Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 224

Texto(s) da Bíblia

Conselhos finais

1Esta é a terceira vez que vou visitá-los. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida. 2Já o disse anteriormente e digo de novo, como fiz quando estive presente pela segunda vez. Mas, agora, estando ausente, digo aos que, no passado, pecaram e a todos os demais: se eu for outra vez, não os pouparei, 3visto que vocês buscam provas de que Cristo fala em mim. Ele não é fraco quando trata com vocês; pelo contrário, é poderoso entre vocês. 4Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele, pelo poder de Deus, para o bem de vocês.

5Examinem-se para ver se realmente estão na fé; provem a si mesmos. Ou não reconhecem que Jesus Cristo está em vocês? A não ser que já tenham sido reprovados. 6Mas espero que reconheçam que nós não fomos reprovados. 7Estamos orando a Deus para que vocês não façam mal algum, não para que, simplesmente, pareça que nós fomos aprovados, mas que vocês façam o bem, mesmo que pareça que nós fomos reprovados. 8Porque nada podemos contra a verdade, senão a favor da verdade. 9Porque nos alegramos quando nós estamos fracos e vocês estão fortes; e a nossa oração é esta: que vocês sejam aperfeiçoados. 10Portanto, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, estando presente, não venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação e não para destruição.

Saudações

11Quanto ao mais, irmãos, adeus! Procurem aperfeiçoar-se, consolem uns aos outros, tenham o mesmo modo de pensar, vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês. 12Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todos os santos mandam saudações.

Bênção

13A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.

2Coríntios 13NAAAbrir na Bíblia

Filhos de Davi

2Sm 3.2-5; 1Cr 14.3-7

1Estes foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnom, de Ainoã, a jezreelita; o segundo, Daniel, de Abigail, a carmelita; 2o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite; 3o quinto, Sefatias, de Abital; o sexto, Itreão, de Eglá, sua mulher. 4Seis filhos lhe nasceram em Hebrom, porque ali reinou sete anos e seis meses; e trinta e três anos ele reinou em Jerusalém.

5Estes lhe nasceram em Jerusalém: Simeia, Sobabe, Natã e Salomão; estes quatro lhe nasceram de Bate-Seba, filha de Amiel. 6Nasceram-lhe mais Ibar, Elisama, Elifelete, 7Nogá, Nefegue, Jafia, 8Elisama, Eliada e Elifelete, nove ao todo. 9Todos estes foram filhos de Davi, além dos filhos das concubinas; e Tamar, irmã deles.

Descendentes de Salomão

10O filho de Salomão foi Roboão, de quem foi filho Abias, de quem foi filho Asa, de quem foi filho Josafá; 11de quem foi filho Jeorão, de quem foi filho Acazias, de quem foi filho Joás; 12de quem foi filho Amazias, de quem foi filho Azarias, de quem foi filho Jotão; 13de quem foi filho Acaz, de quem foi filho Ezequias, de quem foi filho Manassés; 14de quem foi filho Amom, de quem foi filho Josias.

15Os filhos de Josias foram: o primogênito, Joanã; o segundo, Jeoaquim; o terceiro, Zedequias; o quarto, Salum. 16Os filhos de Jeoaquim foram: Jeconias e Zedequias.

17Os filhos de Jeconias, o cativo, foram: Sealtiel, 18Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias. 19Os filhos de Pedaías foram: Zorobabel e Simei; os filhos de Zorobabel foram: Mesulão e Hananias; e Selomite, irmã deles; 20e Hasuba, Oel, Berequias, Hasadias e Jusabe-Hesede; cinco ao todo.

21Os filhos de Hananias foram: Pelatias e Jesaías; os filhos de Refaías, os filhos de Arnã, os filhos de Obadias, os filhos de Secanias. 22O filho de Secanias foi Semaías; os filhos de Semaías foram: Hatus, Igal, Barias, Nearias e Safate, seis ao todo. 23Os filhos de Nearias foram: Elioenai, Ezequias e Azricão, três ao todo. 24Os filhos de Elioenai foram: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani, sete ao todo.

1Crônicas 3NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Judá

1Os filhos de Judá foram: Perez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal. 2Reaías, filho de Sobal, gerou Jaate; Jaate gerou Aumai e Laade; estas são as famílias dos zoratitas.

3Estes foram os filhos do pai de Etã: Jezreel, Isma e Idbas; e o nome da irmã deles era Hazelelponi; 4e mais Penuel, pai de Gedor, e Ezer, pai de Husa. Estes foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata e pai de Belém.

5Asur, pai de Tecoa, teve duas mulheres: Hela e Naara. 6Naara deu à luz Auzão, Héfer, Temeni e Haastari; estes foram os filhos de Naara. 7Os filhos de Hela foram: Zerete, Isar e Etnã.

8Coz gerou Anube e Zobeba e foi pai das famílias de Aarel, filho de Harum.

9Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos; a sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: “Porque com dores o dei à luz.” 10Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo:

“Oh! Quem dera me abençoasses

e expandisses o meu território!

Que a tua mão esteja comigo!

Preserva-me do mal,

para que não me sobrevenha

aflição!”

E Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido.

11Quelube, irmão de Suá, gerou Meir; este é o pai de Estom. 12Estom gerou Bete-Rafa, Paseia e Teína, pai de Ir-Naás; estes foram os homens de Reca.

13Os filhos de Quenaz foram: Otniel e Seraías; o filho de Otniel foi Hatate. 14Meonotai gerou Ofra, e Seraías gerou Joabe, fundador do vale dos Artífices, porque os dali eram artífices.

15Os filhos de Calebe, filho de Jefoné, foram: Iru, Elá e Naã; e o filho de Elá foi Quenaz.

16Os filhos de Jealelel foram: Zife, Zifa, Tiria e Asareel.

17Os filhos de Ezra foram: Jéter, Merede, Éfer e Jalom. Os filhos de Bitia, filha de Faraó, que Merede tomou por mulher, foram: Miriã, Samai e Isbá, pai de Estemoa. 18E sua mulher, judia, deu à luz Jerede, pai de Gedor, Héber, pai de Socó, e Jecutiel, pai de Zanoa.

19Os filhos da mulher de Hodias, irmã de Naã, foram: Abiqueila, o garmita, e Estemoa, o maacatita.

20Os filhos de Simão foram: Amnom, Rina, Ben-Hanã e Tilom; e os filhos de Isi foram: Zoete e Ben-Zoete.

21Os filhos de Selá, filho de Judá, foram: Er, pai de Leca, e Lada, pai de Maressa. Selá foi também pai das famílias da casa dos que trabalhavam com linho, em Bete-Asbeia, 22bem como de Joquim, dos homens de Cozeba, de Joás, de Sarafe, os quais dominavam sobre Moabe, e de Jasubi-Leém. Estes registros são antigos. 23Estes eram oleiros e habitantes de Netaim e de Gedera; moravam ali com o rei para o servirem.

Descendentes de Simeão

24Os filhos de Simeão foram: Nemuel, Jamim, Jaribe, Zerá e Saul, 25de quem foi filho Salum, de quem foi filho Mibsão, de quem foi filho Misma. 26O filho de Misma foi Hamuel, de quem foi filho Zacur, de quem foi filho Simei. 27Simei teve dezesseis filhos e seis filhas; mas seus irmãos não tiveram muitos filhos, nem se multiplicaram todas as suas famílias como os filhos de Judá.

28Habitavam em Berseba, em Molada, em Hazar-Sual, 29em Bila, em Ezém, em Tolade, 30em Betuel, em Horma, em Ziclague, 31em Bete-Marcabote, em Hazar-Susim, em Bete-Biri e em Saaraim. Estas foram as suas cidades, até o reinado de Davi. 32As suas aldeias foram: Etã, Aim, Rimom, Toquém e Asã; cinco cidades, 33com todas as suas aldeias que estavam ao redor destas cidades, até Baal. Estas foram as suas habitações e tinham seu registro genealógico.

34Estes, registrados por seus nomes, foram chefes nas suas famílias: Mesobabe, Janleque, Josa, filho de Amazias, 35Joel, Jeú, filho de Josibias, filho de Seraías, filho de Asiel, 36Elioenai, Jaacobá, Jesoaías, Asaías, Adiel, Jesimiel, Benaia, 37Ziza, filho de Sifi, filho de Alom, filho de Jedaías, filho de Sinri, filho de Semaías; 38e as famílias de seus pais se multiplicaram abundantemente. 39Chegaram até a entrada de Gedor, a leste do vale, à procura de pasto para os seus rebanhos. 40Acharam pasto farto e bom e a terra espaçosa, tranquila e pacífica, onde os descendentes de Cam haviam morado antes.

41Estes, que estão registrados por seus nomes, foram nos dias de Ezequias, rei de Judá, e derrubaram as tendas, e atacaram os meunitas que se encontravam ali, e os destruíram totalmente até o dia de hoje, e ficaram morando no lugar deles, porque ali havia pasto para os seus rebanhos. 42Também deles, dos filhos de Simeão, quinhentos homens foram ao monte Seir, tendo por capitães Pelatias, Nearias, Refaías e Uziel, filhos de Isi. 43Mataram o restante dos que escaparam dos amalequitas e estão morando ali até o dia de hoje.

1Crônicas 4NAAAbrir na Bíblia

1Palavra do Senhor que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.

Ameaças contra Judá e Jerusalém

2“Certamente consumirei

todas as coisas

sobre a face da terra”,

diz o Senhor.

3“Consumirei as pessoas

e os animais,

consumirei as aves do céu,

os peixes do mar,

e as ofensas com os ímpios.

E exterminarei os seres humanos

da face da terra”,

diz o Senhor.

4“Estenderei a mão contra Judá

e contra todos os moradores

de Jerusalém.

Exterminarei deste lugar

o resto de Baal

e a lembrança

dos ministros dos ídolos

e seus sacerdotes.

5Exterminarei os que

sobre os terraços adoram

o exército do céu

e os que adoram o Senhor

e juram por ele

e também por Milcom.

6Farei desaparecer também

os que deixam de seguir o Senhor

e os que não buscam o Senhor,

nem perguntam por ele.”

O dia da ira do Senhor

7“Calem-se diante

do Senhor Deus,

porque o Dia do Senhor está perto.

O Senhor preparou o sacrifício

e santificou os seus convidados.

8No dia do sacrifício do Senhor,

hei de castigar as autoridades,

e os filhos do rei,

e todos os que se vestem

como estrangeiros.

9Castigarei também, naquele dia,

todos aqueles que sobem

o pedestal dos ídolos

e enchem de violência e engano

a casa dos seus senhores.”

10“Naquele dia”,

diz o Senhor,

“se ouvirá um grito

desde o Portão dos Peixes,

e um uivo desde a parte nova da cidade,

e grande lamento desde as colinas.

11Lamentem, moradores

da cidade baixa,

porque todos os comerciantes

serão mortos

e todos os que pesam prata

serão destruídos.

12Naquele tempo, vasculharei

Jerusalém com lanternas

e castigarei aqueles

que estão apegados

à borra do vinho

e dizem no seu coração:

‘O Senhor não faz bem

nem faz mal.’

13Por isso, os bens deles

serão saqueados,

e as suas casas serão destruídas.

Eles construirão casas,

mas não habitarão nelas;

plantarão vinhas,

mas não beberão o vinho.”

14“Está perto

o grande Dia do Senhor;

está perto

e vem chegando depressa.

Atenção!

O Dia do Senhor é amargo,

e nele clamarão até os poderosos.

15Aquele dia será um dia de ira,

dia de angústia e tribulação,

dia de ruína e destruição,

dia de trevas e escuridão,

dia de nuvens e densas trevas,

16dia de toque de trombeta

e gritos de guerra

contra as cidades fortificadas

e contra as torres altas.

17Trarei angústia

sobre as pessoas,

e elas andarão como se estivessem cegas,

porque pecaram contra o Senhor.

O sangue dessas pessoas

será derramado como pó,

e a sua carne será espalhada

como esterco.

18Nem a prata nem o ouro

poderão livrá-las

no dia da ira do Senhor,

mas, pelo fogo do seu zelo,

a terra será consumida.

Porque ele certamente fará

destruição total e repentina

de todos os moradores da terra.”

Sofonias 1NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.8
SIGA A SBB: