Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 182

Texto(s) da Bíblia

Jesus entra em Jerusalém

1Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos 2e disse-lhes:

— Vão até a aldeia que está diante de vocês e logo, ao entrar, encontrarão preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendam o jumentinho e tragam aqui. 3Se alguém perguntar: “Por que estão fazendo isso?”, respondam: “O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para cá.”

4Então foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 5Alguns dos que ali estavam reclamaram:

— O que estão fazendo, soltando o jumentinho?

6Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus. Então os deixaram ir. 7Levaram o jumentinho a Jesus, puseram as suas capas sobre o animal, e Jesus montou nele. 8Muitos estenderam as suas capas no caminho, e outros espalharam ramos que tinham cortado nos campos. 9Tanto os que iam adiante dele como os que o seguiam clamavam:

“Hosana!

Bendito o que vem

em nome do Senhor!

10Bendito o Reino que vem,

o reino de Davi, nosso pai!

Hosana nas maiores alturas!”

11E Jesus entrou em Jerusalém, no templo. E, tendo observado tudo, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze.

A figueira sem fruto

12No dia seguinte, quando saíram de Betânia, Jesus teve fome. 13E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, a não ser folhas; porque não era tempo de figos. 14Então Jesus disse à figueira:

— Nunca mais alguém coma dos seus frutos!

E os discípulos de Jesus ouviram isto.

Marcos 11:1-14NAAAbrir na Bíblia

A velhice de Davi

1Quando o rei Davi já estava bem velho, envolviam-no com roupas, mas ele não se aquecia. 2Então os seus servos lhe disseram:

— Que se procure para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja diante do rei e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça.

3Então procuraram em todo o território de Israel uma jovem formosa. Acharam Abisague, sunamita, e a levaram ao rei. 4A jovem era muito bonita. Cuidava do rei e o servia, mas o rei não teve relações com ela.

Adonias tenta ser rei

5Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse:

— Eu serei o rei.

Providenciou carros de guerra, cavaleiros e cinquenta homens que corressem na sua frente. 6Seu pai jamais o tinha contrariado, dizendo: “Por que você fez isso ou aquilo?” Adonias tinha boa aparência e era mais jovem do que Absalão. 7Ele tinha feito um acordo com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, que o seguiam e apoiavam. 8Porém Zadoque, o sacerdote, Benaia, filho de Joiada, Natã, o profeta, Simei, Reí e os valentes de Davi não apoiavam Adonias.

9Certo dia Adonias sacrificou ovelhas, bois e bezerros gordos junto à pedra de Zoelete, que está perto de En-Rogel. Convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei, e todos os homens de Judá que estavam a serviço do rei, 10porém não convidou Natã, o profeta, nem Benaia, nem os valentes, nem Salomão, seu irmão.

Salomão é proclamado rei

11Então Natã disse a Bate-Seba, mãe de Salomão:

— Você não ouviu que Adonias, filho de Hagite, se proclamou rei e que nosso senhor, Davi, não sabe de nada? 12Agora permita que eu lhe dê um conselho, para que você salve a sua vida e a vida do seu filho Salomão. 13Vá, apresente-se ao rei Davi e diga: “Ó rei, meu senhor, não é verdade que você jurou a esta sua serva, dizendo: ‘O seu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono?’ Por que, então, Adonias se tornou rei?” 14— Eis que, enquanto você ainda estiver falando com o rei, eu também entrarei depois de você e confirmarei as suas palavras.

15Assim, Bate-Seba entrou no quarto do rei para falar com ele. O rei já era bem velho, e Abisague, a sunamita, o servia. 16Bate-Seba inclinou a cabeça e prostrou-se diante do rei, que perguntou:

— O que você quer?

17Ela respondeu:

— Meu senhor, você jurou a esta sua serva pelo Senhor, seu Deus, dizendo: “O seu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono.” 18Mas agora Adonias se proclamou rei, e você, ó rei, meu senhor, não sabe disso. 19Ele sacrificou bois, bezerros gordos e ovelhas em abundância. Convidou todos os filhos do rei, Abiatar, o sacerdote, e Joabe, comandante do exército, mas não convidou o seu servo Salomão. 20Porém, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos em você, para que o rei diga quem se assentará no trono do rei, meu senhor, depois dele. 21Do contrário, sucederá que, quando o rei, meu senhor, morrer, eu e o meu filho Salomão seremos tidos por culpados.

22Enquanto Bate-Seba ainda falava com o rei, eis que o profeta Natã entrou. 23E anunciaram isso ao rei, dizendo:

— O profeta Natã está aí.

Ele se apresentou ao rei e prostrou-se com o rosto em terra diante dele. 24Natã perguntou:

— Rei Davi, por acaso o senhor declarou, dizendo: “Adonias reinará depois de mim e é ele quem se assentará no meu trono”? 25Porque hoje ele foi sacrificar bois, bezerros gordos e ovelhas em abundância. Convidou todos os filhos do rei, os chefes do exército e Abiatar, o sacerdote. E eis que estão comendo e bebendo com ele e gritando: “Viva o rei Adonias!” 26Porém não convidou a mim, que sou servo do rei, nem Zadoque, o sacerdote, nem Benaia, filho de Joiada, nem Salomão, que é servo do meu senhor. 27Será que isso teria sido feito por ordem do rei, meu senhor? E o senhor não contou nem a este seu servo quem se assentaria no seu trono, depois do senhor!

28O rei Davi respondeu:

— Chamem Bate-Seba.

Ela se apresentou ao rei e se pôs diante dele. 29Então o rei jurou, dizendo:

— Tão certo como vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia, 30farei no dia de hoje como jurei a você pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: “O seu filho Salomão reinará depois de mim e se assentará no meu trono, em meu lugar.”

31Então Bate-Seba se inclinou, prostrou-se com o rosto em terra diante do rei e disse:

— Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre!

32O rei Davi disse:

— Chamem Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada.

E eles se apresentaram ao rei. 33Então o rei disse:

— Levem com vocês os meus servos, façam o meu filho Salomão montar na minha mula e levem-no a Giom. 34Ali Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, o ungirão rei sobre Israel. Então toquem a trombeta e digam: “Viva o rei Salomão!” 35Depois venham subindo com ele, e ele virá e se assentará no meu trono, pois é ele quem reinará em meu lugar. Porque ordenei que ele seja chefe sobre Israel e sobre Judá.

36Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei:

— Amém! Que o Senhor, Deus do rei, meu senhor, confirme isso! 37Como o Senhor Deus tem estado com o rei, meu senhor, assim esteja com Salomão e faça com que o trono dele seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor.

38Então Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e a guarda real fizeram Salomão montar na mula que era do rei Davi e o levaram a Giom. 39Zadoque, o sacerdote, levou o chifre do azeite que estava no tabernáculo e ungiu Salomão. Tocaram a trombeta, e todo o povo gritou:

— Viva o rei Salomão!

40Todo o povo vinha subindo atrás de Salomão, tocando flautas e gritando de alegria. O barulho era tanto, que parecia que a terra estava se fendendo.

41Adonias e todos os convidados que estavam com ele ouviram isso, quando acabavam de comer. Também Joabe ouviu o som da trombeta e perguntou:

— Que significa esse alvoroço na cidade?

42Enquanto ele falava, eis que chegou Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote. Adonias disse a Jônatas:

— Entre aqui, porque você é um homem valente e deve estar trazendo boas notícias.

43Mas Jônatas respondeu a Adonias:

— Pelo contrário. Nosso senhor, o rei Davi, proclamou Salomão como rei. 44E Davi enviou com ele Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e os da guarda real; e eles fizeram Salomão montar na mula que era do rei. 45Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom. Eles voltaram de lá, cheios de alegria, e a cidade se alvoroçou. É esse o barulho que você ouviu. 46Também Salomão já está sentado no trono do reino. 47Além disso, os oficiais do rei foram cumprimentar Davi e disseram: “Que o seu Deus faça com que o nome de Salomão seja mais célebre do que o seu nome, e faça com que o trono dele seja maior do que o seu trono.” E o rei se inclinou sobre o leito. 48O rei também disse o seguinte: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que deu hoje quem se assente no meu trono, e permitiu que eu o visse com os meus próprios olhos.”

49Então todos os convidados que estavam com Adonias começaram a tremer, se levantaram e foram embora, cada um pelo seu caminho.

50Porém Adonias, temendo Salomão, levantou-se, foi e pegou nas pontas do altar. 51Então alguém foi dizer a Salomão:

— Eis que Adonias tem medo do rei Salomão, porque pega nas pontas do altar, dizendo: “Que o rei Salomão me jure hoje que não matará este seu servo à espada.”

52Salomão respondeu:

— Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá no chão. Mas se fizer alguma maldade, morrerá.

53Então o rei Salomão enviou mensageiros, e o fizeram descer do altar. Adonias veio e se prostrou diante do rei Salomão, que lhe disse:

— Vá para a sua casa.

1Reis 1NAAAbrir na Bíblia

11“A prostituição,

o vinho envelhecido

e o vinho novo

tiram o entendimento.

12O meu povo consulta

os seus ídolos de madeira,

e um pedaço de pau

lhes dá resposta.

Porque um espírito de prostituição

os enganou,

e eles, prostituindo-se,

abandonaram o seu Deus.

13Sacrificam no alto dos montes

e queimam incenso

sobre as colinas,

debaixo dos carvalhos,

dos álamos e dos terebintos,

porque é boa a sua sombra.

Por isso, as filhas de vocês

se prostituem,

e as suas noras adulteram.”

14“Não castigarei

as filhas de vocês,

que se prostituem,

nem as suas noras,

quando adulteram,

porque os próprios homens

se retiram com as meretrizes

e oferecem sacrifícios

com as prostitutas cultuais.

E um povo que não tem

entendimento

corre para a sua perdição.”

15“Se você, Israel,

quer se prostituir,

pelo menos não faça

com que Judá se torne culpado.

Não venham a Gilgal,

nem subam a Bete-Áven.

E não jurem, dizendo:

‘Tão certo como vive o Senhor.’

16Como vaca rebelde,

Israel se rebelou.

Será que o Senhor

pode apascentá-los

num lugar espaçoso

como se fossem cordeiros?”

17“Efraim está entregue aos ídolos;

é deixá-lo.

18Tendo acabado de beber,

eles se entregam à prostituição;

os seus príncipes amam

apaixonadamente a desonra.

19O vento os envolveu

nas suas asas,

e eles ficarão envergonhados

por causa dos seus sacrifícios.”

Oseias 4:11-19NAAAbrir na Bíblia

Sentença contra Israel e Judá

1“Ouçam isto, sacerdotes!

Fique atenta, ó casa de Israel!

Dê ouvidos, ó casa do rei!

Porque a sentença é contra vocês!

Pois vocês foram

um laço em Mispa

e uma rede estendida

sobre o Tabor.

2Os rebeldes se aprofundaram

na matança,

mas eu castigarei todos eles.”

3“Eu conheço Efraim,

e Israel não me está oculto.

Porque você, Efraim, se prostituiu,

e Israel está contaminado.

Oseias 5:1-3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: