Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 237

Texto(s) da Bíblia

25E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram:

— Mestre, quando o senhor chegou aqui?

26Jesus respondeu:

— Em verdade, em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27Trabalhem, não pela comida que se estraga, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem dará a vocês; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.

28Então lhe perguntaram:

— Que faremos para realizar as obras de Deus?

29Jesus respondeu:

— A obra de Deus é esta: que vocês creiam naquele que ele enviou.

30Então eles disseram:

— Que sinal o senhor fará para que vejamos e creiamos no senhor? O que o senhor pode fazer? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: “Deu-lhes a comer pão do céu.”

32Jesus lhes disse:

— Em verdade, em verdade lhes digo que não foi Moisés quem deu o pão do céu para vocês; quem lhes dá o verdadeiro pão do céu é meu Pai. 33Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.

34Então lhe disseram:

— Senhor, dê-nos sempre desse pão.

35Jesus respondeu:

— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36Porém eu já disse que vocês não creem, embora estejam me vendo. 37Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 38Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E a vontade de quem me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. 40De fato, a vontade de meu Pai é que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

41Então os judeus começaram a murmurar contra ele, porque tinha dito: “Eu sou o pão que desceu do céu.” 42E diziam:

— Este não é Jesus, o filho de José? Por acaso não conhecemos o pai e a mãe dele? Como é que ele agora diz: “Desci do céu”?

43Jesus respondeu:

— Não fiquem murmurando entre vocês. 44Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: “E todos serão ensinados por Deus.” Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai, esse vem a mim. 46Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; este já viu o Pai.

47— Em verdade, em verdade lhes digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os pais de vocês comeram o maná no deserto e morreram. 50Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

52Então os judeus começaram a discutir entre si, dizendo:

— Como é que este pode nos dar a sua própria carne para comer?

53Jesus respondeu:

— Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu permaneço nele. 57Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim. 58Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os pais de vocês comeram e, mesmo assim, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.

59Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.

João 6:25-59NAAAbrir na Bíblia

Os turnos dos sacerdotes

1Quanto aos filhos de Arão, foram eles divididos por seus turnos. Os filhos de Arão foram: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 2Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e não tiveram filhos; por isso, Eleazar e Itamar oficiavam como sacerdotes. 3Com a ajuda de Zadoque, que era dos filhos de Eleazar, e de Aimeleque, que era dos filhos de Itamar, Davi os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.

4E verificou-se que, entre os chefes de famílias, havia mais filhos de Eleazar do que filhos de Itamar: dezesseis chefes de famílias dos filhos de Eleazar, e oito chefes de famílias dos filhos de Itamar. 5Foram distribuídos por sorteio, tanto uns como os outros, porque havia oficiais do santuário e oficiais de Deus tanto entre os filhos de Eleazar como entre os filhos de Itamar. 6Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos chefes das famílias dos sacerdotes e dos levitas, sendo as famílias escolhidas por sorteio, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.

7A primeira sorte saiu para Jeoiaribe; a segunda, para Jedaías; 8a terceira, para Harim; a quarta, para Seorim; 9a quinta, para Malquias; a sexta, para Miamim; 10a sétima, para Hacoz; a oitava, para Abias; 11a nona, para Jesua; a décima, para Secanias; 12a décima primeira, para Eliasibe; a décima segunda, para Jaquim; 13a décima terceira, para Hupá; a décima quarta, para Jesebeabe; 14a décima quinta, para Bilga; a décima sexta, para Imer; 15a décima sétima, para Hezir; a décima oitava, para Hapises; 16a décima nona, para Petaías; a vigésima, para Jeezquel; 17a vigésima primeira, para Jaquim; a vigésima segunda, para Gamul; 18a vigésima terceira, para Delaías; a vigésima quarta, para Maazias. 19O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do Senhor, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o Senhor, Deus de Israel, lhe havia ordenado.

20Eis os chefes do restante dos filhos de Levi: dos filhos de Anrão, Subael; dos filhos de Subael, Jedias; 21dos filhos de Reabias, Issias, o chefe; 22dos isaritas, Selomite; dos filhos de Selomite, Jaate; 23dos filhos de Hebrom, Jerias, o primeiro, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, Jecameão, o quarto; 24dos filhos de Uziel, Mica; dos filhos de Mica, Samir; 25o irmão de Mica, Issias; dos filhos de Issias, Zacarias; 26dos filhos de Merari, Mali e Musi; dos filhos de Jaazias, Beno; 27dos filhos de Merari, da parte de Jaazias: Beno, Soão, Zacur e Ibri; 28de Mali, Eleazar, que não teve filhos; 29dos filhos de Quis, Jerameel; 30dos filhos de Musi, Mali, Éder e Jerimote.

Estes foram os filhos dos levitas, segundo as suas famílias. 31Também estes, tanto os chefes das famílias como os seus irmãos menores, como fizeram os seus outros irmãos, filhos de Arão, lançaram sortes na presença do rei Davi, de Zadoque, de Aimeleque e dos chefes das famílias dos sacerdotes e dos levitas.

1Crônicas 24NAAAbrir na Bíblia

Deus abençoará Judá e Israel

1Peçam ao Senhor chuva

no tempo das últimas chuvas;

peçam ao Senhor,

que faz as nuvens de chuva,

e ele lhes dará chuva abundante

e a cada um,

a vegetação no campo.

2Porque os ídolos do lar

falam coisas vãs

e os adivinhos veem mentiras

e contam sonhos enganadores;

oferecem consolações vazias.

Por isso, o povo anda

como ovelhas,

aflito por não ter pastor.

3“É contra os pastores

que se acendeu a minha ira;

castigarei os bodes

que vão adiante do rebanho.

Mas o Senhor dos Exércitos cuidará

do seu rebanho, a casa de Judá,

e fará dela o seu majestoso cavalo

na batalha.

4De Judá sairá a pedra angular;

dele, a estaca da tenda;

dele, o arco de guerra;

dele sairão todos os chefes juntos.

5E serão como valentes

que, na batalha,

pisam aos pés os seus inimigos

na lama das ruas.

Lutarão, porque o Senhor

está com eles,

e envergonharão os que andam

montados em cavalos.”

6“Fortalecerei a casa de Judá

e salvarei a casa de José.

Eu os farei voltar,

porque me compadeço deles;

e serão como se eu

não os tivesse rejeitado,

porque eu sou o Senhor,

seu Deus, e os ouvirei.

7Os de Efraim serão

como um valente,

e o seu coração se alegrará

como se tivessem bebido vinho;

os seus filhos verão isso

e se alegrarão;

o seu coração exultará no Senhor.

8Eu lhes assobiarei e os reunirei,

porque já os remi;

eles se multiplicarão

como antes

tinham se multiplicado.

9Embora eu os tenha espalhado

entre os povos,

eles se lembram de mim

em lugares distantes;

continuarão vivos

com os seus filhos e voltarão.

10Porque eu os farei voltar

da terra do Egito

e os congregarei da Assíria.

Eu os trarei à terra de Gileade

e ao Líbano,

e não haverá lugar para todos.

11Passarão pelo mar de angústia,

serão feridas as ondas do mar,

e todas as profundezas do Nilo

se secarão.

Então será derrubado

o orgulho da Assíria,

e o cetro do Egito será removido.

12Eu os fortalecerei no Senhor,

e eles andarão no meu nome”,

diz o Senhor.

Zacarias 10NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: