Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

A destruição de Sodoma e Gomorra

Episódio 3

Ló era um homem muito bom. Ele morava numa cidade chamada Sodoma.

Texto(s) da Bíblia

15Ao amanhecer, os anjos apressaram Ló, dizendo:

— Levante-se, pegue a sua mulher e as suas duas filhas, que aqui se encontram, e saia daqui, para que você não morra quando a cidade for castigada.

16Como, porém, ele se demorasse, aqueles homens o pegaram pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. 17Havendo-os levado para fora, um deles disse:

— Corra, para sair daqui com vida! Não olhe para trás, nem pare em toda a campina. Fuja para o monte, para que você não morra.

18Mas Ló disse a eles:

— Assim não, meu Senhor! 19Eis que o teu servo encontrou favor diante dos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia para comigo, salvando-me a vida. Mas não posso fugir para o monte, pois receio que a destruição vá me alcançar, e eu morra. 20Eis aqui perto uma cidadezinha para a qual eu posso fugir. Ela é bem pequena. Permite que eu fuja para lá — ela é bem pequena, não é verdade? —, e nela poderei salvar a minha vida.

21O anjo respondeu:

— Quanto a isso, estou de acordo, para não destruir a cidade de que você acaba de falar. 22Vá depressa e refugie-se nela; pois nada posso fazer, enquanto você não tiver chegado lá. Por isso, a cidade recebeu o nome de Zoar.

A destruição de Sodoma e Gomorra

23O sol estava nascendo sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. 24Então o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. Isso veio da parte do Senhor, desde os céus. 25Ele destruiu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. 26E a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.

27Na manhã seguinte, Abraão se levantou de madrugada e foi para o lugar onde tinha estado na presença do Senhor. 28Abraão olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como se fosse a fumaça de uma fornalha.

29Assim, quando destruiu as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão e tirou Ló do meio da destruição, quando subverteu as cidades em que Ló tinha morado.

Gênesis 19:15-29NAAAbrir na Bíblia

17Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando.

Tiago 4:17NAAAbrir na Bíblia

23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:23NAAAbrir na Bíblia

Ló amava a Deus, porém os moradores da sua cidade eram maus e cometiam muitos pecados. Por causa disso, Deus decidiu destruir esta cidade, porém permitiu que Ló e a sua família saíssem de lá, enviando anjos para que fossem buscá-los. 

Leia a história de hoje e pense a respeito da seguinte questão: 

  • O que é o pecado? 
  • O que Deus sente a respeito do pecado? 

Aqui vai uma dica: leia Tiago 4.17 e Romanos 6.23 e descubra as respostas! 

 Pense por um instante: se todos ao seu redor estiverem fazendo uma coisa errada, qual deverá ser a sua atitude? Por quê? 

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: