Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Como andar sobre as águas sem afundar | episódio 1

​Para além dos números

​Dos 12 espiões enviados para explorar o território dez retornaram com uma notícia ruim: as chances eram mínimas.

Texto(s) da Bíblia

Moisés conta a história de Israel

1São estas as palavras que Moisés falou a todo o Israel, a leste do Jordão, no deserto, na Arabá, diante de Sufe, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe. 2É uma jornada de onze dias desde Horebe até Cades-Barneia, pelo caminho dos montes de Seir.

3Aconteceu que, no quadragésimo ano, no primeiro dia do décimo primeiro mês, Moisés falou aos filhos de Israel, segundo tudo o que o Senhor lhe havia ordenado a respeito deles, 4depois que derrotou Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote, em Edrei. 5A leste do Jordão, na terra de Moabe, Moisés encarregou-se de explicar esta lei, dizendo:

6— O Senhor, nosso Deus, nos falou em Horebe, dizendo: “Vocês já ficaram bastante tempo neste monte. 7Voltem e sigam viagem. Vão à região montanhosa dos amorreus, a todos os seus vizinhos, na Arabá, à região montanhosa, à Sefelá, ao Neguebe, à costa marítima, terra dos cananeus, e ao Líbano, até o grande rio Eufrates. 8Eis aqui a terra que eu pus diante de vocês; entrem e tomem posse da terra que o Senhor, com juramento, deu a seus pais, a Abraão, Isaque e Jacó, a eles e à sua descendência depois deles.”

Deuteronômio 1:1-8NAAAbrir na Bíblia

Os espias na terra de Canaã

19— Então partimos de Horebe e caminhamos por todo aquele grande e terrível deserto que vocês viram, pelo caminho da região montanhosa dos amorreus, como o Senhor, nosso Deus, nos havia ordenado; e chegamos a Cades-Barneia. 20Então eu lhes disse: “Vocês chegaram à região montanhosa dos amorreus, que o Senhor, nosso Deus, nos dá. 21Eis que o Senhor, seu Deus, colocou esta terra diante de vocês. Vão e tomem posse dessa terra, como o Senhor, o Deus de seus pais, falou. Não tenham medo e não se assustem.”

22— Então todos vocês se aproximaram de mim e disseram: “Vamos mandar alguns homens adiante de nós, para que espiem a terra e nos digam por que caminho devemos seguir e a que cidades devemos ir.” 23Isto me pareceu uma boa ideia, de maneira que escolhi, do meio de vocês, doze homens, um de cada tribo. 24Eles saíram e foram à região montanhosa, e, espiando a terra, foram até o vale de Escol. 25Tomaram do fruto da terra nas mãos e o trouxeram até nós. E nos informaram, dizendo: “É boa esta terra que o Senhor, nosso Deus, nos dá.”

26— Porém vocês não quiseram ir, mas foram rebeldes à ordem do Senhor, seu Deus. 27Ficaram murmurando em suas tendas e disseram: “O Senhor está com ódio de nós e por isso nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir. 28Para onde iremos? Nossos irmãos nos deixaram com medo, dizendo: ‘Aquele povo é maior e mais alto do que nós. As cidades são grandes e fortificadas até o céu. Também vimos ali os filhos dos anaquins.’”

29— Então eu lhes disse: “Não fiquem apavorados, nem tenham medo deles. 30O Senhor, o seu Deus, que vai adiante de vocês, ele lutará por vocês, segundo tudo o que viram que ele fez conosco no Egito, 31e também no deserto, onde vocês viram que o Senhor, seu Deus, os levou, como um homem leva o seu filho, por todo o caminho pelo qual vocês andaram, até chegar a este lugar.”

32— Mas nem assim vocês creram no Senhor, seu Deus,

Deuteronômio 1:19-32NAAAbrir na Bíblia

Só dois outros disseram o contrário. Estatisticamente, a opinião de dez representantes, fora os fatos objetivos, era mais plausível que a de dois. (Nem precisa ser de exatas para acerta essa!)

O mesmo também acontece numa sociedade cientificista e calculista como a nossa, que se apoia em números, metas, cifras e likes para quantificar as chances de sucesso: às vezes não medimos as coisas na vida pela régua de Deus, e sim pelos nossos próprios valores humanos.  

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: