Sociedade Bíblica do Brasil
Israel Belo de Azevedo

No vale da sombra | episódio 7

Não decida quando…

“A decisão é um risco enraizado na coragem de ser livre.” (Paul Tillich)

As decisões têm consequências para o resto da vida. Se alguém, por exemplo, tomar a decisão de vender uma casa, poderá se arrepender, mas o arrependimento não lhe trará de volta a propriedade.

Texto(s) da Bíblia

Josué, sucessor de Moisés

1Moisés foi e falou estas palavras a todo o Israel. 2Ele disse:

— Hoje estou com cento e vinte anos de idade. Já não tenho forças para fazer o meu trabalho, e o Senhor me disse: “Você não passará o Jordão.” 3O Senhor, o Deus de vocês, passará adiante de vocês. Ele destruirá as nações que estão diante de vocês, e vocês tomarão posse delas. Josué passará adiante de vocês, como o Senhor falou. 4O Senhor fará com essas nações o que fez com Seom e Ogue, reis dos amorreus, e com a terra deles, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor entregar nas suas mãos esses povos que estão diante de vocês, façam com eles segundo todo o mandamento que ordenei a vocês. 6Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o Senhor, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará.

7Moisés chamou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel:

— Seja forte e corajoso, porque, com este povo, você entrará na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a seus pais; e você os fará herdá-la. 8O Senhor é quem irá à sua frente. Ele estará com você, não o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo, nem fique assustado.

Deuteronômio 31:1-8NAAAbrir na Bíblia

Diante disso, 

  1. 1.1. Não decida sem avaliar primeiro asconsequências. Se vai comprar, pense se poderá Se prometeu, imagine se vai poder cumprir. Se vai construir, faça todas as contas primeiro (Lucas 14.28). 
  2. 2. Não decida quando estiver com raiva. Deixe a ira irembora, para não fazer uma coisa movido pela raiva que sequestrou sua razão e feriu suas emoções (Salmo 37.8).
  3. 3. Não decida quando estiver emdepressão. Na curva dadepressão, não se pode ver a reta. Na depressão, vendem-se propriedades que não deviam ter sido negociadas. Na depressão, abandonam-se empregos antes amados. Na depressão, pessoas queridas são afastadas como inimigas. A depressãé um intervalo na lucidez, pelo que a decisão pode esperar (Jonas 4.3). 
  4. 4. Não decida quando estivereufórico. A euforiaconstróilusões, vendo benefícios até nos prejuízos (Jeremias 3.23) 
  5. 5. Não decida quando estiver sob pressão. Os produtos pressionam por sua raridade ou beleza. Os vendedores pressionam com as condições de pagamento para que onegócio seja logoconcretizado. Os produtos podem aguardar, para que impere a razão, não o impulso (Eclesiastes 3.1-8). 
  6. 6. Não decida sem ouvir pessoassábias(Provérbios 15.22). Junte-se a quem sabe. 
  7. 7. Não decida se não estiver em paz. Não tome umadecisão antes de estarconvencido por você mesmo, antes de ter dado ouvidos à sua sabedoria, com o seu coração em calma (Colossenses 3.15)

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.20.14
SIGA A SBB: