Sociedade Bíblica do Brasil

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro

Com a presença de líderes das principais igrejas brasileiras e cristãos de diversas denominações, a Sociedade Bíblica do Brasil comemorou seu Jubileu de Diamante em São Paulo

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro
75 anos – Congresso da Bíblia e Culto de Ação de Graças celebraram o Jubileu de Diamante da SBB no novo Templo da Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo (Foto: Maia Martinez)

Há 75 anos, representantes das principais igrejas brasileiras se reuniram no Rio de Janeiro com a missão de “dar a Bíblia à Pátria”. Uma missão aparentemente impossível naquele momento, mas respondida fé, árduo trabalho, confiança em Deus e a criação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Aquele momento e toda a jornada que o seguiu foi rememorada no sábado, 10 de junho de 2023, no novo Templo da Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo. Mais uma vez, os representantes das igrejas brasileiras se reuniram, mas para agradecer a Deus, pois o que era impossível se tornou realidade. Foi dia de comemorar o Jubileu de Diamante da SBB, também de celebrar a Causa da Bíblia, a evangelização e o avivamento espiritual sustentados pela produção e distribuição da Palavra de Deus e as incontáveis vidas transformadas pela semeadura do Livro Sagrado ao longo dos últimos 75 anos.

A festividade começou no período da tarde com o Congresso da Bíblia. O tema trabalhado foi o mesmo do ano de 2023: A Bíblia dá Paz. Dessa forma, na primeira palestra, o Reverendo Paulo Roberto Teixeira, Secretário de Tradução e Publicações da SBB, falou sobre a “Paz na Terra, perspectivas bíblicas para vivências de paz em meio a conflitos”, tratando a questão sob a perspectiva bíblica, histórica e atual.

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro
Na celebração dos 75 anos da SBB, Coral e Orquestra da Assembleia de Deus Ministério do Belém entoam louvores a Deus (Foto: AD Sede Ministério do Belém)

Em seguida, o Reverendo Dr. Erní Walter Seibert, Diretor-executivo da instituição, abordou a “Paz na prática”, apresentando as diversas ações realizadas pela SBB, como os projetos bíblicos de impacto social, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Produção da Bíblia, as diversas edições publicadas e distribuídas por todo o país e para o mundo, o Museu da Bíblia e os Centros Culturais, e a Rádio Bíblia SBB, entre outros.

Pastor José Wellington Bezerra da Costa

Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do Belém

“Sinto-me não apenas emocionado, mas muito agradecido a Deus por esse momento especial, por esses 75 anos e por esse fecundo trabalho da Sociedade Bíblica do Brasil. Nasci em 1934 e, quando criança, ainda um ‘moço da igreja’, a SBB começou em nosso país. Desde então, cresci e vivi ao lado dela. É a responsável por permitir grande parte da evangelização de nosso povo pela produção e distribuição da Bíblia Sagrada. Se hoje temos essa multiplicação da Palavra, isso se deve ao trabalho de levar o Livro Sagrado ao povo.”

75 anos da SBB – A Bíblia que impacta vidas

Um sentimento de gratidão tomou conta do ambiente durante o Culto de Ação de Graças, que se iniciou às 18h20. Conduzido pelo pastor Mário Rost, Gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB, o encontro contou com louvores, saudações, citações da Bíblia e pregação da Palavra de Deus. Os principais acontecimentos da história da Sociedade Bíblica e o trabalho desenvolvido atualmente, de Norte a Sul do Brasil foram apresentados em vídeo. Nos telões do tempo, colaboradores de longa data e que ainda trabalham na organização, beneficiários dos programas bíblicos de impacto social e doadores que, com suas ajudas, permitem o funcionamento de toda essa engrenagem, deram depoimentos e contaram histórias sobre como a Causa da Bíblia impactou e transformou suas vidas.

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro
O pastor José Wellington Costa Junior recebeu tanto os que vieram presencialmente quanto aqueles que acompanharam os 75 anos pela internet – “Palavra que transforma vidas (Foto: AD Sede Ministério do Belém)

O pastor José Wellington Costa Junior, Vice-Presidente da Assembleia de Deus Ministério do Belém (AD Belém) e Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), saudou os presentes e aqueles que acompanhavam pela internet, falando sobre a Palavra que transforma vidas. A assistente social Emilene Araujo, Gerente de Projetos Sociais, Ação Social e Arrecadação de Fundos da SBB, fez a leitura bíblica em Miqueias 4. 1-5, trecho que fala da futura justiça divina que virá do monte do Senhor. Seguida pela colaboradora Paula Regina França, deficiente visual e Revisora da Bíblia em braile da SBB, que não conseguiu segurar as lágrimas ao realizar a leitura de Lucas 8.4-8 em braile, trecho que traz a parábola do semeador.

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro
Ao lado do pastor Mário Rost, Paula Regina França, deficiente visual e Revisora da Bíblia em braile da SBB, fez a leitura de Lucas 8.4-8 em braile na comemoração dos 75 anos (Foto: AD Sede Ministério do Belém)

Os louvores da noite foram puxados pelo Coral e pela Orquestra da AD Belém e pelo Coral SBB, formado por surdos, ouvintes e pelos beneficiários do Projeto Acolher a Pessoa com Deficiência Visual. Em uníssono com a igreja, cantaram músicas como Grandioso és Tu, Dai Graças, Cristo já Ressuscitou e Vencendo vem Jesus, entre outros, transformando o templo em um local de adoração ao Deus das Escrituras.

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro
Louvor e emoção – Coral SBB, formado por surdos, ouvintes e pelos beneficiários do Projeto Acolher a Pessoa com Deficiência Visual, apresenta-se na celebração dos 75 anos (Foto: AD Sede Ministério do Belém)

Jesus, “a Palavra viva de Deus”, foi o centro da pregação da noite. “Só podemos brilhar se transformados por Deus e por sua Palavra, refletindo a luz e glória do Senhor. Hoje, no momento em que louvamos a Deus por esse Jubileu de Diamante, somos chamados a continuar resplandecendo a Cristo pelo poder transformador da Bíblia”, propôs o reverendo Hernandes Dias Lopes.

75 anos da SBB – Fazendo história e avançando para o futuro
Só podemos brilhar se transformados por Deus e por sua Palavra”, disse o reverendo Hernandes Dias Lopes em pregação durante o Culto de Ação de Graças pelos 75 anos da SBB

Milton Flávio Moura

Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie

“A Sociedade Bíblica do Brasil é o alicerce que temos para a propagação da Palavra de Deus. Nesse Jubileu de Diamante, celebramos a bênção que é produzir a Bíblia aqui no Brasil, para nós e para o mundo.”

Erivaldo de Jesus

Pastor filiado à CONFRADESP e CGADB

“A Assembleia de Deus, maior denominação pentecostal e evangélica do país, com cerca de 30 milhões de pessoas, é parceira histórica da SBB. Em sua fundação, o pastor Emílio Conde esteve presente. Depois, passaram por sua direção líderes como Antônio Gilberto e Abraão de Almeida. Hoje, por meio da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), produzimos Bíblias conjuntamente e com as apreciadas traduções da Sociedade Bíblica. Com o pastor Esequias Soares na presidência do Conselho Deliberativo, esperamos estreitar ainda mais essa aliança. A Assembleia de Deus tem muito ainda a contribuir para a Causa da Bíblia e para levar a Palavra de Deus a todos os povos.”

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.8
SIGA A SBB: