Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 16

Texto(s) da Bíblia

Arrepender-se ou perecer

1Naquela mesma ocasião, estavam ali algumas pessoas que falaram para Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os sacrifícios que os mesmos realizavam. 2Então Jesus lhes disse:

— Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? 3Digo a vocês que não eram; se, porém, não se arrependerem, todos vocês também perecerão. 4E, quanto àqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou, vocês pensam que eles eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Digo a vocês que não eram; mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

A parábola da figueira estéril

6E Jesus contou a seguinte parábola:

— Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7Então disse ao homem que cuidava da vinha: “Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não encontro nada. Portanto, corte-a! Por que ela ainda está ocupando inutilmente a terra?” 8Mas o homem que cuidava da vinha respondeu: “Senhor, deixe-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e ponha estrume. 9Se vier a dar fruto, muito bem. Se não der fruto, o senhor poderá cortá-la.”

A cura de uma mulher enferma num sábado

10Num sábado, Jesus estava ensinando numa das sinagogas. 11E chegou ali uma mulher possuída de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; ela andava encurvada, sem poder se endireitar de modo nenhum. 12Ao vê-la, Jesus a chamou e lhe disse:

— Mulher, você está livre da sua enfermidade.

13E, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. 14O chefe da sinagoga, indignado por ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão:

— Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham nesses dias para serem curados, mas não no sábado.

15Porém o Senhor lhe respondeu:

— Hipócritas! Cada um de vocês não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?

17Tendo Jesus dito estas palavras, todos os seus adversários ficaram envergonhados. Entretanto, o povo se alegrava por todos os feitos gloriosos que Jesus realizava.

Lucas 13:1-17NAAAbrir na Bíblia

A morte de Sara

1Sara viveu cento e vinte e sete anos. 2Morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã. Abraão veio lamentar Sara e chorar por ela. 3Depois, Abraão levantou-se da presença da falecida e falou aos filhos de Hete:

4— Sou estrangeiro e morador entre vocês. Deixem-me adquirir uma sepultura na terra de vocês, para que eu possa sepultar a minha falecida mulher.

5Os filhos de Hete responderam a Abraão, dizendo:

6— Escute: o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Sepulte a falecida numa das nossas melhores sepulturas. Nenhum de nós se recusará a ceder a sua própria sepultura, para que você sepulte a sua falecida.

7Então Abraão se levantou e se inclinou diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete. 8E lhes falou, dizendo:

— Se é do agrado de vocês que eu sepulte a minha falecida, escutem-me e intercedam por mim junto a Efrom, filho de Zoar, 9para que ele me ceda a caverna de Macpela, que pertence a ele e que fica no extremo do seu campo. Que ele a entregue a mim pelo devido preço, para que eu tenha uma sepultura entre vocês.

10Ora, Efrom, o heteu, estava sentado no meio dos filhos de Hete. Ele respondeu a Abraão, de maneira que pudesse ser ouvido pelos filhos de Hete, a saber, por todos os que entravam pelo portão da cidade:

11— De modo nenhum, meu senhor. Escute: eu lhe dou o campo e também a caverna que nele está. Na presença dos filhos do meu povo eu lhe dou isso; sepulte a sua falecida.

12Então Abraão se inclinou diante do povo da terra 13e falou a Efrom, na presença do povo da terra, dizendo:

— Mas, se você concorda, escute: pagarei o preço do campo; aceite-o de mim, e sepultarei ali a minha falecida.

14Efrom respondeu:

15— Meu senhor, escute: um terreno que vale quatrocentas barras de prata, que é isso entre mim e você? Sepulte ali a sua falecida.

16Abraão ouviu Efrom dizer isso e pesou-lhe a prata de que este lhe tinha falado na presença dos filhos de Hete, a saber, quatro quilos e meio de prata, segundo o peso usado entre os mercadores.

17Assim, o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia, e todo o terreno ao redor 18passaram a ser propriedade de Abraão, na presença dos filhos de Hete, a saber, de todos os que entravam pelo portão da cidade. 19Depois, Abraão sepultou Sara, a sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã. 20E assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, como propriedade para servir de sepultura.

Gênesis 23NAAAbrir na Bíblia

O Santo de Deus

Hino de Davi

1Guarda-me, ó Deus,

porque em ti me refugio.

2Digo ao Senhor:

“Tu és o meu Senhor;

outro bem não possuo,

senão a ti somente.”

3Quanto aos santos

que há na terra,

eles são os notáveis

nos quais tenho todo o meu prazer.

4Muitas serão as dores

dos que trocam o Senhor

por outros deuses;

não oferecerei as suas libações

de sangue,

e os meus lábios não pronunciarão

os nomes deles.

5O Senhor é a porção

da minha herança

e o meu cálice;

tu sustentas a minha sorte.

6As minhas divisas caíram

em lugares agradáveis;

é linda a minha herança.

7Bendigo o Senhor,

que me aconselha;

pois até durante a noite

o meu coração me ensina.

8Tenho o Senhor sempre

diante de mim;

estando ele à minha direita,

não serei abalado.

9Por isso o meu coração se alegra

e o meu espírito exulta;

até o meu corpo repousará seguro.

10Pois não deixarás

a minha alma na morte,

nem permitirás que o teu Santo

veja corrupção.

11Tu me farás ver

os caminhos da vida;

na tua presença

há plenitude de alegria,

à tua direita,

há delícias perpetuamente.

Salmos 16NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: