Secretaria Regional promove o Dia da Bíblia em São Paulo
Pastores e líderes cristãos puderam conhecer a celebração que ocorrerá no dia 11 de dezembro e que contará com a distribuição de Novos Testamentos na ação Um Milhão de Sementes da Paz.
Fotos: Rhayane Coelho
A Secretaria da Sociedade Bíblica do Brasil em São Paulo realizou, na manhã do dia 18 de novembro, culto de ação de graças para promover o Dia da Bíblia 2022. A ação foi a primeira entre muitas que devem divulgar a data por todo o País e reuniu, na zona norte da capital paulista, pastores e líderes das mais diversas denominações evangélicas. Em meio a louvores e à ministração da Palavra, eles oraram pela realização do Dia da Bíblia, conheceram programas como o Acolher a Pessoa com Deficiência Visual e foram convidados a tomar parte da campanha Um Milhão de Sementes da Paz, que distribuirá 1 milhão de Novos Testamentos para promover a cultura da paz nesta edição do Dia da Bíblia.
“Anunciamos a mensagem de paz para uma sociedade extremamente carente. Mergulhada em violência, dividida e polarizada. Mas é paz em meio à guerra, em meio à tempestade. Precisamos voltar à Palavra, a única capaz de trazer vida nova”, explicou o pastor Vinícius Lacerda, Secretário Regional da SBB em São Paulo, lembrando o tema das comemorações deste ano, o texto de João 14.27
VENDO SEM ENXERGAR
Entre os presentes estavam o coronel Alexandre Marcondes Terra, presidente dos PMs de Cristo; o pastor Daniel Checchio, da Rede Social do Centro; e o reverendo Mariano Alves Junior, Diretor-executivo da Junta Missionária de Pinheiros. Representando suas entidades, eles falaram sobre os projetos de cada uma delas, destacaram a parceria com a SBB e enfatizaram a importância da união para continuar comunicando a Palavra.
Os louvores ficaram por conta Helio Araújo da Silva e seus filhos, da Igreja Presbiteriana do Brasil de Cubatão (SP). Já o pastor Públio Azevedo, da Igreja Batista de Parada XV de Novembro, em São Paulo, pregou. “Devemos buscar a Palavra de Deus e, principalmente, o Deus da Palavra. Como certa vez desafiaram o missionário Adoniram Judson (1788 – 1850), na Bitmânia: ‘Se Deus é tão poderoso, por que Ele não fala na minha língua?’. Para tornar a Palavra acessível, precisamos torná-la central em nosso viver”, desafiou ele.
Também estiveram em peso os participantes do projeto Acolher a Pessoa com Deficiência Visual. Sob a liderança da assistente social Renata Aguiar, eles se reúnem a cada quinzena para trocar experiências, fortalecer vínculos, aprender direitos e cultivar valores bíblicos. Representando o grupo, o funcionário público Jair de Carvalho Pimentel emocionou a todos ao fazer a leitura das Escrituras em 1João 4.7-12
SEMEANDO PARA COLHER
Em 2022, a celebração do Dia da Bíblia, que acontecerá no segundo domingo de dezembro, terá o mesmo tema que norteou as atividades da SBB ao longo do ano: A Bíblia, o Livro da Paz. Entre as muitas e possíveis formas de comemorar a data, a entidade incentiva a realização de cultos especiais durante toda a semana, chamada de a Semana da Bíblia; a realização de maratonas e desafios bíblicos nas igrejas locais; e o uso ativo das redes sociais, para alcançar os mais jovens.
Outra iniciativa é a campanha Um Milhão de Sementes da Paz, que pretende distribuir kits com Novos Testamentos personalizados, com ilustrações e auxílios para a realização da leitura. “Nosso propósito é entregar 1 milhão de exemplares em todo o País e chamamos a Igreja paulista para entrar nessa semeadura e plantar aqui. Não pode haver desculpas para a omissão. Tantas vezes gastamos com pacotes de figurinhas da Copa, mas não temos recursos para a Obra de Deus. É tempo de crer naquilo que o Senhor ordena e a Bíblia revela”, ressaltou o pastor Marcos Gladstone F. Silva, Secretário de Distribuição e Coordenação das Secretarias Regionais da SBB. “Como aprendemos hoje, comemorar o Dia da Bíblia é recordar a importância e centralidade da Palavra em nossas vidas, nas igrejas e na sociedade. Queremos mudanças? Sigamos por esse caminho”, finalizou o reverendo Paulo Teixeira, Secretário de Tradução e Publicações da SBB.