Sociedade Bíblica do Brasil

19º FICB – Um presente revolucionário

The Gutenberg Bible of 1454, primoroso fac-símile derivado da primeira Bíblia saída da prensa de tipos móveis de metal há mais de 500 anos, foi presenteada ao MuBi

Publicada em Mainz, na atual Alemanha, no final do século 15, a Bíblia de Gutenberg inaugurou uma nova era na distribuição do conhecimento e causou uma daquelas revoluções radicais da mídia, comparada ao que faz hoje a internet. Por isso, a chegada da The Gutenberg Bible of 1454 ao acervo do Museu da Bíblia (MuBi) foi bastante festejada. O livro foi recebido pelo Reverendo Erní Seibert, Diretor-Executivo da SBB, das mãos do editor Carlos Taufik Haddad no último dia 18 de setembro, durante a realização do 19º Fórum Internacional de Ciências Bíblicas (FICB).

O editor Carlos Taufik Haddad entrega The Gutenberg Bible of 1454 ao Reverendo Erní Seibert, Diretor-Executivo da SBB, durante o FICB: fac-símile da revolucionária publicação agora está no acervo do MuBi

A primorosa edição, publicada pela editora alemã Taschen, é um fac-símile bilíngue derivado de um dos poucos originais latinos completos em pergaminho sobreviventes em todo o mundo e que se encontra na Biblioteca de Göttingen. O texto bíblico, com tipografia gótica delicadamente impressa e títulos vermelhos ilustrados a mão, é acompanhado por uma obra de Stephan Füssel, presidente da Cátedra Gutenberg na Universidade de Mainz, apresentando Gutenberg, sua influência transformadora, e dois documentos importantes da época: o Livro Modelo de Göttingen, que foi usado para iluminar a edição da Biblioteca de Göttingen, e o único documento notarial sobrevivente de Ulrich Helmasperger, que registra a história da prensa de tipos móveis de metal.

“Ganhei esse exemplar e, durante muitos anos, utilizei-o em minhas aulas nas faculdades em que lecionei. É um exemplo de como se faz a edição e como se prepara um fac-símile. Hoje é uma alegria entrega-lo à SBB. Ainda mais durante um Fórum como esse, que discute temas caros e necessários à nossa sociedade”, disse Haddad, que, durante quase 40 anos, trabalhou como gerente comercial, coordenador editorial e assessor especial na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp).

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.12
SIGA A SBB: