Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Razões para não desistir | episódio 4

A era em que vivemos, dominada, dentre outras coisas, pela tecnologia, mudou — e muito — a forma como interagimos com o mundo. Embora tenha encurtado distâncias, permitindo uma comunicação mais fácil e veloz, ela pode aumentar o nosso distanciamento em relação às pessoas e seus sentimentos, desumanizando as relações.

Texto(s) da Bíblia

O grande julgamento

31— Quando o Filho do Homem vier na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. 32Todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos: 33porá as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.

34— Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. 35Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; 36eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.”

37— Então os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? 38E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? 39E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?”

40— O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.”

41— Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42Porque tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e vocês não me deram de beber; 43sendo forasteiro, vocês não me hospedaram; estando nu, vocês não me vestiram; achando-me enfermo e preso, vocês não foram me ver.”

44— E eles lhe perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não o socorremos?”

45— Então o Rei responderá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o deixaram de fazer a um destes mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer.” 46E estes irão para o castigo eterno, porém os justos irão para a vida eterna.

Mateus 25:31-46NAAAbrir na Bíblia

O homem da mão ressequida

9Tendo Jesus saído dali, entrou na sinagoga deles. 10Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida. Então, a fim de o acusar, perguntaram a Jesus:

— É lícito curar no sábado?

11Ao que lhes respondeu:

— Quem de vocês será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço para tirá-la dali? 12Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Logo, é lícito nos sábados fazer o bem.

13Então Jesus disse ao homem:

— Estenda a mão.

O homem estendeu a mão, e ela foi restaurada e ficou sã como a outra.

Mateus 12:9-13NAAAbrir na Bíblia

1Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

2Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

3E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará.

4O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, 5não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. 6O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8O amor jamais acaba. Havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. 9Pois o nosso conhecimento é incompleto e a nossa profecia é incompleta. 10Mas, quando vier o que é completo, então o que é incompleto será aniquilado.

11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. 12Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido.

13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.

1Coríntios 13NAAAbrir na Bíblia

O texto de Mateus 25 fala de um grande julgamento, quando Jesus reunirá todas as pessoas e lhes perguntará se elas se preocuparam com quem tinha alguma necessidade. Naquele dia, Jesus questiona o cuidado que nós tivemos (ou deixamos de ter) com aqueles que precisavam de nós. Ele se importa com as pessoas e não quer que sejamos frios nem ignoremos o sofrimento de quem está à nossa volta. 

Certa vez, Jesus curou um homem num sábado. Na época, sua atitude foi tida como revolucionária e subversiva, já que o sábado era entendido como um dia santo, no qual se devia descansar. Ao realizar uma cura naquele dia sagrado, Jesus deixou um exemplo de preocupação genuína com as pessoas. Ele nos ensinou a cuidar das necessidades dos nossos irmãos e irmãs, antes de qualquer outra coisa. Esse é o verdadeiro cumprimento da vontade de Deus. Esse é o sentido do amor de Deus. 

Cuidemos para não nos tornar indiferentes em relação ao que as pessoas sentem, pensam ou sofrem. Com empatia, é possível manter amizades profundas e verdadeiras, para além do mundo virtual. E essas amizades são a chave para que encontremos esperança! São elas que nos ouvirão e estenderão a mão quando precisarmos. E para elas poderemos dar nossa ajuda e apoio, quando necessário. 

Ouvidos e corações atentos podem salvar vidas e ser, aos que precisam, uma razão para não desistir. 

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.20.14
SIGA A SBB: