Sociedade Bíblica do Brasil
Israel Belo de Azevedo

No vale da sombra | episódio 1

Sua vida vale a pena

“Não importa que vendaval enfrente, você precisa saber que Deus o ama. Ele não o abandonou.” (Franklin Graham)

Pode ser que a vida pareça um fardo pesado demais para carregar. Pode ser que você venha acumulando tantas perdas que só tem uma certeza: há uma conspiração em curso contra você — diante da qual lhe faltam forças para resistir.

Texto(s) da Bíblia

Elias no monte Horebe

1Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado todos os profetas à espada. 2Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe:

— Que os deuses me castiguem se amanhã a estas horas eu não tiver feito com a sua vida o mesmo que você fez com a vida de cada um deles!

3Elias ficou com medo, levantou-se e, para salvar a vida, se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá. E ali ele deixou o seu servo. 4Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo de um zimbro. Sentiu vontade de morrer e orou:

— Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais.

5Deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro. E eis que um anjo tocou nele e lhe disse:

— Levante-se e coma.

6Elias olhou e viu, perto da sua cabeça, um pão assado sobre pedras em brasa e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7O anjo do Senhor voltou, tocou nele e lhe disse:

— Levante-se e coma, porque a viagem será longa.

8Então Elias se levantou, comeu e bebeu. E, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

9Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse:

— O que você está fazendo aqui, Elias?

10Ele respondeu:

— Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida.

11Então foi-lhe dito:

— Saia daí e fique diante do Senhor no monte.

Eis que o Senhor estava passando. E um grande e forte vento fendia os montes e quebrava as rochas diante do Senhor. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Depois do terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, veio o som de um suave sussurro. 13Quando Elias ouviu isso, cobriu o rosto com o manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que veio uma voz e lhe disse:

— O que você está fazendo aqui, Elias?

14Ele respondeu:

— Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida.

15Então o Senhor disse a Elias:

— Vá, volte ao seu caminho para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.

1Reis 19:1-15NAAAbrir na Bíblia

Pode ser que você esteja fazendo outras pessoas sofrerem, levando-as a pagar um preçalto demais por algo que lhe fizeram. Pode ser que você esteja bebendo todos os dias o cálice do ressentimento por ter sido traída ou traído, desrespeitada ou desrespeitado, ferida ou feridoabandonada ou abandonado. 

Pode ser que sombra da depressão não se afaste de vocêfazendo fugir o brilho que um dia habitou em seus olhos, como se tivesse perdido o paladar para saborear as coisas, o olfato para sentir o perfume das rosas, a visão para notar a alegria um sorriso alegre e a audição para escutar carinhosas palavras de apoio. 

Pode ser que a morte de uma pessoa querida continue deixando suas manhãs, tardes e noites da cor da roupa de luto que você ainda veste. 

Pode ser que palavras duras estejam pregadas no seu coração: cansado, frustrada, machucado, desanimada, sufocada, desesperado. Quem afixou ali essas palavras? 

Não as tome como definitivas, mesmo que reais. Continue desejando vê-las arrancadas do seu peito. 

Aceite a mão que lhe é estendida. Saiba que quem o ama não reclama e, se houver um preço a desembolsar para a sua alegria, vai pagá-lo para se alegrar junto. 

Você não está só. Deus está com você. Mesmo que tudo lhe pareça falhar, ele não falta nem faltará. Levante um pouquinho seus olhos e você o verá, ferido ontem como você está hoje, vitorioso depoiscomo você ainda o será, com os braços abertos na cruz, onde subiu para lhe provar que a sua vida vale a pena. 

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: