Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 230

Texto(s) da Bíblia

Jesus e João Batista

22Depois disso, Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judeia; ali permaneceu com eles e batizava. 23Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque ali havia muitas águas, e o povo se dirigia para lá e era batizado. 24Pois João ainda não havia sido preso.

25Então surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. 26E foram até João e lhe disseram:

— Mestre, aquele que estava com o senhor no outro lado do Jordão, do qual o senhor deu testemunho, está batizando, e todos vão até ele.

27João respondeu:

— Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu. 28Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: “Eu não sou o Cristo, mas fui enviado como o seu precursor.” 29O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o escuta se alegra muito por causa da voz do noivo. Pois essa alegria já se cumpriu em mim. 30Convém que ele cresça e que eu diminua.

Aquele que vem do céu

31Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra. Quem veio do céu está acima de todos 32e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem, porém, aceita o testemunho que ele dá certifica que Deus é verdadeiro. 34Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus não dá o Espírito por medida. 35O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas nas mãos dele. 36Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

João 3:22-36NAAAbrir na Bíblia

Davi se dispõe a trazer a arca para Jerusalém

1Davi consultou os capitães de mil e os capitães de cem, e todos os chefes, 2e então disse a toda a congregação de Israel:

— Se vocês acharem por bem, e se isso for da vontade do Senhor, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco. 3E então vamos trazer para o meio de nós a arca do nosso Deus, porque nos dias de Saul não nos valemos dela.

4Toda a congregação concordou em fazer assim, porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo.

Davi procura trazer a arca

2Sm 6.1-11

5Davi reuniu todo o Israel, desde Sior, no Egito, até a entrada de Hamate, para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. 6Então Davi, com todo o Israel, foi a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que fica em Judá, para de lá trazer a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor, que se assenta acima dos querubins. 7Puseram a arca de Deus numa carroça nova e a levaram da casa de Abinadabe. Uzá e Aiô conduziam aquela carroça. 8Davi e todo o Israel se alegravam diante de Deus com todas as suas forças, com cânticos, com harpas, liras, tamborins, címbalos e trombetas.

9Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá estendeu a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçaram. 10Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão para segurar a arca; e ele morreu ali diante de Deus. 11Davi ficou irado, porque o Senhor havia irrompido contra Uzá, e chamou aquele lugar de Perez-Uzá, até o dia de hoje. 12Naquele dia, Davi teve medo de Deus e disse:

— Como poderei trazer a arca de Deus para junto de mim?

13Por isso Davi não trouxe a arca para junto de si, para a Cidade de Davi, mas fez com que fosse levada para a casa de Obede-Edom, o geteu. 14Assim, a arca de Deus ficou com a família de Obede-Edom durante três meses, e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.

1Crônicas 13NAAAbrir na Bíblia

O reinado de Davi é reconhecido por Hirão

2Sm 5.11-12

1Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi mensageiros, madeira de cedro, pedreiros e carpinteiros, para lhe construírem um palácio. 2Então Davi reconheceu que o Senhor o havia confirmado como rei sobre Israel e que tinha exaltado muito o seu reino por amor do seu povo de Israel.

Filhos de Davi que nasceram em Jerusalém

2Sm 5.13-16; 1Cr 3.5-8

3Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém e gerou ainda mais filhos e filhas. 4São estes os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 5Ibar, Elisua, Elpelete, 6Nogá, Nefegue, Jafia, 7Elisama, Beeliada e Elifelete.

Davi derrota os filisteus

2Sm 5.17-25

8Quando os filisteus ouviram que Davi tinha sido ungido rei sobre todo o Israel, subiram todos para prendê-lo. Quando soube disso, Davi saiu contra eles. 9Mas os filisteus vieram e investiram contra ele no vale dos Refains. 10Então Davi consultou Deus, dizendo:

— Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?

O Senhor respondeu:

— Vá, porque os entregarei nas suas mãos.

11Então Davi foi até Baal-Perazim e os derrotou ali. E disse:

— Deus, por meio de mim, rompeu as fileiras inimigas, como as águas rompem barreiras.

Por isso, chamaram aquele lugar de Baal-Perazim. 12Os filisteus deixaram lá os seus deuses, e Davi ordenou que fossem queimados.

13Os filisteus tornaram a subir e fizeram uma nova investida no vale. 14De novo, Davi consultou Deus, e este lhe respondeu:

— Não vá atrás deles, mas rodeie por detrás deles e ataque-os por diante das amoreiras. 15Quando você ouvir um barulho de marcha pelas copas das amoreiras, saia para a batalha: é Deus que saiu à sua frente, para atacar o exército dos filisteus.

16Davi fez como Deus lhe havia ordenado, e atacou o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer. 17Assim a fama de Davi se espalhou por todas aquelas terras, e o Senhor fez com que todas as nações tivessem medo dele.

1Crônicas 14NAAAbrir na Bíblia

A quarta visão: o sumo sacerdote Josué

1Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, que estava diante do Anjo do Senhor; mostrou também Satanás, que estava à direita de Josué, para o acusar. 2Mas o Senhor disse a Satanás:

— Que o Senhor o repreenda, Satanás! Sim, que o Senhor, que escolheu Jerusalém, o repreenda! Não é este um toco de lenha tirado do fogo?

3Ora, Josué estava diante do Anjo vestido com roupas muito sujas. 4O Anjo tomou a palavra e disse aos que estavam diante dele:

— Tirem as roupas sujas que ele está usando.

E a Josué ele disse:

— Eis que tirei de você a sua iniquidade e agora o vestirei com roupas finas.

5Então eu disse:

— Ponham um turbante limpo na cabeça dele.

Puseram um turbante limpo na cabeça dele e o vestiram, na presença do Anjo do Senhor, 6que disse a Josué:

7— Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se você andar nos meus caminhos e observar os meus preceitos, você julgará o meu templo e guardará os meus átrios. Eu lhe darei livre acesso entre estes que aqui se encontram. 8Portanto, escute, Josué, sumo sacerdote, você e os seus companheiros que estão sentados diante de você, porque estes homens são um sinal do que há de vir: eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo. 9Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos. Eis que eu gravarei nela uma inscrição, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra num só dia. 10Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vocês convidará o seu próximo para sentar-se debaixo da videira e debaixo da figueira.

Zacarias 3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: