Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 199

Texto(s) da Bíblia

Paulo censura o litígio entre os irmãos

1Quando algum de vocês tem uma questão contra outro, como se atreve a submeter isso a juízo diante dos injustos e não diante dos santos? 2Ou vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vocês, será que vocês não são competentes para julgar as coisas mínimas? 3Por acaso vocês não sabem que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 4Portanto, quando precisam julgar negócios terrenos, por que vocês constituem como juízes aqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja? 5Digo isso para a vergonha de vocês. Será que não existe nem ao menos um sábio entre vocês, que possa julgar entre seus irmãos? 6Mas um irmão vai a juízo contra outro irmão, e isto diante de não crentes!

7O simples fato de moverem ações uns contra os outros já é completa derrota para vocês. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem ficar com o prejuízo? 8Mas vocês mesmos cometem injustiça e causam prejuízo, e isto aos próprios irmãos! 9Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, 10nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. 11Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

Fugir da imoralidade

12“Todas as coisas me são lícitas”, mas nem todas convêm. “Todas as coisas me são lícitas”, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 13“Os alimentos são para o estômago, e o estômago existe para os alimentos.” Mas Deus destruirá tanto o estômago quanto os alimentos. Porém o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. 14Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder.

15Vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo? E será que eu tomaria os membros de Cristo e os faria membros de uma prostituta? De modo nenhum! 16Ou não sabem que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, “os dois se tornarão uma só carne”. 17Mas aquele que se une ao Senhor é um só espírito com ele.

18Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo. 19Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? 20Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.

1Coríntios 6NAAAbrir na Bíblia

Elias no monte Horebe

1Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado todos os profetas à espada. 2Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe:

— Que os deuses me castiguem se amanhã a estas horas eu não tiver feito com a sua vida o mesmo que você fez com a vida de cada um deles!

3Elias ficou com medo, levantou-se e, para salvar a vida, se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá. E ali ele deixou o seu servo. 4Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo de um zimbro. Sentiu vontade de morrer e orou:

— Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais.

5Deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro. E eis que um anjo tocou nele e lhe disse:

— Levante-se e coma.

6Elias olhou e viu, perto da sua cabeça, um pão assado sobre pedras em brasa e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7O anjo do Senhor voltou, tocou nele e lhe disse:

— Levante-se e coma, porque a viagem será longa.

8Então Elias se levantou, comeu e bebeu. E, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

9Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse:

— O que você está fazendo aqui, Elias?

10Ele respondeu:

— Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida.

11Então foi-lhe dito:

— Saia daí e fique diante do Senhor no monte.

Eis que o Senhor estava passando. E um grande e forte vento fendia os montes e quebrava as rochas diante do Senhor. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Depois do terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, veio o som de um suave sussurro. 13Quando Elias ouviu isso, cobriu o rosto com o manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que veio uma voz e lhe disse:

— O que você está fazendo aqui, Elias?

14Ele respondeu:

— Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida.

15Então o Senhor disse a Elias:

— Vá, volte ao seu caminho para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. 16Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta em seu lugar. 17Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. 18Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.

O chamado de Eliseu

19Elias saiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que estava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a décima segunda junta. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 20Então Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias e disse:

— Deixe-me beijar o meu pai e a minha mãe e, então, eu o seguirei.

Elias respondeu:

— Vá e volte, pois você já sabe o que fiz com você.

21Eliseu voltou para trás, pegou a junta de bois e os sacrificou. E, com os equipamentos dos bois, cozinhou a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Então se levantou, seguiu Elias, e o servia.

1Reis 19NAAAbrir na Bíblia

3Será que dois andarão juntos,

se não estiverem de acordo?

4Será que o leão

vai rugir na floresta,

sem que tenha encontrado presa?

Será que o leãozinho

fará ouvir a sua voz no covil,

se não tiver apanhado nada?

5Será que a ave

cairá na armadilha,

se o laço não estiver armado?

Será que o laço se levanta do chão,

sem que tenha apanhado

alguma coisa?

6Será possível tocar a trombeta

na cidade,

sem que o povo comece a tremer?

Será que sobrevirá algum mal

à cidade,

sem que o Senhor o tenha feito?”

7“Certamente o Senhor Deus

não fará coisa alguma,

sem primeiro revelar o seu segredo

aos seus servos, os profetas.

8O leão rugiu,

quem não ficará com medo?

O Senhor Deus falou,

quem não profetizará?”

9“Proclamem nas fortalezas

de Asdode

e nos palácios

da terra do Egito o seguinte:

‘Reúnam-se nos montes

de Samaria

e vejam que grandes tumultos

lá existem

e que opressões há no meio dela.’

10Porque o povo de Samaria

não sabe fazer o que é reto”,

diz o Senhor,

“e entesoura nos seus palácios

a violência e a devastação.”

11Portanto, assim diz o Senhor Deus:

“Um inimigo cercará a sua terra,

destruirá o seu poder,

e os seus palácios

serão saqueados.”

12Assim diz o Senhor:

— Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha de um animal, assim serão salvos os filhos de Israel que vivem em Samaria com apenas o canto da cama e parte do leito.

13“Ouçam e deem testemunho

contra a casa de Jacó”,

diz o Senhor Deus,

o Deus dos Exércitos:

14“No dia em que eu punir Israel,

por causa das suas transgressões,

visitarei também

os altares de Betel;

e as pontas do altar serão cortadas

e cairão por terra.

15Derrubarei a casa de inverno

com a casa de verão;

as casas de marfim

ficarão em ruínas,

e as grandes casas

serão destruídas”,

diz o Senhor.

Amós 3:3-15NAAAbrir na Bíblia

Ameaças contra as mulheres de Samaria

1“Ouçam esta palavra,

vacas de Basã,

vocês que estão

no monte de Samaria,

que oprimem os pobres,

esmagam os necessitados

e dizem aos maridos:

‘Tragam vinho, e vamos beber!’

2O Senhor Deus jurou

pela sua santidade

que virão dias em que vocês

serão arrastadas com ganchos;

até as últimas de vocês

serão levadas

com anzóis de pesca.

3Vocês sairão em fila pelas brechas

e serão lançadas

na direção do monte Hermom”,

diz o Senhor.

Amós 4:1-3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: