Sociedade Bíblica do Brasil

Dia 5: A tua Palavra é coragem

Coragem! Quantas vezes não ouvimos ou dizemos isso? Coragem é algo que muitas pessoas querem ter. É preciso coragem para enfrentar e vencer obstáculos e embates, inclusive aqueles que se travam dentro de nós. Sem coragem, nadamos no sentido da correnteza, adotando, sem muito crivo ou critério, as mesmas opiniões e práticas da maioria. Aderir à maioria nos poupa dissabores e críticas, mesmo que, com isso, lá no fundo, nossa consciência nos acuse de covardia e acomodação. Ah! Se tivéssemos coragem para fazer diferente e fazer diferença!

A Palavra de Deus mostra que a coragem é um dom divino em nós. A coragem que Deus nos dá nos move a seguir a voz de Deus e não a da nossa natureza corrompida pelo pecado. A coragem que Deus nos dá nos dá forças para nadar contra a correnteza, enfrentando cada batalha na confiança de que Deus luta ao nosso lado e que nada pode nos separar do seu amor. A Bíblia é fonte de coragem hoje e sempre, não importa que desafio tenhamos pela frente.

Texto(s) da Bíblia

7Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

8Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem do seu prisioneiro, que sou eu. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,

2Timóteo 1:7-8NAAAbrir na Bíblia

26Então o capitão e os guardas foram e os trouxeram sem violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. 27Trouxeram os apóstolos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote os interrogou, 28dizendo:

— Não é verdade que ordenamos expressamente que vocês não ensinassem nesse nome? No entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês e ainda querem lançar sobre nós o sangue desse homem.

29Então Pedro e os demais apóstolos afirmaram:

— É mais importante obedecer a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vocês mataram, pendurando-o num madeiro. 31Deus, porém, com a sua mão direita, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. 32E nós somos testemunhas destes fatos — nós e o Espírito Santo, que Deus deu aos que lhe obedecem.

Atos 5:26-32NAAAbrir na Bíblia

A estátua de ouro e a fornalha de fogo ardente

1O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha vinte e sete metros de altura e dois metros e setenta de largura, que ele levantou na planície de Dura, na província da Babilônia.

Daniel 3:1NAAAbrir na Bíblia

6Quem não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.

Daniel 3:6NAAAbrir na Bíblia

16Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei:

— Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder. 17Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. 18E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou.

19Então Nabucodonosor se encheu de fúria e o aspecto do seu rosto se alterou em relação a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ordenou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume. 20Ordenou aos soldados mais fortes do seu exército que amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha de fogo ardente. 21Então estes homens foram amarrados com os seus mantos, túnicas, chapéus e as suas outras roupas e foram jogados na fornalha de fogo ardente. 22Mas porque o rei exigia urgência e a fornalha estava superaquecida, as chamas do fogo mataram os homens que jogaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego dentro da fornalha. 23E os três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram amarrados dentro da fornalha de fogo ardente.

24Em seguida, o rei Nabucodonosor, muito espantado, se levantou depressa e perguntou aos seus conselheiros:

— Não eram três os homens que amarramos e jogamos no fogo?

Eles responderam:

— É verdade, ó rei.

25Mas o rei disse:

— Eu, porém, estou vendo quatro homens soltos, andando no meio do fogo! Não sofreram nenhum dano! E o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.

26Então Nabucodonosor se aproximou da porta da fornalha de fogo ardente e gritou:

— Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, venham para fora! Venham cá!

Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo. 27Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei chegaram perto deles e viram que o fogo não teve poder algum sobre o corpo desses homens. Os cabelos da cabeça não foram chamuscados, os mantos não sofreram mudança, e eles não estavam com cheiro de fumaça.

28Nabucodonosor disse:

— Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo a servir e adorar um deus que não era o Deus deles. 29Portanto, faço um decreto, ordenando que todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e que as suas casas sejam reduzidas a ruínas. Porque não há outro deus que possa livrar como este.

30Então o rei fez prosperar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia.

Daniel 3:16-30NAAAbrir na Bíblia

Caim e Abel

1Adão teve relações com Eva, a sua mulher. Ela ficou grávida e deu à luz Caim. Então ela disse:

— Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.

2Depois, deu à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi agricultor. 3Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, 5mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara. 6Então o Senhor lhe disse:

— Por que você anda irritado? E por que essa cara fechada? 7Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine.

O primeiro homicídio

8Caim disse a Abel, seu irmão:

— Vamos ao campo.

Estando eles no campo, Caim se levantou contra Abel, o seu irmão, e o matou.

Gênesis 4:1-8NAAAbrir na Bíblia

O amor aos inimigos

27— Digo, porém, a vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês. 28Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês. 29Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica. 30Dê a todo o que lhe pedir alguma coisa; e, se alguém levar o que é seu, não exija que seja devolvido. 31Façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês.

Lucas 6:27-31NAAAbrir na Bíblia

Com Deus não temeremos

Salmo de Davi

1O Senhor é a minha luz

e a minha salvação;

de quem terei medo?

O Senhor é a fortaleza

da minha vida;

a quem temerei?

2Quando malfeitores

me sobrevêm

para me destruir,

meus opressores e inimigos,

eles é que tropeçam e caem.

3Ainda que um exército

se acampe contra mim,

não se atemorizará

o meu coração;

e, se estourar contra mim a guerra,

ainda assim terei confiança.

4Uma coisa peço ao Senhor

e a buscarei:

que eu possa morar

na Casa do Senhor

todos os dias da minha vida,

para contemplar

a beleza do Senhor

e meditar no seu templo.

5Pois, no dia da adversidade,

ele me ocultará no seu abrigo;

no interior do seu tabernáculo,

me acolherá;

ele me porá no alto de uma rocha.

6Agora, será exaltada

a minha cabeça

acima dos inimigos

que me cercam.

No seu tabernáculo, oferecerei

sacrifícios de júbilo;

cantarei e salmodiarei ao Senhor.

Salmos 27:1-6NAAAbrir na Bíblia

19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Mateus 28:19-20NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.20.15
SIGA A SBB: