Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 275

Texto(s) da Bíblia

Carta à igreja em Éfeso

1— Ao anjo da igreja em Éfeso escreva:

“Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candelabros de ouro:

2Conheço as obras que você realiza, tanto o seu esforço como a sua perseverança. Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos. 3Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome, sem esmorecer.

4Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor.

5Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. 6Mas você tem a seu favor o fato de que odeia as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘Ao vencedor, darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus.’”

Carta à igreja em Esmirna

8— Ao anjo da igreja em Esmirna escreva:

“Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver.

9Conheço a tribulação pela qual você está passando, a sua pobreza — embora você seja rico — e a blasfêmia dos que se declaram judeus e não são, sendo, isto sim, sinagoga de Satanás.

10Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova, e passem por uma tribulação de dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

11Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte.’”

Carta à igreja em Pérgamo

12— Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva:

“Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes.

13Conheço o lugar onde você mora, que é o lugar onde está o trono de Satanás. Sei que você conserva o meu nome e não negou a fé que tem em mim, mesmo nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, que foi morto na cidade de vocês, aí onde Satanás habita.

14Tenho, porém, contra você algumas coisas: estão aí em seu meio os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para que comessem coisas sacrificadas aos ídolos e praticassem a prostituição. 15Além disso, estão também aí em seu meio os que seguem a doutrina dos nicolaítas.

16Portanto, arrependa-se! Se não, irei até aí sem demora e lutarei contra eles com a espada da minha boca.

17Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘Ao vencedor, darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedrinha branca, e, sobre essa pedrinha, um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.’”

Carta à igreja em Tiatira

18— Ao anjo da igreja em Tiatira escreva:

“Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido.

19Conheço as obras que você realiza, o seu amor, a sua fé, o seu serviço, a sua perseverança e as suas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

20Tenho, porém, contra você o fato de você tolerar que essa mulher, Jezabel, que se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticar a prostituição e a comer coisas sacrificadas aos ídolos. 21Dei-lhe tempo para que se arrependesse, porém ela não quer se arrepender da sua imoralidade. 22Eis que farei com que fique acamada, e trarei grande tribulação aos que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23Matarei os seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês segundo as suas obras.

24Digo, porém, aos demais de Tiatira, a todos aqueles que não seguem essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Não porei outra carga sobre vocês; 25tão somente conservem o que vocês têm, até que eu venha.

26Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27e com cetro de ferro as governará e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro, 28assim como também eu recebi autoridade de meu Pai. E eu lhe darei ainda a estrela da manhã. 29Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Apocalipse 2NAAAbrir na Bíblia

Os que trabalharam na reedificação das muralhas

1Então o sumo sacerdote Eliasibe se levantou com os seus irmãos, os sacerdotes, e reconstruíram o Portão das Ovelhas. Eles o consagraram, colocaram os portões no seu lugar e continuaram a reconstrução até a Torre dos Cem e a Torre de Hananel. 2Ao lado dele trabalharam os homens de Jericó, e, ao lado deles, Zacur, filho de Inri.

3Os filhos de Hassenaá reconstruíram o Portão dos Peixes. Colocaram as vigas e os portões nos seus lugares, com os seus ferrolhos e as trancas. 4Ao lado deles, quem fez os reparos foi Meremote, filho de Urias, filho de Coz, e ao lado deste, Mesulão, filho de Berequias, filho de Mesezabel. Ao lado deste, Zadoque, filho de Baaná, fez os reparos. 5Ao lado destes, trabalharam os tecoítas. Mas os seus nobres não se sujeitaram ao serviço do seu senhor.

6Joiada, filho de Paseia, e Mesulão, filho de Besodias, repararam o Portão Velho. Colocaram as vigas e os portões nos seus lugares, com os seus ferrolhos e as trancas. 7Ao lado deles, trabalharam Melatias, gibeonita, e Jadom, meronotita, homens de Gibeão e de Mispa, que pertenciam ao domínio do governador de além do Eufrates. 8Ao seu lado, quem fez os reparos foi Uziel, filho de Haraías, um dos ourives, e, ao lado dele, Hananias, um dos perfumistas. Eles restauraram Jerusalém até a Muralha Larga. 9Ao lado destes, trabalhou Refaías, filho de Hur, governador de metade do distrito de Jerusalém. 10Ao seu lado, Jedaías, filho de Harumafe, fez os reparos em frente da sua casa; e, ao seu lado, Hatus, filho de Hasabneias, fez os reparos. 11Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, repararam o trecho seguinte e a Torre dos Fornos. 12Ao lado dele, quem fez os reparos foi Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas.

13Hanum e os moradores de Zanoa repararam o Portão do Vale. Eles o reconstruíram, colocaram os portões no seu lugar, com os seus ferrolhos e as trancas, e ainda consertaram quinhentos metros da muralha, até o Portão do Monturo.

14O Portão do Monturo foi reparado por Malquias, filho de Recabe, governador do distrito de Bete-Haquerém. Ele o reconstruiu, colocou os portões no seu lugar, com os seus ferrolhos e as trancas.

15O Portão da Fonte foi reparado por Salum, filho de Col-Hozé, governador do distrito de Mispa. Ele o reconstruiu, fez uma cobertura, colocou os portões no seu lugar, com os seus ferrolhos e as trancas. Também reconstruiu a muralha do tanque de Selá, junto ao jardim do rei, até os degraus que descem da Cidade de Davi. 16Ao lado dele, quem fez os reparos foi Neemias, filho de Azbuque, governador de metade do distrito de Bete-Zur, até em frente dos túmulos de Davi, até o tanque e até a casa dos heróis.

17Depois dele, os levitas, Reum, filho de Bani, e, ao seu lado, Hasabias, governador da metade do distrito de Queila, fizeram os reparos. 18Depois dele, os reparos foram feitos pelos seus irmãos: Bavai, filho de Henadade, governador da metade do distrito de Queila. 19Ao seu lado, Ezer, filho de Jesua, governador de Mispa, reparou outro trecho em frente da subida para a casa das armas, na esquina da muralha. 20Depois dele, Baruque, filho de Zabai, reparou com muito cuidado outro trecho, desde a esquina da muralha até a porta da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote. 21Depois dele, Meremote, filho de Urias, filho de Coz, reparou outro trecho, desde a porta da casa de Eliasibe até a extremidade da casa de Eliasibe.

22Depois dele, quem fez os reparos foram os sacerdotes que moravam na campina. 23Depois, Benjamim e Hassube fizeram os reparos, em frente da sua casa. Depois deles, Azarias, filho de Maaseias, filho de Ananias, reparou junto à sua casa. 24Depois dele, Binui, filho de Henadade, reparou outro trecho, desde a casa de Azarias até a esquina. 25Palal, filho de Uzai, reparou em frente da esquina e da torre que sai do palácio real superior, que está junto ao pátio da prisão. Depois dele, Pedaías, filho de Parós, 26e os servos do templo que moravam em Ofel fizeram os reparos até em frente do Portão das Águas, na direção do leste, e até a torre alta. 27Depois, os tecoítas repararam outro trecho, em frente da torre grande e alta, e até a Muralha de Ofel.

28Para cima do Portão dos Cavalos, os sacerdotes fizeram os reparos, cada um em frente da sua casa. 29Depois deles, Zadoque, filho de Imer, reparou em frente da sua casa e, depois dele, Semaías, filho de Secanias, guarda do Portão Leste, reparou o trecho seguinte. 30Depois dele, Hananias, filho de Selemias, e Hanum, o sexto filho de Zalafe, repararam outro trecho. Depois deles, Mesulão, filho de Berequias, fez os reparos em frente de sua residência. 31Depois dele, Malquias, filho de um ourives, fez os reparos até a casa dos servos do templo e dos mercadores, em frente do Portão da Guarda, até o terraço da esquina. 32Entre o terraço da esquina e o Portão das Ovelhas, os reparos foram feitos pelos ourives e pelos mercadores.

Neemias 3NAAAbrir na Bíblia

A majestade e o domínio de Deus

1Reina o Senhor.

Alegre-se a terra,

exultem as muitas ilhas.

2Nuvens e escuridão o rodeiam,

justiça e juízo

são a base do seu trono.

3Adiante dele vai um fogo

que consome os inimigos

ao seu redor.

4Os seus relâmpagos

iluminam o mundo;

a terra os vê e estremece.

5Os montes se derretem como cera

na presença do Senhor,

na presença do Senhor

de toda a terra.

6Os céus anunciam a sua justiça,

e todos os povos

veem a sua glória.

7Sejam envergonhados todos

os que adoram

imagens de escultura,

os que se gloriam de ídolos.

Todos os deuses prostrem-se

diante dele.

8Sião ouve e se alegra,

as filhas de Judá exultam,

por causa da tua justiça, ó Senhor.

9Pois tu, Senhor, és o Altíssimo

sobre toda a terra;

tu estás muito acima

de todos os deuses.

10Vocês que amam o Senhor,

odeiem o mal;

ele protege a vida dos seus santos,

e os livra das mãos dos ímpios.

11A luz se difunde para o justo,

e a alegria,

para os retos de coração.

12Alegrem-se no Senhor, ó justos,

e deem graças ao seu santo nome.

Salmos 97NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: