Sociedade Bíblica do Brasil
Israel Belo de Azevedo

No vale da sombra | episódio 5

Não desperdice a sua depressão

“Até que tenha depressão, não acho que alguém esteja qualificado para falar sobre ela.” (Geoffrey Boycott)

Texto(s) da Bíblia

Jesus, o caminho para o Pai

1— Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. 3E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também.

João 14:1-3NAAAbrir na Bíblia

33Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.

João 16:33NAAAbrir na Bíblia

experiência da depressão nãé algo que se deseje, porque transtorna vidas e pode se tornar uma indesejada companheira para todos os dias da jornada sobre a terra. 

Mas a experiência da depressãé tão forte que não pode ser desperdiçada. Se for o seu caso, não desperdice a sua depressão. Para nãdesperdiçar a sua depressão, lembre-se que você não tem culpa por experimentá-la, uma vez que ela vem para ricos e pobres, para santos e pecadores, para fortes e fracos. Ela nãé um livro que você escreveu, mas você pode torná-la um filme que dirige. 

Para nãdesperdiçar a sua depressão, aprenda a perceber os sinais que ela dá antes de chegar, de modo a não tomar decisões que não deve, a não ferir quem lhe dá a mão, a não desistir sem persistir, a esperar a passagem pelo vale onde tudo é escuro, porque você não permanecerá para sempre nessa casa temporária. 

Para nãdesperdiçar a sua depressão, aceite ajuda, às vezes vinda da voz ao lado, às vezes ouvida de amorosas e experientes pessoas, amigas ou profissionais, prontas para lhe soprar uma lufada de esperança. 

Para nãdesperdiçar a sua depressão, não se ache menor ou pior por precisar tomar remédio, mesmo que por longo tempo, ou fazer terapia, a fim de entender melhor a dinâmica profunda da vida humana. 

Para nãdesperdiçar a sua depressão, use a sua amarga experiência para ajudar outras pessoas na mesma condição, oferecendo-lhes o que mais precisam: afeto com compreensão.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: