Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 225

Texto(s) da Bíblia

A encarnação do Verbo

1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

6Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. 7Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, 9a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade.

10O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. 11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

15João dá testemunho a respeito dele e exclama:

— Este é aquele de quem eu dizia: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois já existia antes de mim.”

16Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. 17Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou.

João 1:1-18NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Rúben

1Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel… Pois Rúben era o primogênito, mas, por ter profanado o leito de seu pai, o seu direito de primogenitura foi dado aos filhos de José, filho de Israel, de modo que, na genealogia, Rúben não foi contado como primogênito. 2Judá, na verdade, foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o príncipe, mas o direito da primogenitura foi de José. 3Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel, foram estes: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.

4O filho de Joel foi Semaías, de quem foi filho Gogue, de quem foi filho Simei, 5de quem foi filho Mica, de quem foi filho Reaías, de quem foi filho Baal, 6de quem foi filho Beera, o qual Tiglate-Pileser, rei da Assíria, levou cativo; ele foi chefe dos rubenitas.

7Quanto a seus irmãos, pelas suas famílias, quando foram inscritos nas genealogias segundo as suas descendências, tinham por chefes Jeiel, Zacarias, 8Bela, filho de Azaz, filho de Sema, filho de Joel, que habitaram em Aroer, até Nebo e Baal-Meom. 9Também habitaram do lado leste, até a entrada do deserto, o qual se estende até o rio Eufrates, porque o seu gado se tinha multiplicado na terra de Gileade.

10Nos dias de Saul, fizeram guerra aos hagarenos, que caíram pelo poder de sua mão, e habitaram nas tendas deles, em toda a terra fronteira de Gileade, do lado leste.

Descendentes de Gade

11Os filhos de Gade habitaram em frente deles, na terra de Basã, até Salca. 12Joel foi o cabeça, e Safã, o segundo; também Janai e Safate estavam em Basã. 13Seus irmãos, segundo as suas casas paternas, foram: Micael, Mesulão, Seba, Jorai, Jacã, Zia e Héber, sete ao todo; 14estes foram os filhos de Abiail, filho de Huri, filho de Jaroa, filho de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai, filho de Jado, filho de Buz. 15Aí, filho de Abdiel, filho de Guni, foi o chefe da sua família. 16Habitaram em Gileade, em Basã e suas aldeias, bem como até os limites de todos os arredores de Sarom. 17Todos estes foram inscritos na genealogia, nos dias de Jotão, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, rei de Israel.

A história das tribos do Leste

18Dos filhos de Rúben, dos gaditas e da meia tribo de Manassés, homens valentes, que traziam escudo e espada, entesavam o arco e eram treinados para a guerra, houve quarenta e quatro mil setecentos e sessenta, capazes de sair à batalha. 19Fizeram guerra aos hagarenos, a Jetur, a Nafis e a Nodabe. 20Foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos os que estavam com eles foram entregues nas suas mãos; porque, na batalha, clamaram a Deus, que lhes deu ouvidos, porque confiaram nele. 21Levaram o gado dos hagarenos: cinquenta mil camelos, duzentas e cinquenta mil ovelhas, dois mil jumentos; e cem mil pessoas. 22Porque muitos caíram feridos à espada, pois a batalha era de Deus. E eles habitaram no lugar deles até o exílio.

23Os filhos da meia tribo de Manassés habitaram naquela terra de Basã até Baal-Hermom, e Senir, e o monte Hermom; e eram numerosos. 24Estes foram chefes de suas famílias, a saber: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel, guerreiros valentes, homens famosos, chefes de suas famílias.

25Porém foram infiéis ao Deus de seus pais e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra que Deus tinha destruído diante deles. 26Por isso o Deus de Israel despertou o espírito de Pul, rei da Assíria, ou seja, o espírito de Tiglate-Pileser, rei da Assíria, que levou cativos os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés, e os fez morar em Hala, Habor e Hara e nas proximidades do rio Gozã, onde permanecem até o dia de hoje.

1Crônicas 5NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Levi

1Os filhos de Levi foram: Gérson, Coate e Merari.

2Os filhos de Coate foram: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.

3Os filhos de Anrão foram: Arão, Moisés e Miriã.

Os filhos de Arão foram: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

4Eleazar gerou Fineias, e Fineias gerou Abisua; 5Abisua gerou Buqui, e Buqui gerou Uzi; 6Uzi gerou Zeraías, e Zeraías gerou Meraiote; 7Meraiote gerou Amarias, e Amarias gerou Aitube; 8Aitube gerou Zadoque, e Zadoque gerou Aimaás; 9Aimaás gerou Azarias, e Azarias gerou Joanã; 10Joanã gerou Azarias; este é o que serviu como sacerdote no templo que Salomão tinha edificado em Jerusalém. 11Azarias gerou Amarias, e Amarias gerou Aitube; 12Aitube gerou Zadoque, e Zadoque gerou Salum; 13Salum gerou Hilquias, e Hilquias gerou Azarias; 14Azarias gerou Seraías, e Seraías gerou Jeozadaque. 15Jeozadaque foi levado cativo, quando o Senhor levou Judá e Jerusalém para o exílio por meio de Nabucodonosor.

16Os filhos de Levi foram: Gérson, Coate e Merari. 17São estes os nomes dos filhos de Gérson: Libni e Simei. 18Os filhos de Coate foram: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 19Os filhos de Merari foram: Mali e Musi. São estas as famílias dos levitas, segundo as casas de seus pais.

20O filho de Gérson foi Libni, de quem foi filho Jaate, de quem foi filho Zima, 21de quem foi filho Joá, de quem foi filho Ido, de quem foi filho Zerá, de quem foi filho Jeaterai.

22O filho de Coate foi Aminadabe, de quem foi filho Coré, de quem foi filho Assir, 23de quem foi filho Elcana, de quem foi filho Ebiasafe, de quem foi filho Assir, 24de quem foi filho Taate, de quem foi filho Uriel, de quem foi filho Uzias, de quem foi filho Saul.

25Os filhos de Elcana foram: Amasai e Aimote. 26O filho de Elcana foi Zofai, de quem foi filho Naate, 27de quem foi filho Eliabe, de quem foi filho Jeroão, de quem foi filho Elcana.

28Os filhos de Samuel foram: Joel, o primogênito, e depois Abias.

29O filho de Merari foi Mali, de quem foi filho Libni, de quem foi filho Simei, de quem foi filho Uzá, 30de quem foi filho Simeia, de quem foi filho Hagias, de quem foi filho Asaías.

Cantores levitas

31São estes os homens que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do Senhor, depois que a arca foi colocada lá. 32Ministravam diante do tabernáculo da tenda do encontro com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do Senhor em Jerusalém; e exerciam o seu ministério segundo a ordem prescrita. 33São estes os que serviam com seus filhos.

Dos filhos dos coatitas: Hemã, o cantor, filho de Joel, filho de Samuel, 34filho de Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá, 35filho de Zufe, filho de Elcana, filho de Maate, filho de Amasai, 36filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias, 37filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá, 38filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, filho de Israel.

39Seu irmão Asafe estava à sua direita. Asafe era filho de Berequias, filho de Simeia, 40filho de Micael, filho de Baaseias, filho de Malquias, 41filho de Etni, filho de Zera, filho de Adaías, 42filho de Etã, filho de Zima, filho de Simei, 43filho de Jaate, filho de Gérson, filho de Levi.

44Seus irmãos, os filhos de Merari, estavam à esquerda, a saber: Etã, filho de Quisi, filho de Abdi, filho de Maluque, 45filho de Hasabias, filho de Amazias, filho de Hilquias, 46filho de Anzi, filho de Bani, filho de Semer, 47filho de Mali, filho de Musi, filho de Merari, filho de Levi. 48Seus irmãos, os levitas, foram encarregados de todo o serviço do tabernáculo da Casa de Deus.

Descendentes de Arão

49Arão e os seus filhos faziam ofertas sobre o altar do holocausto e sobre o altar do incenso, todo o serviço relacionado com o Santo dos Santos e a expiação por Israel, segundo tudo o que Moisés, servo de Deus, havia ordenado. 50O filho de Arão foi Eleazar, de quem foi filho Fineias, de quem foi filho Abisua, 51de quem foi filho Buqui, de quem foi filho Uzi, de quem foi filho Zeraías, 52de quem foi filho Meraiote, de quem foi filho Amarias, de quem foi filho Aitube, 53de quem foi filho Zadoque, de quem foi filho Aimaás.

Cidades dos levitas

Js 21.1-42

54São estes os lugares que eles habitavam, segundo os seus acampamentos, dentro das suas fronteiras, a saber: os filhos de Arão, das famílias dos coatitas, foram os primeiros a serem sorteados 55e receberam Hebrom, na terra de Judá, e os seus arredores. 56Porém o campo da cidade com suas aldeias foram dados a Calebe, filho de Jefoné. 57Aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio: Hebrom e Libna com os seus arredores, Jatir e Estemoa com os seus arredores, 58Hilém com os seus arredores, Debir com os seus arredores, 59Asã com os seus arredores e Bete-Semes com os seus arredores; 60da tribo de Benjamim, Geba com os seus arredores, Alemete com os seus arredores e Anatote com os seus arredores; ao todo, treze cidades, segundo as suas famílias. 61Aos que restaram da família de Coate foram dadas por sorteio dez cidades da meia tribo, metade de Manassés.

62Aos filhos de Gérson, segundo as suas famílias, da tribo de Issacar, da tribo de Aser, da tribo de Naftali e da tribo de Manassés, em Basã, foram dadas por sorteio treze cidades. 63Aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, da tribo de Rúben, da tribo de Gade e da tribo de Zebulom, foram dadas por sorteio doze cidades. 64Assim, os filhos de Israel deram aos levitas estas cidades com os seus arredores. 65Deram-lhes por sorteio, da tribo dos filhos de Judá, da tribo dos filhos de Simeão e da tribo dos filhos de Benjamim, estas cidades, que são mencionadas nominalmente.

66A algumas das famílias dos filhos de Coate foram dadas cidades dos seus territórios da parte da tribo de Efraim. 67Pois lhes deram as cidades de refúgio, Siquém com os seus arredores, na região montanhosa de Efraim, bem como Gezer com os seus arredores, 68Jocmeão com os seus arredores, Bete-Horom com os seus arredores, 69Aijalom com os seus arredores e Gate-Rimom com os seus arredores; 70e, da meia tribo de Manassés, Aner com os seus arredores e Bileã com os seus arredores foram dadas às demais famílias dos filhos de Coate.

71Aos filhos de Gérson foram dadas, da família da meia tribo de Manassés, em Basã, Golã com os seus arredores e Astarote com os seus arredores; 72e da tribo de Issacar: Quedes com os seus arredores, Daberate com os seus arredores, 73Ramote com os seus arredores e Aném com os seus arredores; 74e da tribo de Aser: Masal com os seus arredores, Abdom com os seus arredores, 75Hucoque com os seus arredores e Reobe com os seus arredores; 76e da tribo de Naftali na Galileia: Quedes com os seus arredores, Hamom com os seus arredores e Quiriataim com os seus arredores.

77Os demais filhos de Merari receberam, da tribo de Zebulom, Rimono com os seus arredores e Tabor com os seus arredores; 78e do outro lado do Jordão, na altura de Jericó, a leste do Jordão, receberam, da tribo de Rúben, Bezer com os seus arredores no deserto, Jaza com os seus arredores, 79Quedemote com os seus arredores e Mefaate com os seus arredores; 80e da tribo de Gade em Gileade: Ramote com os seus arredores, Maanaim com os seus arredores, 81Hesbom com os seus arredores e Jazer com os seus arredores.

1Crônicas 6NAAAbrir na Bíblia

Convite ao arrependimento

1Reúna-se e concentre-se,

ó nação sem pudor,

2antes que saia o decreto

e o dia se vá como a palha,

antes que venha sobre você

o furor da ira do Senhor,

sim, antes que venha sobre você

o dia da ira do Senhor.

3Busquem o Senhor,

todos vocês,

os humildes da terra,

que cumprem

os seus mandamentos.

Busquem a justiça,

busquem a humildade.

Talvez assim vocês sejam poupados

no dia da ira do Senhor.

Ameaças contra os filisteus

4Porque Gaza será abandonada,

e Asquelom ficará deserta;

Asdode, ao meio-dia, será expulsa,

e Ecrom será desarraigada.

5Ai dos que habitam no litoral,

do povo dos queretitas!

A palavra do Senhor

será contra você,

Canaã, terra dos filisteus.

“Farei com que

você seja destruída,

até que não reste

um morador sequer.”

6O litoral será de pastagens,

com refúgios para os pastores

e currais para os rebanhos.

7O litoral pertencerá

ao remanescente

da casa de Judá.

Ali apascentarão os seus rebanhos

e, ao anoitecer, se deitarão

nas casas de Asquelom;

porque o Senhor, seu Deus,

os visitará

e mudará a sorte deles.

Ameaças contra Moabe e Amom

8“Ouvi a zombaria de Moabe

e as palavras injuriosas

dos filhos de Amom,

que zombaram do meu povo

e se gabaram

contra o seu território.

9Portanto, tão certo como eu vivo”,

diz o Senhor dos Exércitos,

o Deus de Israel,

“Moabe será como Sodoma,

e os filhos de Amom,

como Gomorra,

campo de urtigas, poços de sal

e desolação perpétua.

O remanescente do meu povo

os saqueará,

e os sobreviventes da minha nação

tomarão posse

dos seus territórios.”

10Isso lhes sobrevirá

por causa do seu orgulho,

porque zombaram e se gabaram

contra o povo

do Senhor dos Exércitos.

11O Senhor será terrível

contra eles,

porque aniquilará

todos os deuses da terra.

E todos os povos das nações,

cada um do seu lugar, o adorarão.

Ameaças contra a Etiópia e a Assíria

12Também vocês, ó etíopes,

serão mortos pela

espada do Senhor.

13Ele estenderá também

a mão contra o Norte

e destruirá a Assíria;

e fará de Nínive uma desolação

e terra seca como o deserto.

14No meio dessa cidade,

repousarão os rebanhos

e todo tipo de animais.

Nos capitéis das colunas

se alojarão

tanto o pelicano como o ouriço.

A voz das aves ressoará nas janelas.

Haverá escombros

nos umbrais das portas,

porque o madeiramento de cedro

será arrancado.

15Esta é a cidade

alegre e confiante,

que dizia consigo mesma:

“Eu sou a única,

e não há outra além de mim.”

Como se tornou em desolação,

em pousada de animais!

Todos os que passarem por ela

hão de vaiar

e farão gestos de desprezo.

Sofonias 2NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.8
SIGA A SBB: