Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 212

Texto(s) da Bíblia

A ressurreição do corpo

35Mas alguém dirá: “Como é que os mortos ressuscitam? E com que corpo virão?” 36Insensato! O que você semeia não nasce, se primeiro não morrer. 37E, quando semeia, você não semeia o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. 38Mas Deus lhe dá corpo como ele quer dar e a cada uma das sementes dá o seu corpo apropriado.

39Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos seres humanos; outra, a dos animais; outra, a das aves; e outra, a dos peixes. 40Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. 41Uma é a glória do sol; outra, a glória da lua; e outra, a das estrelas. Porque até entre estrela e estrela há diferenças de glória.

42Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. 43Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. 44Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45Pois assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente.” Mas o último Adão é espírito vivificante. 46O que vem primeiro não é o espiritual, e sim o natural; depois vem o espiritual. 47O primeiro homem, formado do pó da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 48Como foi o homem terreno, assim também são os demais que são feitos do pó da terra; e, como é o homem celestial, assim também são os celestiais. 49E, assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial.

50Com isto quero dizer, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

51Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados 52num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita:

“Tragada foi a morte

pela vitória.”

55“Onde está, ó morte,

a sua vitória?

Onde está, ó morte,

o seu aguilhão?”

56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

58Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.

1Coríntios 15:35-58NAAAbrir na Bíblia

Atalia usurpa o trono de Judá

2Cr 22.10-12

1Quando Atalia, mãe de Acazias, viu que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real. 2Mas Jeoseba, filha do rei Jorão e irmã de Acazias, raptou Joás, filho de Acazias, do meio dos filhos do rei que seriam mortos e o pôs, juntamente com a sua babá, numa câmara interior; e, assim, o esconderam de Atalia, e ele não foi morto. 3Joás esteve com ela, escondido na Casa do Senhor, durante seis anos; e Atalia reinava no país.

Joás é ungido rei de Judá

2Cr 23.1-11

4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os capitães dos cários e da guarda e reuniu-se com eles na Casa do Senhor. Fez uma aliança com eles, pedindo que jurassem na Casa do Senhor. Então lhes mostrou o filho do rei 5e lhes deu ordem, dizendo:

— Isto é o que vocês devem fazer: uma terça parte de vocês, que entram de serviço no sábado, fará a guarda do palácio real; 6outra terça parte estará ao portão Sur; e a outra terça parte, ao portão detrás da guarda; assim, vocês farão a guarda e a defesa deste palácio. 7Os dois grupos que saem de serviço no sábado, estes todos farão a guarda da Casa do Senhor, junto ao rei. 8Vocês devem rodear o rei, cada um de armas na mão. E, se alguém quiser entrar nas fileiras, que seja morto. Vocês devem acompanhar o rei aonde quer que ele for.

9Os capitães de cem fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes havia ordenado. Cada um reuniu os seus soldados, tanto os que entravam de serviço no sábado como os que saíam de serviço no sábado, e os levou ao sacerdote Joiada. 10O sacerdote entregou aos capitães de cem as lanças e os escudos que haviam sido do rei Davi e que estavam na Casa do Senhor. 11Os guardas se puseram, cada um de armas na mão, desde o lado direito da casa real até o seu lado esquerdo, e até o altar, e até o templo, para rodear o rei. 12Então Joiada trouxe para fora Joás, o filho do rei, pôs a coroa na cabeça dele e lhe entregou o Livro do Testemunho. Eles o constituíram rei, o ungiram, bateram palmas e gritaram:

— Viva o rei!

A morte de Atalia

2Cr 23.12-15

13Quando Atalia ouviu o barulho dos guardas e do povo, veio para onde o povo estava, na Casa do Senhor. 14Olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, segundo o costume. Os capitães e os tocadores de trombetas estavam ao lado do rei, e todo o povo da terra se alegrava e tocava trombetas. Então Atalia rasgou as suas roupas e gritou:

— Traição! Traição!

15Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos capitães que comandavam as tropas, dizendo:

— Façam-na sair por entre as fileiras e, se alguém a seguir, matem-no à espada.

Porque o sacerdote tinha dito: “Não a matem na Casa do Senhor.”

16Então eles a prenderam; e ela, pelo caminho da entrada dos cavalos, foi para o palácio real, onde a mataram.

A aliança de Joiada

2Cr 23.16-21

17Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, para serem eles o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Então todo o povo da terra entrou no templo de Baal e o derrubaram, despedaçando os altares e as imagens de Baal. Matã, o sacerdote de Baal, foi morto diante dos altares.

O sacerdote Joiada pôs guardas sobre a Casa do Senhor. 19Reuniu os capitães dos cários, os da guarda e todo o povo da terra, e todos estes conduziram o rei desde a Casa do Senhor até o palácio real, passando pelo portão da guarda. E Joás sentou-se no trono dos reis. 20Todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou tranquila, depois que mataram Atalia à espada, junto ao palácio real. 21Joás tinha sete anos de idade quando o fizeram rei.

2Reis 11NAAAbrir na Bíblia

Ai dos opressores gananciosos

1“Ai daqueles que,

ainda no seu leito,

imaginam a iniquidade

e planejam o mal!

Ao amanhecer, eles o praticam,

porque têm poder para tanto.

2Cobiçam campos

e se apossam deles;

cobiçam casas e as tomam;

assim, fazem violência

a um homem e à sua casa,

a uma pessoa e à sua herança.”

3Portanto, assim diz o Senhor:

“Eis que estou forjando

uma calamidade

contra esta família,

da qual vocês não livrarão

o seu pescoço.

Vocês não andarão mais

de cabeça erguida,

porque será um tempo

de calamidade.

4Naquele dia, se criará

um provérbio

a respeito de vocês

e se entoará

a seguinte lamentação:

‘Estamos completamente

arruinados!

A porção do meu povo,

Deus a trocou!

Como ele tirou o que era nosso!

Entregou os nossos campos

aos rebeldes!’

5Portanto, na congregação

do Senhor,

quando a terra for dividida

por sorteio,

vocês não receberão

nem uma parte dela.”

Contra os falsos profetas

6“Eles dizem:

‘Não profetizem.

Não profetizem tais coisas,

porque a desgraça

não cairá sobre nós.

7Tais coisas anunciadas

não alcançarão a casa de Jacó.

Estaria o Espírito

do Senhor irritado?

Será que ele agiria assim?’”

“De fato, as minhas palavras

fazem o bem

ao que anda retamente.

8Mas, há pouco, o meu povo

se levantou como um inimigo.

Além da roupa,

vocês arrancam a capa

daqueles que passam seguros,

sem pensar em guerra.

9Vocês expulsam

do seu lar querido

as mulheres de meu povo;

dos filhinhos delas vocês tiram

a minha glória, para sempre.

10Levantem-se e vão embora!

Porque este não é

o lugar de descanso.

Vão embora

por causa da impureza

que traz destruição,

sim, destruição enorme.

11Se alguém, seguindo o vento

e a falsidade,

inventar uma mentira do tipo:

‘Eu lhes profetizarei

a respeito de vinho

e de bebida forte’,

esse tal será o profeta deste povo.”

O Senhor congrega o remanescente de Israel

12“Certamente eu ajuntarei

todos vocês, casa de Jacó;

certamente congregarei

o remanescente de Israel.

Eu os porei todos juntos,

como ovelhas no aprisco,

como rebanho

no meio de sua pastagem;

farão muito barulho,

por causa da multidão

de pessoas.

13Diante deles virá

o que abre caminho;

eles abrirão caminho,

entrarão pelo portão

e sairão por ele;

e o seu Rei irá adiante deles;

sim, o Senhor irá

à frente deles.”

Miqueias 2NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.8
SIGA A SBB: