Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 57

Texto(s) da Bíblia

Os tesouros no céu

19— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.

A luz do corpo

22— Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; 23se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!

Os dois senhores

24— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.

As preocupações

25— Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? 26Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? 27Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

28— E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? 31Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” 32Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. 33Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.

34— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Mateus 6:19-34NAAAbrir na Bíblia

O sábado

1Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel e lhes disse:

— São estas as palavras que o Senhor ordenou que se cumprissem: 2Seis dias vocês trabalharão, mas o sétimo dia lhes será santo, o sábado do repouso solene ao Senhor; quem nele trabalhar morrerá. 3Não acendam fogo em nenhuma das suas moradas no dia do sábado.

Deus manda trazer ofertas para o tabernáculo

Êx 25.1-9

4Moisés disse a toda a congregação dos filhos de Israel:

— Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo: 5Separem do que vocês têm uma oferta ao Senhor. Cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao Senhor: ouro, prata, bronze, 6pano azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabra, 7peles de carneiro tingidas de vermelho, peles finas, madeira de acácia, 8azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, 9pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral.

Os utensílios do tabernáculo

Êx 39.32-43

10— Venham todos os homens hábeis entre vocês e façam tudo o que o Senhor ordenou: 11o tabernáculo com a sua tenda e a sua cobertura, os seus ganchos, as suas tábuas, as suas vigas superiores, as suas colunas e as suas bases; 12a arca e os seus cabos, o propiciatório e o véu do cortinado; 13a mesa e os seus cabos, todos os seus utensílios e os pães da proposição; 14o candelabro da iluminação, os seus utensílios, as suas lâmpadas e o azeite para a iluminação; 15o altar do incenso e os seus cabos, o óleo da unção, o incenso aromático e o cortinado da porta à entrada do tabernáculo; 16o altar do holocausto e a sua grelha de bronze, os seus cabos e todos os seus utensílios, a bacia e o seu suporte; 17as cortinas do átrio, as suas colunas, as suas bases e o cortinado da porta do átrio; 18as estacas do tabernáculo, as estacas do átrio e as suas cordas; 19as vestes do ministério para ministrar no santuário, as vestes santas do sacerdote Arão e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes.

A prontidão do povo em trazer ofertas

20Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés. 21Todo aquele cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu veio e trouxe a oferta ao Senhor para a obra da tenda do encontro, para todo o seu serviço e para as vestes sagradas. 22Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração. Trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao Senhor. 23E todos os que tinham pano azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho e peles de animais marinhos trouxeram isso também. 24Todo aquele que fazia oferta de prata ou de bronze trazia isso como oferta ao Senhor; e todo aquele que possuía madeira de acácia para toda obra do serviço a trazia também. 25Todas as mulheres hábeis traziam o que, por suas próprias mãos, tinham fiado: pano azul, púrpura, carmesim e linho fino. 26E todas as mulheres cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pelos de cabra. 27Os chefes traziam pedras de ônix, pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral, 28as especiarias e o azeite para a iluminação, para o óleo da unção e para o incenso aromático. 29Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao Senhor, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o Senhor havia ordenado que se fizesse por meio de Moisés.

Deus chama Bezalel e Aoliabe

Êx 31.1-11

30Moisés disse aos filhos de Israel:

— Eis que o Senhor chamou por nome Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 31e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, 32para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, 33para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira e para todo tipo de trabalho artesanal. 34Também lhe dispôs o coração para ensinar os outros, tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. 35Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em pano azul, em púrpura, em carmesim e em linho fino, e a do tecelão, sim, todo tipo de trabalho e a elaborar desenhos.

Êxodo 35NAAAbrir na Bíblia

1Assim, trabalharam Bezalel, Aoliabe e todos os homens hábeis a quem o Senhor tinha dado habilidade e inteligência para saberem fazer toda obra para o serviço do santuário, segundo tudo o que o Senhor havia ordenado.

Moisés entrega as ofertas do povo

2Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os homens hábeis em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria, isto é, todos os homens cujo coração os impeliu a vir e fazer a obra. 3Estes receberam de Moisés todas as ofertas que os filhos de Israel haviam trazido para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, cada manhã o povo trazia a Moisés ofertas voluntárias. 4Então todos os homens sábios que se ocupavam em toda a obra do santuário deixaram o que faziam, vieram 5e disseram a Moisés:

— O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o Senhor ordenou que se fizesse.

6Então Moisés ordenou e a ordem foi proclamada no arraial:

— Nenhum homem ou mulher faça mais obra alguma para a oferta do santuário.

Assim, o povo foi proibido de trazer mais. 7Porque o material que tinham era suficiente para toda a obra que se devia fazer e ainda sobrava.

As cortinas do tabernáculo

Êx 26.1-13

8Assim, todos os homens hábeis, entre os que faziam a obra, fizeram o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido, pano azul, púrpura e carmesim com querubins; de obra de artista as fizeram. 9O comprimento de cada cortina era de doze metros e meio, e a largura era de um metro e oitenta; todas as cortinas tinham a mesma medida.

10Cinco cortinas eram ligadas umas às outras; e as outras cinco também eram ligadas umas às outras. 11Fizeram laçadas de pano azul na borda da cortina que estava na extremidade do primeiro agrupamento; e fizeram o mesmo com a borda da cortina que estava na extremidade do segundo agrupamento. 12Fizeram cinquenta laçadas numa cortina, e cinquenta laçadas na outra cortina na extremidade do segundo agrupamento; as laçadas eram contrapostas uma à outra. 13Fizeram cinquenta colchetes de ouro, com os quais prenderam as cortinas uma à outra; e o tabernáculo passou a ser um todo.

14Fizeram também de pelos de cabra cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo; fizeram onze cortinas. 15O comprimento de cada cortina era de treze metros e trinta, e a largura era de um metro e oitenta; as onze cortinas tinham a mesma medida. 16Juntaram cinco cortinas entre si e, de igual modo, as seis restantes. 17Fizeram cinquenta laçadas na borda da cortina que estava na extremidade do primeiro agrupamento e cinquenta laçadas na borda da cortina que estava na extremidade do segundo agrupamento. 18Fizeram também cinquenta colchetes de bronze para ajuntar a tenda, para que viesse a ser um todo. 19Fizeram também de peles de carneiro tingidas de vermelho uma cobertura para a tenda e outra cobertura de peles finas.

A cobertura de peles e as tábuas

Êx 26.14-30

20Fizeram também de madeira de acácia as tábuas para o tabernáculo, as quais eram colocadas verticalmente. 21Cada uma das tábuas tinha quatro metros e meio de comprimento e sessenta e sete centímetros de largura. 22Cada tábua tinha dois encaixes, para que se pudesse unir uma tábua à outra; assim fizeram com todas as tábuas do tabernáculo. 23No preparar as tábuas para o tabernáculo, colocaram vinte delas para o lado sul. 24Fizeram também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes. 25Também fizeram vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte, 26com as suas quarenta bases de prata: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua. 27Para o lado posterior do tabernáculo, o lado oeste, fizeram seis tábuas. 28Fizeram também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, na parte posterior, 29as quais, por baixo, estavam separadas, mas, em cima, se ajustavam à primeira argola; assim se fez com as duas tábuas nos dois cantos. 30Assim eram as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra tábua.

31Fizeram também travessas de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo, 32cinco para as tábuas do outro lado do tabernáculo e cinco para as tábuas do tabernáculo ao lado posterior, que olha para o oeste. 33A travessa do meio passava ao meio das tábuas, de uma extremidade à outra. 34Revestiram de ouro as tábuas e de ouro fizeram as suas argolas, pelas quais passavam as travessas, que também foram revestidas de ouro.

O véu, o cortinado e as colunas

Êx 26.31-37

35Fizeram também um véu de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido; fizeram-no com querubins, obra de artista. 36Penduraram esse véu em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro; os seus colchetes eram de ouro, sobre quatro bases de prata. 37Fizeram também para a porta da tenda um cortinado de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido, obra de bordador, 38e as suas cinco colunas, e os seus colchetes. Revestiram de ouro as suas cabeças e as suas molduras, mas as suas cinco bases eram de bronze.

Êxodo 36NAAAbrir na Bíblia

1O coração do ser humano

pode fazer planos,

mas a resposta certa

vem dos lábios do Senhor.

2Todos os caminhos

de uma pessoa são puros

aos seus próprios olhos,

mas o Senhor sonda o espírito.

3Entregue as suas obras

ao Senhor,

e o que você tem planejado

se realizará.

4O Senhor fez todas as coisas

para determinados fins;

até o ímpio, para o dia

da calamidade.

5O Senhor detesta todo aquele

que é orgulhoso;

é evidente que este

não ficará impune.

6Pela misericórdia e pela verdade

se expia a culpa;

e pelo temor do Senhor

se evita o mal.

7Se os caminhos de alguém

são agradáveis ao Senhor,

ele faz com que até

os seus inimigos

vivam em paz com ele.

8Melhor é o pouco, havendo justiça,

do que grandes rendimentos

com injustiça.

9O coração do ser humano

traça o seu caminho,

mas o Senhor lhe dirige os passos.

10Nos lábios do rei se acham

decisões autorizadas;

que ele seja justo

ao pronunciar uma sentença.

11Peso e balança justos

pertencem ao Senhor;

obra sua são todos os pesos

da bolsa.

12Os reis detestam

a prática da maldade,

porque o trono se estabelece

pela justiça.

13Os lábios justos

são o contentamento do rei,

e ele ama o que fala coisas retas.

14O furor do rei é como

um mensageiro da morte,

mas o homem sábio

consegue acalmá-lo.

15O semblante alegre do rei

significa vida,

e a sua bondade

é como chuva fora de época.

16Quanto melhor é adquirir

a sabedoria do que o ouro!

E mais excelente é adquirir

o entendimento

do que a prata!

17O caminho dos retos

é desviar-se do mal;

quem guarda o seu caminho

preserva a sua vida.

18Antes da ruína vem a soberba,

e o espírito orgulhoso

precede a queda.

19Melhor é ser humilde de espírito

com os humildes

do que repartir o despojo

com os orgulhosos.

20Quem atenta para o ensino

acha o bem,

e o que confia no Senhor,

esse é feliz.

21O sábio de coração

é chamado prudente,

e a doçura no falar

aumenta o saber.

22O bom senso, para aqueles

que o possuem, é fonte de vida;

mas a tolice

é a punição dos insensatos.

23O coração do sábio

é mestre de sua boca

e aumenta a persuasão

dos seus lábios.

24Palavras agradáveis

são como favo de mel:

doces para a alma

e remédio para o corpo.

25Há caminho que parece

direito ao ser humano,

mas o fim dele

é caminho de morte.

26A fome do trabalhador

o faz trabalhar,

porque a sua boca o incita a isso.

27O desprezível cava o mal,

e nos seus lábios

há como que fogo ardente.

28O perverso semeia discórdias,

e o difamador

separa os maiores amigos.

29O violento alicia

o seu companheiro

e guia-o por um caminho

que não é bom.

30Quem pisca os olhos

imagina o mal;

quem morde os lábios o executa.

31Os cabelos brancos

são uma coroa de honra

que é encontrada

no caminho da justiça.

32É melhor ter paciência

do que ser herói de guerra;

o que domina o seu espírito

é melhor do que

o que conquista uma cidade.

33Para fazer um sorteio

são lançados os dados,

mas toda decisão

procede do Senhor.

Provérbios 16NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: