Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 354

Texto(s) da Bíblia

A nova vida em Cristo

20Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? 21“Não toque nisto”, “não coma disso”, “não pegue naquilo”. 22Todas estas coisas se destroem com o uso; são preceitos e doutrinas dos homens. 23De fato, essas coisas têm aparência de sabedoria, ao promoverem um culto que as pessoas inventam, falsa humildade e tratamento austero do corpo. Mas elas não têm valor algum na luta contra as inclinações da carne.

Colossenses 2:20-23NAAAbrir na Bíblia

As coisas do alto

1Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. 3Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.

A velha natureza e a nova natureza

5Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; 6por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. 8Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. 9Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas 10e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou. 11Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

12Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. 13Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. 14Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. 16Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. 17E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Colossenses 3:1-17NAAAbrir na Bíblia

Profecia contra o Egito

1No décimo ano, no décimo mês, aos doze dias do mês, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

2— Filho do homem, vire o seu rosto contra Faraó, rei do Egito, e profetize contra ele e contra todo o Egito. 3Fale e diga:

Assim diz o Senhor Deus:

“Eis que estou contra você, Faraó,

rei do Egito, crocodilo enorme,

deitado no meio dos seus rios,

e que diz: ‘O meu rio é meu;

eu o fiz para mim mesmo.’

4Mas eu porei anzóis

em seus queixos

e farei com que os peixes

dos seus rios

se apeguem às suas escamas.

Vou tirá-lo do meio dos seus rios,

juntamente com todos

os peixes dos seus rios

grudados nas suas escamas.

5Vou lançá-lo no deserto,

você e todos os peixes

dos seus rios.

Você cairá em campo aberto,

não será recolhido nem sepultado.

Eu o darei como alimento

aos animais selvagens

e às aves do céu.

6E todos os moradores do Egito

saberão que eu sou o Senhor.”

— Porque os egípcios se tornaram um bordão de caniço para a casa de Israel. 7Quando os israelitas o pegaram com a mão, você rachou e lhes rasgou o ombro; quando eles se apoiaram, você quebrou, fazendo tremer os lombos deles. 8Por isso, assim diz o Senhor Deus: “Eis que trarei sobre você a espada e eliminarei de você pessoas e animais. 9A terra do Egito se tornará em desolação e deserto; e saberão que eu sou o Senhor. Porque você disse: ‘O rio é meu; eu o fiz’, 10eis que estou contra você e contra os seus rios. Farei da terra do Egito um deserto, uma completa desolação, desde Migdol até Sevene, até as fronteiras da Etiópia. 11Não passará por ela pé humano, nem pata de animal passará por ela, nem será habitada durante quarenta anos, 12porque tornarei a terra do Egito em desolação, no meio de terras desoladas; as suas cidades no meio das cidades desertas se tornarão em desolação durante quarenta anos; dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei por outras terras.”

13— Mas assim diz o Senhor Deus: “Ao fim de quarenta anos, ajuntarei os egípcios do meio dos povos por onde foram espalhados. 14Restaurarei a sorte dos egípcios e os farei voltar à terra de Patros, à terra de sua origem; e serão ali um reino humilde. 15O Egito se tornará o mais humilde dos reinos e nunca mais se exaltará sobre as nações. Eu os diminuirei, para que não dominem sobre as nações. 16A casa de Israel nunca mais porá a sua confiança no Egito, confiança essa que me traria à memória a iniquidade de Israel quando se voltava ao Egito em busca de socorro. Então eles saberão que eu sou o Senhor Deus.”

Nabucodonosor conquista o Egito

17No vigésimo sétimo ano, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

18— Filho do homem, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, conduziu o seu exército num difícil ataque à cidade de Tiro. Todas as cabeças se tornaram calvas e todos os ombros ficaram esfolados, mas nem ele nem o seu exército receberam qualquer recompensa pelo esforço que fizeram. 19Portanto, assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu darei a Nabucodonosor, rei da Babilônia, a terra do Egito. Ele levará a sua multidão, tomará o seu despojo e roubará a sua presa, e isto será o pagamento para o seu exército. 20Como pagamento pelo seu esforço eu lhe dei a terra do Egito, visto que eles trabalharam para mim”, diz o Senhor Deus.

21— Naquele dia, farei brotar o poder na casa de Israel. E a você, Ezequiel, permitirei que fale livremente no meio deles. E saberão que eu sou o Senhor.

Ezequiel 29NAAAbrir na Bíblia

O Egito será conquistado pela Babilônia

1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

2— Filho do homem, profetize e diga: Assim diz o Senhor Deus:

“Gritem: Ah! Aquele dia!

3Porque está perto o dia,

sim, está perto o Dia do Senhor.

Será um dia de nuvens,

o tempo dos gentios.

4A espada virá contra o Egito,

e haverá grande angústia

na Etiópia,

quando caírem os feridos no Egito;

o seu povo será levado

para o cativeiro,

e serão destruídos

os seus fundamentos.

5A Etiópia, Pute, Lude

e toda a Arábia,

os de Cube e os homens

da terra da aliança

cairão à espada

juntamente com o Egito.”

6Assim diz o Senhor:

“Também cairão

os que sustêm o Egito,

e será humilhado

o orgulho do seu poder.

Desde Migdol até Sevene,

cairão à espada”,

diz o Senhor Deus.

7“Serão desolados

no meio de terras desertas,

e as suas cidades estarão no meio

das cidades devastadas.

8Saberão que eu sou o Senhor,

quando eu tiver posto

fogo no Egito

e forem destruídos todos

os que lhe prestavam auxílio.”

9— Naquele dia, enviarei mensageiros em navios, para amedrontarem o povo da Etiópia, que vive despreocupado, e haverá angústia entre eles no dia da ruína do Egito; pois eis que já vem.

10Assim diz o Senhor Deus:

“Farei cessar a pompa do Egito,

por meio de Nabucodonosor,

rei da Babilônia.

11Ele e o seu povo com ele,

os mais terríveis das nações,

serão levados

para destruírem a terra;

atacarão o Egito

com suas espadas na mão

e encherão a terra de mortos.

12Secarei os rios e venderei a terra,

entregando-a nas mãos dos maus.

Por meio de estrangeiros,

farei desolada a terra

e a sua plenitude.

Eu, o Senhor, falei.”

13Assim diz o Senhor Deus:

“Também destruirei os ídolos

e eliminarei as imagens de Mênfis.

Não haverá mais príncipe

na terra do Egito,

onde implantarei o terror.

14Farei de Patros uma desolação,

porei fogo em Zoã

e executarei juízo em Tebas.

15Derramarei o meu furor

sobre Sim, fortaleza do Egito,

e exterminarei

a multidão de Tebas.

16Atearei fogo no Egito.

A cidade de Sim

terá grande angústia,

Tebas será destruída,

e Mênfis terá adversários

em pleno dia.

17Os jovens de Áven e de Pi-Besete

cairão à espada,

e estas cidades

irão para o cativeiro.

18Em Tafnes, o dia se escurecerá,

quando eu quebrar ali

os jugos do Egito

e nela cessar

o orgulho do seu poder;

uma nuvem a cobrirá,

e as suas filhas

irão para o cativeiro.

19Assim, executarei juízo no Egito,

e saberão que eu sou o Senhor.”

O rei de braços quebrados

20No décimo primeiro ano, no primeiro mês, aos sete dias do mês, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

21— Filho do homem, eu quebrei o braço de Faraó, rei do Egito, e eis que não foi atado para que seja tratado com remédios, nem posto numa tala para tornar-se forte o bastante para empunhar a espada. 22Portanto, assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu estou contra Faraó, rei do Egito. Quebrarei os seus braços, tanto o forte como o que já está quebrado, e farei com que a espada caia da sua mão. 23Dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei por outras terras. 24Fortalecerei os braços do rei da Babilônia e porei a minha espada na mão dele. Porém quebrarei os braços de Faraó, que, diante dele, gemerá como geme quem foi mortalmente ferido. 25Levantarei os braços do rei da Babilônia, mas os braços de Faraó cairão. Saberão que eu sou o Senhor, quando eu puser a minha espada na mão do rei da Babilônia e ele a estender contra a terra do Egito. 26Dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei por outras terras. Assim eles saberão que eu sou o Senhor.”

Ezequiel 30NAAAbrir na Bíblia

O convite gracioso de Deus

1“Ah! Todos vocês que têm sede,

venham às águas;

e vocês que não têm dinheiro,

venham, comprem e comam!

Sim, venham e comprem,

sem dinheiro e sem preço,

vinho e leite.

2Por que vocês gastam o dinheiro

naquilo que não é pão,

e o seu suor,

naquilo que não satisfaz?

Ouçam com atenção o que eu digo,

comam o que é bom

e vocês irão saborear

comidas deliciosas.

3Deem ouvidos e venham a mim;

escutem, e vocês viverão.

Porque farei uma aliança eterna

com vocês,

que consiste nas fiéis misericórdias

prometidas a Davi.

4Eis que eu fiz dele

uma testemunha aos povos,

um príncipe

e governador dos povos.

5Eis que você chamará uma nação

que você não conhece,

e uma nação

que nunca o conheceu

virá correndo para junto de você,

por causa do Senhor, seu Deus,

e do Santo de Israel,

porque este o glorificou.”

6Busquem o Senhor

enquanto ele pode

ser encontrado;

invoquem-no

enquanto ele está perto.

7Que o ímpio abandone

o seu mau caminho,

e o homem mau,

os seus pensamentos;

converta-se ao Senhor,

que se compadecerá dele,

e volte-se para o nosso Deus,

porque é rico em perdoar.

8“Porque os meus pensamentos

não são os pensamentos

de vocês,

e os caminhos de vocês

não são os meus caminhos”,

diz o Senhor.

9“Porque, assim como os céus

são mais altos do que a terra,

assim os meus caminhos

são mais altos do que os seus caminhos,

e os meus pensamentos

são mais altos do que

os pensamentos de vocês.

10Porque, assim como a chuva

e a neve descem dos céus

e para lá não voltam,

sem que primeiro reguem a terra,

e a fecundem, e a façam brotar,

para dar semente ao semeador

e pão ao que come,

11assim será a palavra

que sair da minha boca:

não voltará para mim vazia,

mas fará o que me apraz

e prosperará naquilo

para que a designei.”

12“Vocês sairão com alegria

e em paz serão guiados;

os montes e as colinas

romperão em cânticos

diante de vocês,

e todas as árvores do campo

baterão palmas.

13Em lugar do espinheiro,

crescerá o cipreste,

e em lugar da sarça

crescerá a murta.

E isso será glória

para o Senhor

e sinal eterno,

que nunca se apagará.”

Isaías 55NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: