Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 180

Texto(s) da Bíblia

A respeito do divórcio

1Saindo dali, Jesus foi para o território da Judeia e para além do Jordão. E outra vez as multidões se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume.

2E, aproximando-se alguns fariseus, o puseram à prova, perguntando:

— É lícito ao marido repudiar a sua mulher?

3Jesus respondeu:

— O que foi que Moisés ordenou a vocês?

4Eles disseram:

— Moisés permitiu escrever uma carta de divórcio e repudiar.

5Mas Jesus lhes disse:

— Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés deixou escrito esse mandamento. 6Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7“Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, 8tornando-se os dois uma só carne.” De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. 9Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou.

10Em casa, os discípulos voltaram a fazer perguntas sobre esse assunto. 11E Jesus lhes disse:

— Quem repudiar a sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. 12E, se ela repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério.

Jesus abençoa as crianças

13Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam. 14Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes:

— Deixem que os pequeninos venham a mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus. 15Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.

16Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

O jovem rico

17Pondo-se Jesus a caminho, um homem correu ao seu encontro e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe:

— Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

18Jesus respondeu:

— Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. 19Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho, não defraude ninguém, honre o seu pai e a sua mãe.”

20Então o homem respondeu:

— Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.

21E Jesus, olhando para ele com amor, disse:

— Só uma coisa falta a você: vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu; depois, venha e siga-me.

22Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

O perigo das riquezas

23Então Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos:

— Como é difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!

24Os discípulos estranharam estas palavras, mas Jesus insistiu em dizer-lhes:

— Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

26Eles ficaram muito admirados, dizendo entre si:

— Sendo assim, quem pode ser salvo?

27Jesus, olhando para eles, disse:

— Para os seres humanos é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

28Então Pedro começou a dizer-lhe:

— Eis que nós deixamos tudo e seguimos o senhor.

29Jesus respondeu:

— Em verdade lhes digo que não há ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do evangelho, 30que não receba, já no presente, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, receberá a vida eterna. 31Porém muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros.

Marcos 10:1-31NAAAbrir na Bíblia

As últimas palavras de Davi

1São estas as últimas palavras de Davi:

“Palavra de Davi, filho de Jessé;

palavra do homem

que foi exaltado,

do ungido do Deus de Jacó,

do amado salmista de Israel.”

2“O Espírito do Senhor fala

por meio de mim;

e a sua palavra está

na minha língua.

3O Deus de Israel falou,

a Rocha de Israel me disse:

‘Aquele que governa o povo

com justiça,

que domina no temor de Deus,

4é como a luz da manhã,

quando sai o sol,

como manhã sem nuvens,

cujo esplendor, depois da chuva,

faz brotar da terra a erva.’”

5“Não é assim que a minha casa

está para com Deus?

Pois estabeleceu comigo

uma aliança eterna,

em tudo bem-definida e segura.

Não me fará ele prosperar

toda a minha salvação

e toda a minha esperança?”

6“Porém os homens malignos serão

todos lançados fora

como os espinhos,

pois não podem ser tocados

com as mãos;

7mas quem quer tocá-los

se arma de ferro

e da haste de uma lança;

e serão totalmente queimados

no fogo ali onde estão.”

Os valentes de Davi

1Cr 11.10-47

8São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos homens e os matou de uma só vez.

9Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a batalha. Quando os filhos de Israel já se haviam retirado, 10ele se levantou e atacou os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar grudada na espada. Naquele dia, o Senhor efetuou grande livramento, e o povo voltou para onde Eleazar estava somente para pegar os despojos.

11Depois dele vinha Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se juntaram em Leí, onde havia uma plantação de lentilhas; e o povo fugia dos filisteus. 12Sama pôs-se no meio daquele terreno, e o defendeu, e matou os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento.

13No tempo da colheita, três dos trinta chefes desceram à caverna de Adulão, onde Davi estava; e uma tropa de filisteus tinha acampado no vale dos Refains. 14Nessa época Davi estava na fortaleza, e a guarnição dos filisteus estava em Belém. 15Davi suspirou e disse:

— Quem me dera beber água do poço que está junto ao portão de Belém!

16Então aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, tiraram água do poço junto ao portão de Belém e a levaram a Davi. Ele não a quis beber, mas a derramou como libação ao Senhor. 17E disse:

— Longe de mim, ó Senhor, fazer tal coisa! Beberia eu o sangue dos homens que lá foram colocando em risco a sua vida?

E assim não a quis beber.

São estas as coisas que fizeram os três valentes.

18Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de trinta. Este, empunhando a sua lança, atacou trezentos homens e os matou. E tinha nome entre os três. 19Ele era mais nobre do que os trinta e se tornou o chefe deles; contudo, não chegou aos primeiros três.

20Também Benaia, filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e realizou grandes feitos. Ele matou dois heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve. 21Matou também um egípcio, homem de grande estatura. O egípcio trazia na mão uma lança, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou a lança da mão dele e o matou com ela. 22Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre os primeiros três valentes. 23Era mais nobre do que os trinta, porém não chegou aos primeiros três. Davi o pôs sobre a sua guarda.

24Entre os trinta figuravam: Asael, irmão de Joabe; Elanã, filho de Dodô, de Belém; 25Sama, harodita; Elica, harodita; 26Heles, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta; 27Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita; 28Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita; 29Helebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá, dos filhos de Benjamim; 30Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás; 31Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita; 32Eliaba, saalbonita; os filhos de Jasém; Jônatas; 33Sama, hararita; Aião, filho de Sarar, ararita; 34Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita; 35Hezrai, carmelita; Paarai, arbita; 36Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita; 37Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que carregava as armas de Joabe, filho de Zeruia; 38Ira, itrita; Garebe, itrita; 39Urias, heteu. Ao todo eram trinta e sete.

2Samuel 23NAAAbrir na Bíblia

O amor de Deus pelo povo infiel

1O Senhor me disse:

— Vá outra vez e ame uma mulher, que é amada por outro e é adúltera, assim como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.

2Assim, comprei-a por quinze peças de prata e cento e cinquenta quilos de cevada. 3E eu disse a ela:

— Você vai ficar comigo por muito tempo. Você não deve se prostituir, nem se entregar a outro homem. E eu farei o mesmo em relação a você.

4Porque os filhos de Israel ficarão por muito tempo sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar. 5Depois, os filhos de Israel voltarão e buscarão o Senhor, seu Deus, e Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do Senhor e da sua bondade.

Oseias 3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: