Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 226

Texto(s) da Bíblia

O testemunho de João Batista

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem é você?” 20Ele confessou e não negou; confessou:

— Eu não sou o Cristo.

21Diante disso, lhe perguntaram:

— Quem é você, então? Você é Elias?

Ele disse:

— Não sou.

Então perguntaram:

— Você é o profeta?

Ele respondeu:

— Não, não sou.

22Disseram-lhe, então:

— Diga quem é você, para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de si mesmo?

23Então ele respondeu:

— Eu sou “a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías.

24Ora, os que haviam sido enviados eram do grupo dos fariseus. 25E perguntaram a João:

— Então por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

26João respondeu:

— Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. 27Ele vem depois de mim, mas não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias.

28Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

O Cordeiro de Deus

29No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse:

— Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30Este é aquele a respeito de quem eu falava, quando disse: “Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, porque já existia antes de mim.” 31Eu mesmo não o conhecia, mas vim batizando com água a fim de que ele fosse manifestado a Israel.

32E João testemunhou, dizendo:

— Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 33Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: “Aquele sobre quem você vir descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” 34Pois eu mesmo vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus.

João 1:19-34NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Issacar

1Os filhos de Issacar foram: Tola, Puá, Jasube e Sinrom, quatro ao todo.

2Os filhos de Tola foram: Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel, chefes das suas famílias, descendentes de Tola; homens valentes nas suas gerações, cujo número, nos dias de Davi, foi de vinte e dois mil e seiscentos.

3O filho de Uzi foi Izraías; e os filhos de Izraías foram: Micael, Obadias, Joel e Issias, cinco ao todo; todos eles chefes. 4Tinham, nas suas gerações, segundo as suas famílias, em tropas de guerra, trinta e seis mil homens; pois tinham muitas mulheres e filhos. 5Seus irmãos, em todas as famílias de Issacar, homens valentes, foram oitenta e sete mil, todos registrados pelas suas genealogias.

Descendentes de Benjamim

6Os filhos de Benjamim foram: Belá, Bequer e Jediael, três ao todo.

7Os filhos de Belá foram: Esbom, Uzi, Uziel, Jerimote e Iri; cinco ao todo; chefes das suas famílias, homens valentes, foram vinte e dois mil e trinta e quatro, registrados pelas suas genealogias.

8Os filhos de Bequer foram: Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jerimote, Abias, Anatote e Alemete; todos filhos de Bequer. 9O número deles, registrados pelas suas genealogias, segundo as suas gerações, chefes das suas famílias, homens valentes, vinte mil e duzentos.

10O filho de Jediael foi Bilã; os filhos de Bilã foram: Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaana, Zetã, Társis e Aisaar. 11Todos estes, filhos de Jediael, foram chefes das suas famílias, homens valentes, dezessete mil e duzentos, capazes de sair à guerra. 12Supim e Hupim eram filhos de Ir; e Husim era filho de Aer.

Descendentes de Naftali

13Os filhos de Naftali foram: Jaziel, Guni, Jezer e Salum, filhos de Bila.

Descendentes de Manassés

14Os filhos de Manassés foram: Asriel, de sua concubina síria, que também deu à luz Maquir, pai de Gileade. 15Maquir tomou a irmã de Hupim e Supim por mulher. O nome dela era Maaca; o nome do irmão de Maquir era Zelofeade, o qual teve só filhas. 16Maaca, mulher de Maquir, teve um filho, a quem chamou Perez; irmão deste foi Seres. Os filhos de Perez foram Ulão e Requém. 17O filho de Ulão foi Bedã. Tais foram os filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés. 18Sua irmã Hamolequete deu à luz Isode, Abiezer e Macla. 19Os filhos de Semida foram: Aiã, Siquém, Liqui e Anião.

Descendentes de Efraim

20O filho de Efraim foi Sutela, de quem foi filho Berede, de quem foi filho Taate, de quem foi filho Eleada, de quem foi filho Taate, 21de quem foi filho Zabade, de quem foi filho Sutela; e ainda Ézer e Eleade, mortos pelos homens de Gate, naturais da terra, pois eles foram roubar o gado destes. 22Efraim, seu pai, chorou por eles muitos dias, e os irmãos dele foram consolá-lo. 23Depois, teve relações com sua mulher, ela ficou grávida e teve um filho, a quem ele chamou Berias, por causa da desgraça que sua família havia sofrido. 24Sua filha foi Seerá, que edificou Bete-Horom-de-Baixo e Bete-Horom-de-Cima, bem como Uzém-Seerá.

25O filho de Berias foi Refa, de quem foi filho Resefe, de quem foi filho Tela, de quem foi filho Taã, 26de quem foi filho Ladã, de quem foi filho Amiúde, de quem foi filho Elisama, 27de quem foi filho Num, de quem foi filho Josué.

28A propriedade e habitação deles foram: Betel e as suas aldeias; ao leste, Naarã; e, a oeste, Gezer e as suas aldeias, Siquém e as suas aldeias, até Aia e as suas aldeias; 29do lado dos filhos de Manassés, Bete-Seã e as suas aldeias, Taanaque e as suas aldeias, Megido e as suas aldeias, Dor e as suas aldeias; nestas, habitaram os filhos de José, filho de Israel.

Descendentes de Aser

30Os filhos de Aser foram: Imna, Isvá, Isvi e Berias e Sera, irmã deles.

31Os filhos de Berias foram: Héber e Malquiel; este foi o pai de Birzavite.

32Héber gerou Jaflete, Somer, Hotão e Suá, irmã deles.

33Os filhos de Jaflete foram: Pasaque, Bimal e Asvate; estes foram os filhos de Jaflete.

34Os filhos de Semer foram: Aí, Roga, Jeubá e Arã.

35Os filhos de seu irmão Helém foram: Zofa, Imna, Seles e Amal.

36Os filhos de Zofa foram: Sua, Harnefer, Sual, Beri, Inra, 37Bezer, Hode, Sama, Silsa, Itrã e Beera.

38Os filhos de Jéter foram: Jefoné, Pispa e Ara.

39Os filhos de Ula foram: Ara, Haniel e Rizia.

40Todos estes foram filhos de Aser, chefes das famílias, escolhidos, homens valentes, chefes de príncipes, registrados nas suas genealogias para o serviço na guerra; seu número foi de vinte e seis mil homens.

1Crônicas 7NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Benjamim

1Benjamim gerou Belá, seu primogênito, Asbel, o segundo, Aará, o terceiro, 2Noá, o quarto, e Rafa, o quinto.

3Belá teve estes filhos: Adar, Gera, Abiúde, 4Abisua, Naamã, Aoá, 5Gera, Sefufá e Hurão.

6Estes foram os filhos de Eúde, que foram chefes das famílias dos moradores de Geba e levados para o exílio em Manaate: 7Naamã, Aías e Gera; este os levou cativos e gerou Uzá e Aiude.

8Saaraim, depois de ter repudiado as suas mulheres Husim e Baara, gerou filhos nos campos de Moabe. 9De Hodes, sua mulher, gerou Jobabe, Zíbia, Messa, Malcã, 10Jeús, Saquias e Mirma; estes foram os filhos dele, chefes das famílias. 11Husim gerou Abitube e Elpaal.

12Os filhos de Elpaal foram: Héber, Misã e Semede; este edificou Ono e Lode e as suas aldeias.

13Berias e Sema foram chefes das famílias dos moradores de Aijalom, que afugentaram os moradores de Gate. 14Aiô, Sasaque, Jeremote, 15Zebadias, Arade, Éder, 16Micael, Ispa e Joá foram filhos de Berias.

17Zebadias, Mesulão, Hizqui, Héber, 18Ismerai, Izlias e Jobabe foram filhos de Elpaal.

19Jaquim, Zicri, Zabdi, 20Elienai, Ziletai, Eliel, 21Adaías, Beraías e Sinrate foram filhos de Simei.

22Ispã, Héber, Eliel, 23Abdom, Zicri, Hanã, 24Hananias, Elão, Antotias, 25Ifdeias e Penuel foram filhos de Sasaque.

26Sanserai, Searias, Atalias, 27Jaaresias, Elias e Zicri foram filhos de Jeroão.

28Estes foram chefes das famílias, segundo as suas gerações, e habitaram em Jerusalém.

29Em Gibeão habitou o pai de Gibeão, cuja mulher se chamava Maaca, 30e também o seu filho primogênito Abdom e ainda Zur, Quis, Baal, Nadabe, 31Gedor, Aiô e Zequer. 32Miclote gerou Simeia. Estes habitaram em Jerusalém, perto dos seus irmãos.

33Ner gerou Quis, e Quis gerou Saul. Saul gerou Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Esbaal. 34Filho de Jônatas foi Meribe-Baal, e Meribe-Baal gerou Mica. 35Os filhos de Mica foram: Pitom, Meleque, Tareia e Acaz. 36Acaz gerou Jeoada; Jeoada gerou Alemete, Azmavete e Zinri; e Zinri gerou Mosa. 37Mosa gerou Bineá, de quem foi filho Rafa, de quem foi filho Eleasa, de quem foi filho Azel.

38Azel teve seis filhos, cujos nomes foram: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã; todos estes foram filhos de Azel.

39Os filhos de Eseque, seu irmão, foram: Ulão, seu primogênito, Jeús, o segundo, e Elifelete, o terceiro.

40Os filhos de Ulão foram homens valentes, flecheiros; e tiveram muitos filhos e netos: cento e cinquenta. Todos estes foram dos filhos de Benjamim.

1Crônicas 8NAAAbrir na Bíblia

Ameaças contra Jerusalém

1Ai da cidade opressora,

rebelde e manchada!

2Não atende ninguém,

não aceita disciplina,

não confia no Senhor,

nem se aproxima do seu Deus.

3Os seus príncipes

são leões rugidores

no meio dela,

os seus juízes

são lobos do anoitecer,

que não deixam os ossos

para serem roídos no dia seguinte.

4Os seus profetas

são levianos e falsos.

Os seus sacerdotes

profanam o santuário

e fazem violência à lei.

5O Senhor é justo,

no meio da cidade;

ele não comete injustiça.

Manhã após manhã,

ele traz o seu juízo à luz;

não falha.

Mas o injusto não sabe

o que é vergonha.

6“Exterminei nações.

As suas torres estão destruídas.

Tornei desertas as suas praças,

a ponto de não haver

quem passe por elas.

As suas cidades foram destruídas,

de maneira que não há ninguém,

ninguém que as habite.

7Eu dizia:

‘Certamente você, Jerusalém,

viverá em temor diante de mim

e aceitará a disciplina,

e, assim, a sua morada

não seria destruída,

segundo o que eu

havia determinado.’

Mas eles se tornaram

cada vez mais corruptos

em todos os seus atos.”

A salvação da filha de Jerusalém

8“Portanto, esperem por mim”,

diz o Senhor,

“esperem pelo dia

em que eu me levantar

para tomar o despojo.

Porque a minha resolução

é ajuntar as nações

e congregar os reinos,

para fazer cair sobre eles

a minha indignação

e todo o furor da minha ira.

Porque toda esta terra

será consumida

pelo fogo do meu zelo.”

9“Então darei lábios puros

aos povos,

para que todos invoquem

o nome do Senhor

e o sirvam de comum acordo.

10Dalém dos rios da Etiópia,

os meus adoradores,

que constituem

a filha da minha dispersão,

me trarão sacrifícios.

11Naquele dia, você não terá

de se envergonhar

de nenhuma das suas rebeliões

contra mim,

porque tirarei do meio de você,

Jerusalém,

os que exultam no seu orgulho,

e você nunca mais se orgulhará

no meu santo monte.

12Mas deixarei no meio de você

um povo modesto e humilde,

que confia no nome do Senhor.

13O remanescente de Israel

não cometerá injustiça.

Eles não proferirão mentira,

e da sua boca não sairão palavras

enganosas,

porque serão apascentados,

se deitarão,

e não haverá quem os atemorize.”

14Cante, ó filha de Sião!

Grite de alegria, ó Israel!

Alegre-se e exulte

de todo o coração,

ó filha de Jerusalém.

15O Senhor retirou as sentenças

que eram contra você

e afastou os seus inimigos.

O Rei de Israel, o Senhor,

está no meio de você;

você não precisa mais temer

nenhum mal.

16Naquele dia, se dirá a Jerusalém:

“Não tenha medo, ó Sião,

não desfaleçam as suas mãos.”

17O Senhor, seu Deus,

está no meio de você,

poderoso para salvar.

Ele ficará muito contente

com você.

Ele a renovará no seu amor,

e se encherá de júbilo

por causa de você.

18“Congregarei

os que estão entristecidos

por se acharem afastados

das festas solenes,

estes que são do seu meio

e sobre os quais pesam afrontas.

19Eis que, naquele tempo,

agirei contra todos

os que a afligem.

Salvarei os que coxeiam

e recolherei os que foram expulsos.

Farei deles um louvor e um nome

em toda a terra

em que foram envergonhados.

20Naquele tempo,

farei com que vocês voltem

e os recolherei.

Certamente farei de vocês

um nome e um louvor

entre todos os povos

da terra,

quando eu restaurar

a sorte de vocês

diante dos seus próprios olhos”,

diz o Senhor.

Sofonias 3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: