Sociedade Bíblica do Brasil
15/2/2023

Sociedade Bíblica do Brasil celebra 75 anos semeando a Palavra e transformando vidas

Jubileu de Diamante contará com congresso e culto de ação de graças realizados na Assembleia de Deus Ministério Belém, em São Paulo, e reafirmará a missão da organização que é tornar a Palavra de Deus relevante para impactar vidas

Fotos: SBB

Cerimônia de fundação da SBB, realizada na 1ª Igreja Batista do Rio de Janeiro, em 1948

Com o firme propósito de “dar a Bíblia à Pátria” e a inabalável convicção de que somente o Livro Sagrado era capaz de trazer a transformação que a nação tanto precisava, líderes das principais igrejas cristãs brasileiras ocuparam as dependências do Edifício da Bíblia, à rua Buenos Aires, 135, região central da cidade do Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de junho de 1948. Começava ali uma história de desafios e de impossibilidades; também de fé e muitos milagres.

Essa é a história da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), entidade criada naquela assembleia e que se tornou um marco para a causa da Bíblia no país, com a distribuição da palavra e divulgação de sua mensagem, tornando-a relevante e acessível a todas as pessoas. Em 2023, ano em que celebra seus 75 anos, a organização se renova e busca novas estratégias, sempre firme na missão original de semear a Bíblia e transformar vidas.

A SBB é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica e cultural. Sem fins lucrativos, ela traduz, produz e distribui a Bíblia, um verdadeiro manual para a vida, capaz de promover o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, ou seja, a pessoa em sua integralidade. Para cumprir sua missão, a organização busca oferecer o texto bíblico em diferentes formatos, procurando atender também às necessidades específicas dos mais variados públicos.

Não somente oferecer o texto, mas discuti-lo e fomentar a reflexão a partir dele. Para tanto, anualmente, é realizado o Fórum de Ciências Bíblicas, nas dependências do Museu da Bíblia, em Barueri (SP). E no decorrer de cada ano, os Seminários de Ciências Bíblicas por todo o Brasil. Para que ele seja aproveitado ao máximo, são promovidas capacitações, cursos e treinamentos, com destaque para a Academia da Bíblia e os Treinamentos de Evangelização com a Palavra, que fazem parte do programa Sócio Evangelizador.

A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 146 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 240 países e territórios.

Edições para todos os públicos

Fiéis aos originais – hebraico, aramaico e grego – as traduções publicadas pela SBB são também as mais utilizadas pelos cristãos brasileiros. Com destaque para a Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revista e Corrigida e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). Em 2011, a SBB relançou a Tradução Brasileira, um clássico da literatura bíblica, de 1917, a primeira a ser feita totalmente no Brasil.

Já em novembro de 2017, a SBB concluiu a revisão da tradução de Almeida Revista e Atualizada, uma das preferidas dos cristãos brasileiros. Com o nome de Nova Almeida Atualizada, a versão é resultado de quatro anos de trabalho e recebeu melhorias com o objetivo de tornar o texto mais compreensível, sem perder a essência da tradução de Almeida.

Outra característica da SBB é acompanhar os avanços tecnológicos, oferecendo o texto bíblico em formatos e modelos variados, como Bíblias em e-book; aplicativo; Bíblia em Áudio, em braile e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Centro de Produção das Escrituras

O Centro de Produção das Escrituras funciona desde 1995 no município de Barueri (SP), no mesmo local da Sede Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil. Dele faz parte a Gráfica da Bíblia, 100% dedicada à impressão de Bíblias e Novos Testamentos. Construída com o apoio de Sociedades Bíblicas de diversos países, tem sido fundamental para que a SBB cumpra sua missão. Desde sua fundação, a Gráfica da Bíblia já produziu cerca de 200 milhões de Bíblias e Novos Testamentos.

Criado para servir às igrejas cristãs no Brasil e no mundo, o Centro de Produção tem excelência reconhecida além das fronteiras nacionais. Materiais em português representam apenas parte de sua produção. De suas instalações, já saíram exemplares em mais de 30 idiomas, entre os quais espanhol, inglês, francês, árabe e até o ioruba, idioma falado em países africanos, Do total de Escrituras produzidas, cerca de 20% são destinados à obra bíblica realizada em outros países.

Com uma média de um exemplar da Bíblia a cada três segundos. Em 2022, saíram de suas oficinas 6,3 milhões de Bíblias completas – de estudo, afinidade, luxo, capa dura ou brochura –, Novos Testamentos e exemplares em Braile. Essa produção faz com que, por mês, sejam utilizadas 800 bobinas de papel que, se desenroladas, alcançariam uma extensão de 24 mil quilômetros. Em outras palavras, o papel consumido em um ano seria suficiente para dar 7,2 voltas na Terra.

Programas bíblicos de impacto social

Em 2022, o Luz na Amazônia completou 60 anos levando socorro material e espiritual pelos rios da região

Por mais que a produção de Bíblias seja um aspecto importante do trabalho desenvolvido pela SBB, ela é um dos meios para que a instituição possa cumprir sua missão. O grande objetivo é a transformação de vidas. Para tanto, uma série de projetos e programas são desenvolvidos. Entre os quais os programas bíblicos de impacto social, que atendem diferentes segmentos da população, especialmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social. Entre os públicos contemplados pelas ações da organização estão as crianças, detentos, enfermos hospitalizados, pessoas com deficiência, dependentes químicos e estudantes. Todo ano, são realizados mais de 400 mil atendimentos e beneficiadas cerca de 350 mil pessoas pelo trabalho realizado pela Sociedade Bíblica e suas parceiras.

Um dos programas mais antigos da SBB, o Luz na Amazônia completou 60 anos de atividade em 2022. Com o propósito de transformar a história do ribeirinho pela Palavra de Deus, ele leva assistência integral a essas comunidades da região amazônica do Pará. As viagens são feitas no barco Luz na Amazônia III, construído especialmente para viabilizar o atendimento, mesmo nas comunidades mais isoladas e distantes dos centros urbanos.

Espaços Culturais

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, a SBB mantém, desde 2003, o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil. Funcionando em uma área de 900 m2, integrada a um centro de eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental. O Museu da Bíblia tem estado presente em todo o país, por meio de exposições itinerantes, que levam a cultura e história bíblica a variados públicos. Em 2019, a SBB inaugurou mais um Museu da Bíblia na cidade de Santana de Parnaíba (SP), também em parceria com a Prefeitura do município.

Em setembro de 2004, a cidade do Rio de Janeiro ganhou o Centro Cultural da Bíblia. O espaço abriga um auditório com capacidade para cem pessoas, um museu e uma loja de literatura bíblica. Está instalado no Edifício da Bíblia, onde funcionou a primeira sede nacional da SBB. Atualmente, a SBB se prepara para transformar todas as suas sedes regionais em Centros Culturais, apresentando à sociedade uma nova proposta e forma de difusão dos valores bíblicos. Os dois primeiros serão os de Recife (PE) e de Belém (PA).

Rádio Bíblia SBB

No dia 9 de dezembro de 2021, ia ao ar pela primeira vez uma nova e ousada proposta de comunicação da Palavra de Deus. Idealizada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e com o slogan “A rádio que toca a Bíblia”, a Rádio Bíblia SBB entrou em operação com a proposta de uma programação feita 24 horas por dia com a Bíblia como personagem principal. Atualmente, são 15 programas diários, que vão do conteúdo adaptado de eventos como o Fórum de Ciências Bíblicas ao testemunho de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Palavra, além de muita música, informação, notícias, curiosidades do mundo da Bíblia, programas de incentivo à leitura e audição das Escrituras, reflexão e edificação. Um conteúdo rico e produzido não somente para os falantes da língua portuguesa, mas para quem fala espanhol e até mesmo o ucraniano.

Após pouco mais de um ano no ar, a Rádio Bíblia SBB já é referência no meio na comunicação cristã no Brasil e no exterior. A Rádio já chegou a 69 países, como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Angola e Moçambique, entre outros. Ela se soma a uma rede de comunicação integrada e multiplataforma que alcança 2,8 milhões de pessoas por mês, principalmente nas redes sociais. São 1,42 milhão de seguidores no Facebook; 242 mil no Instagram; 50 mil no Twitter; 27 mil no Youtube e 8 mil no Linkedin. Há ainda os usuários do aplicativo Bíblia SBB, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e no website oficial da SBB; os sites bíblia.sbb.org.br e sbb.com.br; e o site da Academia da Bíblia SBB, que oferece cursos e treinamentos para aprofundar os conhecimentos e a vivência bíblica diária.

A comemoração está marcada

O templo sede da AD Ministério do Belém receberá no dia 10 de junho as comemorações pelos 75 anos da SBB

Para celebrar seu Jubileu de Diamante, a Sociedade Bíblica do Brasil está organizando diversas comemorações e ações que ocorrerão durante todo o ano. Desde o fim do ano passado, 2023 foi o escolhido o ano em que “A Bíblia dá paz”. Mais recentemente, a SBB apresentou o selo em comemoração aos 75 anos e que está no cabeçalho de sua homepage . A imagem faz ligação entre a data e o logotipo da instituição, um trabalho que, por se tratar do anúncio da própria Palavra, é um verdadeiro diamante nas mãos divinas e estará em todos os materiais que serão lançados no decorrer do período. Nos próximos meses a organização lançará seu site, mais moderno, dinâmico e integrado. E, claro, como em toda boa comemoração, não pode faltar a festa. Esta, inclusive, já está marcada. Acontecerá no sábado, 10 de junho, no templo-sede da Assembleia de Deus Ministério Belém, em São Paulo (Rua Dr. Fomm, 140 – Belenzinho – SP). Durante o dia haverá um congresso da Bíblia e, para encerrar, um culto de ação de graças a Deus, com a preleção do pastor Hernandes Dias Lopes.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: