Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 223

Texto(s) da Bíblia

As visões e revelações do Senhor

1Se é necessário que eu me glorie, ainda que não seja conveniente, vou falar a respeito das visões e revelações do Senhor. 2Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até o terceiro céu. Se isso foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. 3E sei que esse homem — se no corpo ou sem o corpo, não sei; Deus o sabe — 4foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras indizíveis, que homem nenhum tem permissão para repetir. 5Desse eu me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, a não ser nas minhas fraquezas. 6Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei louco, porque estarei falando a verdade. Mas evito fazer isso para que ninguém se preocupe comigo mais do que vê em mim ou do que ouve de mim.

O espinho na carne

7E, para que eu não ficasse orgulhoso com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte. 8Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.

As credenciais de um apóstolo

11Fiz-me louco, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ter sido recomendado por vocês, pois em nada fui inferior a esses “superapóstolos”, ainda que nada sou. 12Pois as minhas credenciais de apóstolo foram apresentadas no meio de vocês, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 13Pois em que vocês foram inferiores às demais igrejas, senão no fato de eu não ter sido pesado a vocês? Perdoem-me esta injustiça.

Paulo deseja visitá-los

14Eis que, pela terceira vez, estou pronto para visitá-los e não serei um peso para vocês. Pois não estou interessado nos bens de vocês, e sim em vocês mesmos. Não são os filhos que devem juntar riquezas para os pais, mas os pais, para os filhos. 15Eu de boa vontade gastarei e me deixarei gastar em favor de vocês. Se eu os amo cada vez mais, será que vou ser amado cada vez menos? 16Seja como for, eu não fui um peso para vocês. No entanto, sendo astuto, eu os prendi com astúcia. 17Será que eu explorei vocês por meio de alguém que lhes enviei? 18Pedi a Tito que fosse até aí e mandei com ele outro irmão. Será que Tito explorou vocês? Não é verdade que temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?

O receio de Paulo

19Há muito vocês podem estar pensando que queremos nos defender diante de vocês. Falamos em Cristo diante de Deus, e tudo isto, meus amados, é para a edificação de vocês. 20Pois tenho receio de que, indo até aí, eu não os encontre na forma em que gostaria de encontrá-los, e que também vocês me achem diferente do que esperavam, e que haja entre vocês briga, inveja, ira, egoísmo, difamação, intriga, orgulho e tumulto. 21Tenho receio de que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês, e eu venha a chorar por muitos que, no passado, pecaram e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.

2Coríntios 12NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Adão

Gn 5.1-32

1Adão, Sete, Enos, 2Cainã, Maalalel, Jarede, 3Enoque, Metusalém, Lameque, 4Noé, Sem, Cam e Jafé.

Descendentes dos filhos de Noé

Gn 10.1-32

5Os filhos de Jafé foram: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 6Os filhos de Gômer foram: Asquenaz, Rifate e Togarma. 7Os filhos de Javã foram: Elisá, Társis, Quitim e Rodanim.

8Os filhos de Cam foram: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. 9Os filhos de Cuxe foram: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá. Os filhos de Raamá foram: Sabá e Dedã. 10Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra. 11Mizraim gerou Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, 12Patrusim, Casluim (de quem descendem os filisteus) e Caftorim. 13Canaã gerou Sidom, seu primogênito, e Hete, 14e também os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 15os heveus, os arqueus, os sineus, 16os arvadeus, os zemareus e os hamateus.

17Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque. 18Arfaxade gerou Selá, e Selá gerou Héber. 19A Héber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã. 20Joctã gerou Almodá, Salefe, Hazar-Mavé, Jerá, 21Hadorão, Uzal, Dicla, 22Ebal, Abimael, Sabá, 23Ofir, Havilá e Jobabe. Todos estes foram filhos de Joctã.

Descendentes de Sem

Gn 11.10-32

24Sem, Arfaxade, Selá, 25Héber, Pelegue, Reú, 26Serugue, Naor, Tera 27e Abrão, que é Abraão.

Descendentes de Ismael

Gn 25.12-18

28Os filhos de Abraão foram: Isaque e Ismael. 29São estas as suas gerações: o primogênito de Ismael foi Nebaiote; depois Quedar, Adbeel, Mibsão, 30Misma, Dumá, Massá, Hadade, Temá, 31Jetur, Nafis e Quedemá. Estes foram os filhos de Ismael.

Descendentes de Abraão e Quetura

Gn 25.1-4

32Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, esta deu à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Sua. Os filhos de Jocsã foram: Sabá e Dedã. 33Os filhos de Midiã foram: Efá, Éfer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram filhos de Quetura. 34Abraão, pois, gerou Isaque. Os filhos de Isaque foram: Esaú e Israel.

Descendentes de Esaú

Gn 36.1-19

35Os filhos de Esaú foram: Elifaz, Reuel, Jeús, Jalão e Coré. 36Os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefi, Gaetã, Quenaz, Timna e Amaleque. 37Os filhos de Reuel foram: Naate, Zerá, Samá e Mizá.

Descendentes de Seir

Gn 36.20-30

38Os filhos de Seir foram: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, Diso, Eser e Disã. 39Os filhos de Lotã foram: Hori e Homã; e a irmã de Lotã foi Timna. 40Os filhos de Sobal foram Aliã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã. Os filhos de Zibeão foram: Aías e Aná. 41O filho de Aná foi Disom. Os filhos de Disom foram: Hanrão, Esbã, Itrã e Querã. 42Os filhos de Eser foram: Bilã, Zaavã e Jaacã. Os filhos de Disã foram: Uz e Arã.

Reis e chefes de Edom

Gn 36.31-43

43Estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel:

Belá, filho de Beor. E o nome da sua cidade era Dinabá. 44Belá morreu e, em seu lugar, reinou Jobabe, filho de Zera, de Bozra.

45Jobabe morreu e, em seu lugar, reinou Husão, da terra dos temanitas.

46Husão morreu e, em seu lugar, reinou Hadade, filho de Bedade. Este derrotou Midiã no campo de Moabe. O nome da sua cidade era Avite.

47Hadade morreu e, em seu lugar, reinou Samlá, de Masreca.

48Samlá morreu e, em seu lugar, reinou Saul, de Reobote, junto ao Eufrates.

49Saul morreu e, em seu lugar, reinou Baal-Hanã, filho de Acbor.

50Baal-Hanã morreu e, em seu lugar, reinou Hadade. O nome de sua cidade era Paú, e o de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe. 51Hadade morreu.

Estes são os nomes dos chefes de Edom: Timna, Alva, Jetete, 52Oolibama, Elá, Pinom, 53Quenaz, Temã, Mibzar, 54Magdiel e Irão. Estes são os chefes de Edom.

1Crônicas 1NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Israel

Gn 35.22-26

1Estes foram filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, 2Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser.

Descendentes de Judá

3Os filhos de Judá foram: Er, Onã e Selá; estes três lhe nasceram de Bate-Sua, a cananeia. Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do Senhor, e por isso o Senhor o matou. 4Porém Tamar, nora de Judá, lhe deu à luz Perez e Zera. Todos os filhos de Judá foram cinco.

5Os filhos de Perez foram: Hezrom e Hamul. 6Os filhos de Zera foram: Zinri, Etã, Hemã, Calcol e Dara, cinco ao todo. 7Os filhos de Carmi foram: Acar, o perturbador de Israel, que pecou na coisa condenada. 8O filho de Etã foi Azarias.

9Os filhos de Hezrom, que lhe nasceram, foram: Jerameel, Rão e Quelubai. 10Rão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom, príncipe dos filhos de Judá; 11Naassom gerou Salma, e Salma gerou Boaz; 12Boaz gerou Obede, e Obede gerou Jessé; 13Jessé gerou Eliabe, seu primogênito, Abinadabe, o segundo, Simeia, o terceiro, 14Natanael, o quarto, Radai, o quinto, 15Ozém, o sexto, e Davi, o sétimo. 16As irmãs destes foram Zeruia e Abigail. Os filhos de Zeruia foram três: Abisai, Joabe e Asael. 17Abigail deu à luz Amasa; e o pai de Amasa foi Jéter, o ismaelita.

18Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba, sua mulher, e de Jeriote; os filhos desta foram: Jeser, Sobabe e Ardom. 19Azuba morreu, e Calebe tomou para si Efrata, da qual lhe nasceu Hur. 20Hur gerou Uri, e Uri gerou Bezalel.

21Então Hezrom teve relações com a filha de Maquir, pai de Gileade; ele tinha sessenta anos de idade quando a tomou, e ela deu à luz Segube. 22Segube gerou Jair, que teve vinte e três cidades na terra de Gileade. 23Gesur e Arã tomaram as aldeias de Jair, juntamente com Quenate e as suas aldeias, a saber, sessenta lugares; todos estes foram filhos de Maquir, pai de Gileade. 24Depois da morte de Hezrom, em Calebe-Efrata, Abia, mulher de Hezrom, lhe deu à luz Azur, pai de Tecoa.

25Os filhos de Jerameel, primogênito de Hezrom, foram: Rão, o primogênito, Buna, Orém, Ozém e Aías. 26Jerameel teve outra mulher, cujo nome era Atara; esta foi a mãe de Onã. 27Os filhos de Rão, primogênito de Jerameel, foram: Maaz, Jamim e Equer. 28Os filhos de Onã foram: Samai e Jada; e os filhos de Samai foram: Nadabe e Abisur. 29A mulher de Abisur chamava-se Abiail e lhe deu à luz Abã e Molide. 30Os filhos de Nadabe foram: Selede e Apaim; e Selede morreu sem filhos. 31O filho de Apaim foi Isi; o filho de Isi foi Sesã. E o filho de Sesã foi Alai.

32Os filhos de Jada, irmão de Samai, foram: Jéter e Jônatas; e Jéter morreu sem filhos. 33Os filhos de Jônatas foram: Pelete e Zaza; estes foram os filhos de Jerameel.

34Sesã não teve filhos, mas filhas; e Sesã tinha um servo egípcio, cujo nome era Jara. 35Sesã deu sua filha por mulher a Jara, a quem ela deu à luz Atai. 36Atai gerou Natã, e Natã gerou Zabade. 37Zabade gerou Eflal, e Eflal gerou Obede. 38Obede gerou Jeú, e Jeú gerou Azarias. 39Azarias gerou Heles, e Heles gerou Eleasa. 40Eleasa gerou Sismai, e Sismai gerou Salum. 41Salum gerou Jecamias, e Jecamias gerou Elisama.

42O primogênito de Calebe, irmão de Jerameel, foi Maressa, que foi o pai de Zife; o filho de Maressa foi Abi-Hebrom. 43Os filhos de Hebrom foram: Coré, Tapua, Requém e Sema. 44Sema gerou Raão, pai de Jorqueão; e Requém gerou Samai. 45O filho de Samai foi Maom; e Maom foi o pai de Bete-Zur.

46Efá, a concubina de Calebe, deu à luz Harã, Mosa e Gazez; e Harã gerou Gazez. 47Os filhos de Jadai foram: Regém, Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe. 48De Maaca, sua concubina, Calebe gerou Seber e Tiraná. 49Maaca deu à luz também Saafe, pai de Madmana, e Seva, pai de Macbena e de Gibeá; e Acsa foi filha de Calebe.

50Estes foram os filhos de Calebe. Os filhos de Hur, primogênito de Efrata, foram: Sobal, pai de Quiriate-Jearim, 51Salma, pai dos belemitas, e Harefe, pai de Bete-Gader. 52Os filhos de Sobal, pai de Quiriate-Jearim, foram: Haroé e Hazi-Hamenuote. 53As famílias de Quiriate-Jearim foram: os itritas, os puítas, os sumateus e os misraeus; destes procederam os zoratitas e os estaoleus.

54Os filhos de Salma foram: Belém e os netofatitas, Atrote-Bete-Joabe e Hazi-Hamanaate, zoreu.

55As famílias dos escribas que habitavam em Jabez foram os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas; estes são os queneus, que vieram de Hamate, pai da casa de Recabe.

1Crônicas 2NAAAbrir na Bíblia

A oração de Habacuque

1Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.

2Senhor, tenho ouvido a tua fama,

e me sinto alarmado.

Aviva a tua obra, ó Senhor,

no decorrer dos anos,

e, no decurso dos anos,

faze-a conhecida.

Na tua ira, lembra-te

da misericórdia.

3Deus vem de Temã,

o Santo vem do monte Parã.

A sua glória cobre os céus,

e a terra se enche do seu louvor.

4O seu resplendor é como a luz,

e raios brilham da sua mão;

o seu poder se esconde ali.

5Adiante dele vai a peste,

e a pestilência

segue os seus passos.

6Ele para e faz a terra tremer;

olha e sacode as nações.

Esmigalham-se

os montes primitivos;

as colinas antigas se abatem.

Os caminhos de Deus são eternos.

7Vejo as tendas de Cusã

em aflição;

os acampamentos

da terra de Midiã tremem.

8Acaso é contra os rios, Senhor,

que estás irado?

É contra os ribeiros a tua ira

ou contra o mar, o teu furor,

já que andas montado

nos teus cavalos,

nos teus carros de vitória?

9Preparas o teu arco;

a tua aljava está cheia de flechas.

Tu fendes a terra com rios.

10Os montes te veem

e se contorcem;

torrentes de água passam.

As profundezas do mar

fazem ouvir a sua voz

e levantam bem alto as suas mãos.

11O sol e a lua param

nas suas moradas,

ao resplandecer a luz

das tuas flechas sibilantes,

ao fulgor do relâmpago

da tua lança.

12Na tua indignação,

marchas pela terra;

na tua ira, pisas as nações.

13Tu sais para salvar o teu povo,

para salvar o teu ungido.

Feres o chefe da casa dos ímpios,

deixando-o descoberto

dos pés à cabeça.

14Traspassas a cabeça

dos guerreiros do inimigo

com as suas próprias lanças,

os quais, como tempestade,

avançam para me destruir;

alegram-se, como se estivessem

para devorar o pobre

em segredo.

15Marchas com os teus cavalos

pelo mar,

pela massa de grandes águas.

16Ouvi isso, e o meu íntimo

se comoveu;

os meus lábios tremeram

ao ouvir a sua voz.

A podridão entrou nos meus ossos,

e os meus joelhos vacilaram,

pois, em silêncio, devo esperar

o dia da angústia,

que virá contra o povo

que nos ataca.

17Ainda que a figueira

não floresça,

nem haja fruto na videira;

ainda que a colheita da oliveira

decepcione,

e os campos não produzam

mantimento;

ainda que as ovelhas

desapareçam do aprisco,

e nos currais não haja mais gado,

18mesmo assim

eu me alegro no Senhor,

e exulto no Deus

da minha salvação.

19Deus, o Senhor,

é a minha fortaleza.

Ele dá aos meus pés

a ligeireza das corças,

e me faz andar

nas minhas alturas.

Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.

Habacuque 3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: