Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Deus providencia água

Episódio 6

O povo de Israel havia saído do Egito e estava andando pelo deserto, sendo guiado por Deus para a terra que Deus havia prometido.

Texto(s) da Bíblia

As águas amargas se tornam doces

22Moisés fez o povo de Israel partir do mar Vermelho, e eles foram para o deserto de Sur. Caminharam três dias no deserto e não acharam água. 23Por fim, chegaram a Mara. No entanto, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas. Por isso aquele lugar foi chamado de Mara. 24E o povo murmurou contra Moisés, dizendo:

— O que vamos beber?

25Então Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali o Senhor lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou, 26e disse:

— Se vocês ouvirem com atenção a voz do Senhor, seu Deus, fizerem o que é reto diante dos seus olhos, derem ouvidos aos seus mandamentos e guardarem todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre vocês, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, aquele que cura vocês.

27Então chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam junto das águas.

Êxodo 15:22-27NAAAbrir na Bíblia

A água da rocha em Refidim

1Toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; mas ali não havia água para o povo beber. 2Então o povo discutiu com Moisés e disse:

— Dê-nos água para beber.

Moisés respondeu:

— Por que vocês estão discutindo comigo? Por que estão tentando o Senhor?

3Mas ali o povo estava com sede de água e murmurou contra Moisés, dizendo:

— Por que você nos tirou do Egito, para nos matar de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?

4Então Moisés clamou ao Senhor:

— Que farei com este povo? Daqui a pouco vão me apedrejar.

5O Senhor respondeu:

— Passe adiante do povo e leve com você alguns dos anciãos de Israel. Leve também o bordão com que você feriu o rio Nilo e siga em frente. 6Eis que estarei ali diante de você sobre a rocha em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água; e o povo beberá.

Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel. 7E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da discussão dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo:

— Está o Senhor no meio de nós ou não?

Êxodo 17:1-7NAAAbrir na Bíblia

Andar pelo deserto não é nada fácil! É tudo seco e quente. 

Apesar do cuidado e do amor que Deus vinha demonstrando por seu povo, por duas vezes eles se viram andando sem encontrar água, e por duas vezes eles foram ingratos e rebeldes com Deus. 

Deus amava o povo e, por isso, supriu a necessidade deles, mas ficou triste pela atitude que eles tiveram. A ingratidão é uma coisa horrível. 

 Pense por um instante: você acha desagradável conviver com alguém que está sempre reclamando das coisas? Como nós podemos ser gratos a Deus e aos nossos pais, amigos, professores e familiares? 

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: