Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

A história de Lia na Bíblia | episódio 2

Lia nos ensina a confiar em Deus

Mesmo vivendo sob constante comparação com a bela Raquel, Lia não estava escondida do olhar cuidadoso de Deus. Ele, que tudo sabe, permitiu que Lia engravidasse enquanto a infertilidade de sua irmã era prolongada.

Texto(s) da Bíblia

Os filhos de Jacó

31Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, fez com que ela fosse fecunda, ao passo que Raquel era estéril. 32Assim, Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben, pois disse:

— O Senhor viu a minha aflição. Por isso, agora meu marido vai me amar.

33Ela ficou grávida outra vez e deu à luz um filho. E disse:

— O Senhor ouviu que eu era desprezada e me deu mais este filho.

E deu-lhe o nome de Simeão.

34Lia ficou grávida ainda outra vez e deu à luz um filho. E disse:

— Agora, desta vez, o meu marido se unirá mais a mim, porque lhe dei à luz três filhos.

Por isso lhe deu o nome de Levi.

35Mais uma vez ela ficou grávida e deu à luz um filho. Então disse:

— Desta vez louvarei o Senhor.

E por isso lhe deu o nome de Judá. E depois disso não teve mais filhos.

Gênesis 29:31-35NAAAbrir na Bíblia

Lia teve a honra de ser a mãe do filho mais velho de Jacó, mas, erroneamente, achou que conquistaria o amor de seu marido. Lia encarou de modo realístico o nascimento de seu segundo filho, mas parece que o mesmo profundo desejo de ser amada ainda a consumia. Quando ficou grávida pela terceira vez, Lia exclamou: “—Agora o meu marido ficará mais unido comigo, pois já lhe dei três filhos (v. 34). 

Lia começou seu casamento enxergando apenas o que lhe faltava e sentindo-se infeliz, mas mudou seu coração e se voltou para o que possuía, pois estava determinada a louvar o Senhor. Somente o nascimento do quarto filho, Judá, fez essa esposa desprezada aprender a confiar em Deus (“Esta vez louvarei a Deus, o Senhor”, Gn 29.35). Ao olhar para a lista dos antepassados do Messias, o mundo se alegra com Lia porque sua fidelidade foi recompensada. O “Leão da tribo de Judá”, Jesus, o Messias, é descendente de Judá, filho de Lia, e a linhagem dos sacerdotes descendia de seu filho LeviLia nos ensina sobre a importante necessidade de vivermos para Deus e sua glória. 

Embora Lia não tivesse uma aparência atraente, não fosse amada nem desejada por Jacó, chegando até mesmo a ser desprezada, Deus viu nela uma beleza interior que a capacitou a cumprir os planos deleLia não pôde mudar Jacó, mas pôde transformar a si mesma e enxergar a mão de Deus em sua vida. De sua parte, Lia não permitiu que as atitudes dos outros a distraíssem da tarefa que Deus lhe deu. Quando morreu, Lia foi sepultada por Jacó junto com Abraão e Sara, e Isaque e Rebeca, no campo de Macpela (Gênesis 49.31). 

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.20.14
SIGA A SBB: