Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 27

Texto(s) da Bíblia

A autoridade de Jesus

1Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar, chegaram os principais sacerdotes e os escribas, juntamente com os anciãos, 2e lhe perguntaram:

— Diga-nos com que autoridade você faz estas coisas? Ou quem lhe deu esta autoridade?

3Jesus respondeu:

— Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Digam: 4O batismo de João era do céu ou dos homens?

5Então discutiram entre si:

— Se dissermos: “Do céu”, ele dirá: “Por que não acreditaram nele?” 6Mas, se dissermos: “Dos homens”, o povo todo nos apedrejará, porque está convicto de que João era profeta.

7Por fim, responderam que não sabiam de onde era. 8E Jesus lhes disse:

— Então eu também não lhes digo com que autoridade faço estas coisas.

A parábola dos lavradores maus

9A seguir, Jesus passou a contar ao povo esta parábola:

— Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a para uns lavradores e ausentou-se do país por prazo considerável. 10No devido tempo, mandou um servo aos lavradores para que lhe dessem do fruto da vinha. Mas os lavradores, depois de espancá-lo, o despacharam de mãos vazias. 11Em vista disso, enviou-lhes outro servo, mas também a este espancaram e, depois de insultá-lo, despacharam de mãos vazias. 12Mandou ainda um terceiro; também a este, depois de feri-lo, expulsaram. 13Então o dono da vinha disse: “Que farei? Enviarei o meu filho amado; talvez o respeitem.”

14— Mas, quando os lavradores viram o filho, começaram a discutir entre si: “Este é o herdeiro; vamos matá-lo, para que a herança seja nossa.” 15E, lançando-o fora da vinha, o mataram.

— Que lhes fará, pois, o dono da vinha? 16Virá, exterminará aqueles lavradores e entregará a vinha a outros.

Ao ouvir isto, disseram:

— Que tal não aconteça!

17Mas Jesus, com o olhar fixo neles, disse:

— Que quer dizer então o que está escrito: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular”? 18Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

19Naquela mesma hora, os escribas e os principais sacerdotes procuravam prender Jesus, porque entenderam que ele havia contado essa parábola contra eles; mas temiam o povo.

A questão do imposto

20Eles passaram a vigiar Jesus. Enviaram espiões que se fingiam de justos para ver se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador. 21Então lhe perguntaram:

— Mestre, sabemos que o senhor fala e ensina corretamente e não se deixa levar pela aparência das pessoas, mas ensina o caminho de Deus segundo a verdade. 22É lícito pagar imposto a César ou não?

23Mas Jesus, percebendo a artimanha deles, respondeu:

24— Mostrem-me um denário. De quem é a figura e a inscrição?

Eles responderam:

— De César.

Então Jesus lhes disse:

25— Pois deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

26Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, admirados da sua resposta, calaram-se.

Lucas 20:1-26NAAAbrir na Bíblia

Jacó faz um altar em Betel

1Deus disse a Jacó:

— Levante-se, vá para Betel e habite ali. Faça ali um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú.

2Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele:

— Joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. 3Vamos nos preparar e ir para Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei.

4Então deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas. E Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

5Quando eles partiram, o terror de Deus invadiu as cidades vizinhas, e não perseguiram os filhos de Jacó. 6Assim, Jacó chegou a Luz, chamada Betel, que fica na terra de Canaã, ele e todo o povo que estava com ele. 7E edificou ali um altar. E àquele lugar deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele quando estava fugindo do seu irmão.

8Débora, a ama de Rebeca, morreu e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho que se chama Alom-Bacute.

9Depois que Jacó havia retornado de Padã-Arã, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou. 10Deus disse a ele:

— Você se chama Jacó, mas o seu nome não será mais Jacó; o seu nome será Israel.

E lhe deu o nome de Israel. 11Disse-lhe mais:

— Eu sou o Deus Todo-Poderoso; seja fecundo e multiplique-se; uma nação e multidão de nações sairão de você, e reis procederão de você. 12A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e, depois de você, à sua descendência.

13E Deus se retirou dele, elevando-se do lugar onde lhe havia falado. 14Então Jacó pôs uma coluna de pedra no lugar onde Deus havia falado com ele e derramou uma libação e azeite sobre ela. 15Ao lugar onde Deus lhe havia falado, Jacó deu o nome de Betel.

O nascimento de Benjamim e a morte de Raquel

16Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, Raquel deu à luz um filho, num parto que foi muito difícil. 17Em meio às dores, a parteira disse a Raquel:

— Não tenha medo, pois você ainda terá este filho.

18Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu ao filho o nome de Benoni. Mas seu pai lhe chamou Benjamim. 19Assim, Raquel morreu e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém. 20Jacó levantou uma coluna sobre a sepultura de Raquel. Essa é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje. 21Então Israel partiu e armou a sua tenda além da torre de Éder.

Descendentes de Israel

1Cr 2.1-2

22E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, Rúben foi e se deitou com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo disso.

Eram doze os filhos de Israel. 23Rúben, o primogênito de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, filhos de Lia; 24José e Benjamim, filhos de Raquel; 25Dã e Naftali, filhos de Bila, serva de Raquel; 26e Gade e Aser, filhos de Zilpa, serva de Lia. São estes os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.

A morte de Isaque

27Jacó veio a Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque. 28Os dias da vida de Isaque foram cento e oitenta anos. 29Após uma longa velhice, Isaque expirou e morreu, sendo reunido ao seu povo; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.

Gênesis 35NAAAbrir na Bíblia

Descendentes de Esaú

1Cr 1.35-37

1São estes os descendentes de Esaú, que é Edom. 2Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu; 3e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote. 4De Ada teve Esaú um filho chamado Elifaz e de Basemate lhe nasceu Reuel. 5A Oolibama nasceu Jeús, Jalão e Corá. Estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã.

6Esaú tomou as suas mulheres, os seus filhos, as suas filhas, todas as pessoas de sua casa, o seu rebanho, todo o seu gado, todos os bens, tudo o que havia adquirido na terra de Canaã e os levou para outra terra, longe de seu irmão Jacó. 7Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado. 8Então Esaú, que é Edom, habitou no monte Seir.

9Esta é a descendência de Esaú, pai dos edomitas, no monte Seir. 10São estes os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú. 11Os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz. 12Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú; ela deu à luz Amaleque. Estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú. 13E os filhos de Reuel são estes: Naate, Zerá, Samá e Mizá; estes foram os filhos de Basemate, mulher de Esaú. 14E são estes os filhos de Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, mulher de Esaú; ela deu a Esaú: Jeús, Jalão e Corá.

15São estes os chefes dos filhos de Esaú; os filhos de Elifaz, o primogênito de Esaú: os chefes Temã, Omar, Zefô, Quenaz, 16Corá, Gaetã, Amaleque. Estes são os chefes que nasceram a Elifaz na terra de Edom; são os filhos de Ada.

17São estes os filhos de Reuel, filho de Esaú: os chefes Naate, Zerá, Samá e Mizá. Estes são os chefes que nasceram a Reuel na terra de Edom; são os filhos de Basemate, mulher de Esaú.

18São estes os filhos de Oolibama, mulher de Esaú: os chefes Jeús, Jalão e Corá. Estes são os chefes que descendem de Oolibama, filha de Aná e mulher de Esaú. 19São estes os filhos de Esaú, isto é, Edom, e esses são os seus chefes.

Descendentes de Seir

1Cr 1.38-42

20São estes os filhos de Seir, o horeu, moradores da terra: Lotã, Sobal, Zibeão e Aná, 21Disom, Eser e Disã. Estes são os chefes dos horeus, filhos de Seir na terra de Edom.

22Os filhos de Lotã são Hori e Homã; a irmã de Lotã é Timna.

23São estes os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.

24São estes os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é o Aná que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.

25São estes os filhos de Aná: Disom e Oolibama, a filha de Aná. 26Estes são os filhos de Disom: Hendã, Esbã, Itrã e Querã.

27São estes os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã.

28São estes os filhos de Disã: Uz e Arã.

29São estes os chefes dos horeus: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, 30Disom, Eser e Disã. Estes são os chefes dos horeus na terra de Seir.

Reis e chefes de Edom

1Cr 1.43-54

31São estes os reis que reinaram na terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel. 32Em Edom reinou Belá, filho de Beor, e o nome da sua cidade era Dinabá. 33Belá morreu, e, em seu lugar, reinou Jobabe, filho de Zerá, de Bozra. 34Morreu Jobabe, e, em seu lugar, reinou Husão, da terra dos temanitas. 35Morreu Husão, e, em seu lugar, reinou Hadade, filho de Bedade, o que derrotou Midiã no campo de Moabe. O nome da sua cidade era Avite. 36Morreu Hadade, e, em seu lugar, reinou Samlá, de Masreca. 37Morreu Samlá, e, em seu lugar, reinou Saul, de Reobote, junto ao Eufrates. 38Morreu Saul, e, em seu lugar, reinou Baal-Hanã, filho de Acbor. 39Morreu Baal-Hanã, filho de Acbor, e, em seu lugar, reinou Hadar. O nome de sua cidade era Paú, e o de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe.

40São estes os nomes dos chefes de Esaú, segundo as suas famílias, os seus lugares e os seus nomes: os chefes Timna, Alva, Jetete, 41Oolibama, Elá, Pinom, 42Quenaz, Temã, Mibzar, 43Magdiel e Irã. Estes são os chefes de Edom, segundo as suas habitações na terra que possuíam. Este é Esaú, pai dos edomitas.

Gênesis 36NAAAbrir na Bíblia

Com Deus não temeremos

Salmo de Davi

1O Senhor é a minha luz

e a minha salvação;

de quem terei medo?

O Senhor é a fortaleza

da minha vida;

a quem temerei?

2Quando malfeitores

me sobrevêm

para me destruir,

meus opressores e inimigos,

eles é que tropeçam e caem.

3Ainda que um exército

se acampe contra mim,

não se atemorizará

o meu coração;

e, se estourar contra mim a guerra,

ainda assim terei confiança.

4Uma coisa peço ao Senhor

e a buscarei:

que eu possa morar

na Casa do Senhor

todos os dias da minha vida,

para contemplar

a beleza do Senhor

e meditar no seu templo.

5Pois, no dia da adversidade,

ele me ocultará no seu abrigo;

no interior do seu tabernáculo,

me acolherá;

ele me porá no alto de uma rocha.

6Agora, será exaltada

a minha cabeça

acima dos inimigos

que me cercam.

No seu tabernáculo, oferecerei

sacrifícios de júbilo;

cantarei e salmodiarei ao Senhor.

7Ouve, Senhor, a minha voz;

eu clamo;

tem compaixão de mim

e responde-me.

8Ao meu coração me ocorre:

“Busquem a minha presença.”

Buscarei, pois, Senhor,

a tua presença.

9Não me escondas, Senhor,

a tua face;

não rejeites com ira o teu servo.

Tu és o meu auxílio;

não me deixes,

nem me abandones,

ó Deus da minha salvação.

10Porque, se o meu pai

e a minha mãe

me abandonarem,

o Senhor me acolherá.

11Ensina-me, Senhor,

o teu caminho

e guia-me por vereda plana,

por causa dos meus inimigos.

12Não me entregues à vontade

dos meus adversários;

pois contra mim se levantam

falsas testemunhas

e os que só respiram crueldade.

13Eu creio que verei

a bondade do Senhor

na terra dos viventes.

14Espere no Senhor.

Anime-se, e fortifique-se

o seu coração;

espere, pois, no Senhor.

Salmos 27NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: