Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 343

Texto(s) da Bíblia

1Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. 2E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

O fruto da luz e as obras das trevas

3Que a imoralidade sexual e toda impureza ou avareza não sejam nem sequer mencionadas entre vocês, como convém a santos. 4Não usem linguagem grosseira, não digam coisas tolas nem indecentes, pois isso não convém; pelo contrário, digam palavras de ação de graças. 5Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

6Não se deixem enganar com palavras vazias, porque a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa dessas coisas. 7Portanto, não participem daquilo que eles fazem. 8Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz 9— porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade —, 10tratando de descobrir o que é agradável ao Senhor. 11E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las. 12Pois aquilo que eles fazem em segredo é vergonhoso até mencionar. 13Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo o que se manifesta é luz. 14Por isso é que se diz:

“Desperte,

você que está dormindo,

levante-se dentre os mortos,

e Cristo o iluminará.”

15Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, 16aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. 17Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

18E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito, 19falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, 20dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Efésios 5:1-20NAAAbrir na Bíblia

O castigo dos idólatras

1Então alguns dos anciãos de Israel vieram e se assentaram diante de mim. 2A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

3— Filho do homem, estes homens levantaram ídolos dentro de seu coração e puseram diante de si o tropeço que os leva a cair em iniquidade. Será que eu deveria permitir que eles me consultem? 4Portanto, fale com eles e diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: “Qualquer homem da casa de Israel que levantar ídolos dentro de seu coração e puser diante de si tropeço que o leva a cair em iniquidade e que depois vier consultar um profeta, eu, o Senhor, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos. 5Farei isso para que eu possa conquistar novamente a casa de Israel no seu próprio coração, porque todos se afastaram de mim para seguirem os seus ídolos.”

6— Portanto, diga à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: “Convertam-se e afastem-se dos seus ídolos; desviem o rosto de todas as suas abominações. 7Porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se afastar de mim, que levantar ídolos dentro de seu coração e que depois vier consultar um profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o Senhor, responderei por mim mesmo. 8Voltarei o rosto contra o tal homem, farei dele um sinal e provérbio e o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor.”

9— “Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o Senhor, que enganei esse profeta; estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel. 10Ambos levarão sobre si a sua iniquidade. A iniquidade daquele que consulta será como a do profeta, 11para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”, diz o Senhor Deus.

A justiça dos castigos de Deus

12A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

13— Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e cortarei o suprimento de pão, enviarei contra ela fome e eliminarei dela pessoas e animais. 14Mesmo que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.

15— Se eu fizer passar pela terra animais selvagens, e eles a devastarem, assim que fique assolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras, 16tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada.

17— Ou se eu fizer vir a espada sobre essa terra e disser: “Espada, passe pela terra”; e eu eliminar dela pessoas e animais, 18tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos.

19— Ou se eu enviar a peste sobre essa terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para eliminar dela pessoas e animais, 20tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem o seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.

21— Porque assim diz o Senhor Deus: Quanto pior não será, se eu enviar os meus quatro piores castigos, isto é, a espada, a fome, os animais selvagens e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela pessoas e animais? 22Mas eis que alguns sobreviventes serão deixados nela, filhos e filhas que serão levados para fora. Eis que eles virão a vocês, e vocês verão a sua conduta e as suas ações. E ficarão consolados do mal que eu fiz vir sobre Jerusalém, sim, de tudo o que fiz vir sobre ela. 23Eles os consolarão quando vocês virem a sua conduta e as suas ações. E vocês saberão que não foi sem motivo que fiz tudo o que fiz nela, diz o Senhor Deus.

Ezequiel 14NAAAbrir na Bíblia

Jerusalém é uma videira inútil

1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

2— Filho do homem, de todos os ramos das árvores da floresta, o que acontece com a lenha da videira? 3Será que essa madeira pode ser empregada para fazer alguma obra? Será que é possível tirar dela uma estaca para pendurar objetos? 4Eis que é jogada no fogo, para ser queimada. Se o fogo queima as duas extremidades, e o meio fica também carbonizado, será que serve para alguma obra? 5Ora, se já não servia para nada quando estava inteira, muito menos servirá para fazer alguma coisa depois que o fogo a queimou ou estiver carbonizada.

6— Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como a lenha da videira entre as árvores da floresta, que entreguei ao fogo para ser queimada, assim entregarei os moradores de Jerusalém. 7Voltarei o rosto contra eles. Mesmo que saiam do fogo, o fogo os consumirá. E vocês saberão que eu sou o Senhor, quando tiver voltado o rosto contra eles. 8Tornarei a terra em desolação, porque cometeram graves transgressões, diz o Senhor Deus.

Ezequiel 15NAAAbrir na Bíblia

O Senhor é o único Deus

1“Mas agora escute, Jacó,

meu servo,

e Israel, a quem escolhi.”

2Assim diz o Senhor, que o criou

e formou desde o ventre materno,

e que o ajuda:

“Não tenha medo, meu servo Jacó,

meu amado, a quem escolhi.

3Porque derramarei água

sobre o chão sedento

e torrentes sobre a terra seca.

Derramarei o meu Espírito

sobre a sua posteridade

e a minha bênção

sobre os seus descendentes,

4e eles brotarão como a relva,

como salgueiros

junto às correntes de água.”

5“Um dirá: ‘Eu sou do Senhor’;

outro se chamará

pelo nome de Jacó;

o outro ainda escreverá

na própria mão:

‘Eu sou do Senhor’,

e por sobrenome tomará

o nome de Israel.”

6Assim diz o Senhor,

o Rei e Redentor de Israel,

o Senhor dos Exércitos:

“Eu sou o primeiro

e eu sou o último,

e além de mim não há Deus.

7Quem, assim como eu,

fez predições

desde que estabeleci

o mais antigo povo?

Que o declare e o exponha

diante de mim!

Que esse anuncie as coisas futuras,

as coisas que hão de vir!

8Não fiquem apavorados,

nem tenham medo.

Por acaso não revelei

e anunciei isso a vocês

muito tempo atrás?

Vocês são as minhas testemunhas.

Será que há outro Deus

além de mim?

Não, não há outra Rocha

que eu conheça.”

Contra a idolatria

9Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as coisas que eles tanto estimam não têm valor nenhum. Eles mesmos são testemunhas de que elas nada veem, nem entendem, para que sejam envergonhados. 10Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que não tem valor nenhum? 11Eis que todos os seus seguidores ficarão envergonhados, pois os artífices não passam de homens. Que todos eles se reúnam e se apresentem! Sentirão pavor e, todos juntos, serão envergonhados.

12O ferreiro pega uma ferramenta e trabalha nas brasas; vai moldando um ídolo com o martelo e forja-o com a força do seu braço. Ele tem fome e perde as forças; não bebe água e desfalece.

13O carpinteiro estende o cordel sobre a madeira e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz uma escultura à semelhança e beleza de um ser humano, para ser colocada num templo.

14Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.

15Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira ele se aquece e também assa o pão; com a outra parte ele faz um deus e se prostra diante dele; esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. 16Metade queima no fogo e com ela assa a carne para comer; faz um assado e dele se farta; também se aquece e diz: “Ah! Já estou aquecido! E como é bom olhar para o fogo.” 17Do resto ele faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: “Livra-me, porque tu és o meu deus.”

18Nada sabem, nem entendem, porque os olhos deles estão grudados, para que não vejam, e o coração deles já não pode entender. 19Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: “Metade da madeira queimei e sobre as brasas assei pão e carne para comer. E será que daquilo que restou eu faria uma abominação? Deveria eu me ajoelhar diante de um pedaço de madeira?”

20Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: “Não é uma mentira isso que tenho em minha mão?”

A promessa de livramento

21“Lembre-se destas coisas, ó Jacó,

ó Israel, porque você é meu servo!

Eu o formei, você é meu servo,

ó Israel;

não me esquecerei de você.

22Desfaço as suas transgressões

como a névoa

e os seus pecados, como a nuvem;

volte para mim, porque eu o remi.”

23“Alegrem-se, ó céus,

porque o Senhor fez isto;

exultem, ó profundezas da terra;

cantem de alegria, vocês, montes,

vocês, bosques

e todas as suas árvores,

porque o Senhor remiu Jacó

e se glorificou em Israel.”

24Assim diz o Senhor,

o seu Redentor,

o mesmo que o formou

desde o ventre materno:

“Eu sou o Senhor,

que faço todas as coisas.

Sozinho estendi os céus

e sozinho espraiei a terra.

25Eu frustro os sinais

dos que profetizam mentiras

e faço com que os adivinhos

fiquem parecendo tolos.

Obrigo os sábios a recuar,

transformando o seu saber

em tolice.

26Eu confirmo a palavra

do meu servo

e cumpro o conselho

dos meus mensageiros.

Digo a respeito de Jerusalém:

‘Ela será habitada’;

e a respeito das cidades de Judá:

‘Elas serão edificadas’;

e quanto às suas ruínas:

‘Eu as levantarei’.

27Digo à profundeza do mar:

‘Seque, e eu secarei os seus rios.’

28Eu digo a respeito de Ciro:

‘Ele é meu pastor e cumprirá

tudo o que me agrada.’

Digo também de Jerusalém:

‘Será edificada’;

e do templo: ‘Seus alicerces

serão lançados.’”

Isaías 44NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: