Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 185

Texto(s) da Bíblia

Marcos 12

O grande mandamento

28Chegando um dos escribas, que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta, perguntou-lhe:

— Qual é o principal de todos os mandamentos?

29Jesus respondeu:

— O principal é: “Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! 30Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.” 31O segundo é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” Não há outro mandamento maior do que estes.

32Então o escriba disse:

— Muito bem, Mestre! E com verdade o senhor disse que ele é o único, e não há outro além dele, 33e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e com todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

34Vendo Jesus que o escriba havia respondido sabiamente, declarou-lhe:

— Você não está longe do Reino de Deus.

E ninguém mais ousava fazer perguntas a Jesus.

O Cristo, filho de Davi

35Jesus, ensinando no templo, perguntou:

— Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? 36O próprio Davi falou, pelo Espírito Santo:

“Disse o Senhor ao meu Senhor:

‘Sente-se à minha direita,

até que eu ponha os seus inimigos

debaixo dos seus pés.’”

37— O próprio Davi chama o Cristo de Senhor; então como ele pode ser filho de Davi?

E a grande multidão o ouvia com prazer.

Jesus censura os escribas

38E, ao ensinar, Jesus dizia:

— Cuidado com os escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças; 39buscam as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes; 40devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações. Estes sofrerão juízo muito mais severo.

A oferta da viúva pobre

41Sentado diante da caixa de ofertas, Jesus observava como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Vindo, porém, uma viúva pobre, lançou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43E, chamando os seus discípulos, Jesus disse:

— Em verdade lhes digo que esta viúva pobre lançou na caixa de ofertas mais do que todos os ofertantes. 44Porque todos eles deram daquilo que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.

Marcos 12:28-44NAAAbrir na Bíblia

1Reis 4

Os oficiais de Salomão

1O rei Salomão reinou sobre todo o Israel. 2E estes eram os seus altos oficiais: Azarias, filho de Zadoque, era o sacerdote; 3Eliorefe e Aías, filhos de Sisa, eram secretários; Josafá, filho de Ailude, era o cronista; 4Benaia, filho de Joiada, era comandante do exército; Zadoque e Abiatar eram sacerdotes; 5Azarias, filho de Natã, era governador-chefe; Zabude, filho de Natã, era ministro e amigo do rei; 6Aisar era o responsável pelo palácio; Adonirão, filho de Abda, era superintendente dos que realizavam trabalhos forçados.

7Salomão tinha doze governadores sobre todo o Israel, que forneciam mantimento ao rei e ao seu palácio; cada um tinha de fornecer durante um mês do ano. 8São estes os seus nomes: Ben-Hur, nas montanhas de Efraim; 9Ben-Dequer, em Macaz, Saalabim, Bete-Semes, Elom e Bete-Hanã; 10Ben-Hesede, em Arubote, Socó e toda a terra de Héfer; 11Ben-Abinadabe, que era casado com Tafate, filha de Salomão, em toda a cordilheira de Dor; 12Baaná, filho de Ailude, em Taanaque, Megido, e toda a Bete-Seã, que fica perto de Zaretã, abaixo de Jezreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, até além de Jocmeão; 13Ben-Geber, em Ramote-Gileade, nas aldeias de Jair, filho de Manassés, que estão em Gileade e também na região de Argobe, em Basã, sessenta grandes cidades com muralhas e ferrolhos de bronze; 14Ainadabe, filho de Ido, em Maanaim; 15Aimaás, que era casado com Basemate, outra filha de Salomão, em Naftali; 16Baaná, filho de Husai, em Aser e Bealote; 17Josafá, filho de Parua, em Issacar; 18Simei, filho de Elá, em Benjamim; 19Geber, filho de Uri, na terra de Gileade, a terra de Seom, rei dos amorreus, e de Ogue, rei de Basã; e havia só um governador nesta região.

A prosperidade do reino de Salomão

20O povo de Judá e Israel era tão numeroso como a areia que está na praia do mar; eles comiam, bebiam e se alegravam. 21Salomão dominava sobre todos os reinos desde o Eufrates até a terra dos filisteus e até a fronteira do Egito. Esses reinos pagavam tributo e serviram Salomão durante todos os dias da sua vida. 22As provisões diárias de Salomão eram três mil quilos da melhor farinha e seis mil quilos de farinha; 23dez bois gordos, vinte bois de pasto e cem carneiros, além dos veados, as gazelas, os corços e aves bem-tratadas. 24Porque Salomão dominava sobre toda a região e sobre todos os reis do lado de cá do Eufrates, desde Tifsa até Gaza, e tinha paz em toda a região ao redor. 25Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, durante todos os dias de Salomão.

26Salomão tinha também quatro mil cavalos em estrebarias, para os seus carros de guerra, e doze mil cavaleiros. 27Os governadores forneciam provisões, cada um no seu mês, ao rei Salomão e a todos os que chegavam à sua mesa; coisa nenhuma deixavam faltar. 28Também levavam a cevada e a palha para os cavalos e os ginetes, para o lugar onde estivesse o rei, segundo lhes havia sido prescrito.

A sabedoria de Salomão

29Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e uma inteligência tão vasta como a areia que está na praia do mar. 30A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31Era mais sábio do que todos os homens: mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E a sua fama se espalhou por todas as nações ao redor. 32Compôs três mil provérbios, e os seus cânticos foram mil e cinco. 33Falou sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota dos muros; também falou sobre os animais e as aves, os animais que rastejam e os peixes. 34De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e também mensageiros de todos os reis da terra que tinham ouvido falar da sua sabedoria.

1Reis 4NAAAbrir na Bíblia

1Reis 5

Salomão faz aliança com Hirão

2Cr 2.1-16

1Também Hirão, rei de Tiro, enviou os seus servos a Salomão, porque ouviu que Salomão havia sido ungido rei em lugar de seu pai. Acontece que Hirão sempre tinha sido amigo de Davi. 2Então Salomão enviou mensageiros a Hirão, dizendo:

3— Você sabe que Davi, meu pai, não pôde edificar um templo ao nome do Senhor, seu Deus, por causa das guerras em que se viu envolvido, até que o Senhor pôs os seus inimigos debaixo dos pés dele. 4Porém a mim o Senhor, meu Deus, tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma. 5Por isso tenho a intenção de edificar um templo ao nome do Senhor, meu Deus, como o Senhor falou a Davi, meu pai, dizendo: “O seu filho, que porei em seu lugar no seu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.” 6Agora ordene que cortem cedros do Líbano para mim. Os meus servos estarão com os seus servos, e eu lhe pagarei o salário destes segundo o que você determinar. Porque você bem sabe que entre o meu povo não há quem saiba cortar a madeira como os sidônios.

7Quando Hirão ouviu as palavras de Salomão, ficou muito contente e disse:

— Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio para reinar sobre este grande povo.

8Hirão enviou mensageiros a Salomão, dizendo:

— Ouvi a mensagem que você me enviou. Farei tudo o que você deseja no que se refere às madeiras de cedro e de cipreste. 9Os meus servos as levarão desde o Líbano até o mar, e eu farei com que sejam conduzidas em jangadas pelo mar até o lugar que você disser. Ali elas serão desamarradas e você as receberá. E você também fará a minha vontade, dando provisões à minha casa.

10Assim, Hirão deu a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, segundo este queria. 11Salomão deu a Hirão duas mil toneladas de trigo, para sustento da sua casa, e quatrocentos mil litros de azeite de oliva puro; e o fazia de ano em ano. 12O Senhor deu sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido. Havia paz entre Hirão e Salomão, e eles fizeram uma aliança entre si.

Preparativos para edificar o templo

2Cr 2.17-18

13O rei Salomão formou uma leva de trabalhadores forçados dentre todo o Israel, num total de trinta mil homens. 14Ele os enviava ao Líbano alternadamente, dez mil por mês; um mês estavam no Líbano, e dois meses, cada um em sua casa. E Adonirão dirigia a leva. 15Salomão tinha também setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que talhavam pedra nas montanhas, 16além dos chefes-oficiais de Salomão, em número de três mil e trezentos, que dirigiam a obra e davam ordens ao povo que a executava. 17O rei mandou que trouxessem pedras grandes, pedras preciosas e pedras lavradas para os alicerces do templo. 18Os edificadores de Salomão, e os de Hirão, e os giblitas cortaram as pedras e prepararam a madeira e as pedras para edificar o templo.

1Reis 5NAAAbrir na Bíblia

Oseias 7

3Alegram o rei

com as suas maldades,

e os príncipes,

com as suas mentiras.

4Todos eles são adúlteros.

São semelhantes ao forno

aceso pelo padeiro,

que não precisa atiçar o fogo

desde que sovou a massa

até que seja levedada.

5No dia da festa do nosso rei,

os príncipes adoeceram

de tanto beber vinho,

e o rei estendeu a mão

aos zombadores.

6Enquanto estão à espreita,

preparam o coração

como um forno:

durante a noite

o seu furor se abranda,

mas, pela manhã, queima

como um fogo abrasador.

7Todos eles são quentes

como um forno

e consomem os seus juízes.

Todos os seus reis caem,

mas não há ninguém entre eles

que me invoque.”

8“Efraim se mistura com os povos

e é um pão que não foi virado

na hora de assar.

9Estrangeiros sugam

as suas forças,

mas ele não percebe;

cabelos brancos

se espalham pela cabeça,

mas ele não o sabe.

10A arrogância de Israel

abertamente dá testemunho

contra eles,

mas eles não voltam

para o Senhor, seu Deus,

nem o buscam em tudo isso.”

11“Porque Efraim é como

uma pomba ingênua,

sem entendimento:

chamam o Egito

e se voltam para a Assíria.

12Quando forem,

estenderei a minha rede sobre eles

e farei com que desçam

como as aves do céu.

Eu os castigarei de acordo

com o que ouviram

na sua congregação.

13— Ai deles!

Porque fugiram de mim.

Destruição sobre eles,

porque se rebelaram

contra mim!

Eu os remiria,

mas eles falam mentiras

contra mim.”

14“Não clamam a mim de coração,

mas dão uivos nas suas camas.

Eles se ajuntam para o trigo

e para o vinho,

mas se rebelam contra mim.

15Eu treinei e fortaleci

os seus braços,

mas eles planejam

o mal contra mim.

16Eles voltam,

mas não para o Altíssimo.

Fizeram-se

como um arco defeituoso.

Os seus príncipes

serão mortos à espada,

por causa da insolência

da sua língua.

Serão motivo de zombaria

na terra do Egito.”

Oseias 7:3-16NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.26.9
SIGA A SBB: