas iniquidades;

quem cura

todas as suas enfermidades;

4quem da cova redime a sua vida

e coroa você

de graça e misericórdia.

5É ele quem enche de bens

a sua vida,

de modo que a sua mocidade

se renova como a da águia.

6O Senhor faz justiça

e julga todos os oprimidos.

7Manifestou os seus caminhos

a Moisés

e os seus feitos aos filhos de Israel.

8O Senhor é compassivo

e bondoso;

tardio em irar-se

e rico em bondade.

9Não repreende perpetuamente,

nem conserva para sempre

a sua ira.

10Não nos trata

segundo os nossos pecados,

nem nos retribui conforme

as nossas iniquidades.

11Pois quanto o céu se eleva

acima da terra,

assim é grande a sua misericórdia

para com os que o temem.

12Quanto o Oriente

está longe do Ocidente,

assim ele afasta de nós

as nossas transgressões.

13Como um pai se compadece

de seus filhos,

assim o Senhor se compadece

dos que o temem.

14Pois ele conhece

a nossa estrutura

e sabe que somos pó.

15Quanto ao ser humano,

os seus dias são como a relva.

Como a flor do campo,

assim ele floresce;

16mas, soprando nela o vento,

desaparece

e não conhecerá, daí em diante,

o seu lugar.

17Mas a misericórdia do Senhor

é de eternidade a eternidade

sobre os que o temem,

e a sua justiça,

sobre os filhos dos filhos,

18para com os que guardam

a sua aliança

e para com os que se lembram

dos seus preceitos

e os cumprem.

19Nos céus, o Senhor

estabeleceu o seu trono,

e o seu reino domina sobre tudo.

20Bendigam o Senhor

os seus anjos,

valorosos em poder,

que executam as suas ordens

e lhe obedecem à palavra.

21Bendigam o Senhor

todos os seus exércitos,

ministros seus,

que fazem a sua vontade.

22Bendigam o Senhor

todas as suas obras,

em todos os lugares

do seu domínio.

Bendiga, minha alma, o Senhor.

Salmos 103:1-22NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: