Sociedade Bíblica do Brasil

40 dias para a Ressurreição – dia 7

O desejo de pertencimento é poderoso. Mas nem todos nos sentimos pertencentes a um grupo ou uma família. Moisés era filho de hebreus, crescido entre egípcios, casado com uma midianita. Mas é Moisés quem Deus usa para formar o seu povo. Medite sobre como o seu desejo por pertencer tem guiado suas decisões.

Texto(s) da Bíblia

Moisés foge do Egito

11Naqueles dias, sendo Moisés já homem feito, saiu para visitar os seus irmãos e viu o trabalho pesado que faziam. Viu também que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. 12Olhou para todos os lados e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio e escondeu o corpo na areia. 13Moisés saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando. Então perguntou ao culpado:

— Por que você está espancando o seu próximo?

14O homem respondeu:

— Quem pôs você por príncipe e juiz sobre nós? Está querendo me matar, como matou aquele egípcio?

Moisés ficou com medo e pensou: “Com certeza já descobriram o que eu fiz.”

15Informado desse caso, Faraó quis matar Moisés; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e foi morar na terra de Midiã.

Chegando lá, sentou-se junto a um poço. 16O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai. 17Então vieram os pastores e as expulsaram dali. Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho. 18Quando elas voltaram para junto de Reuel, seu pai, este lhes perguntou:

— Por que vocês vieram mais cedo hoje?

19Elas responderam:

— Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.

20Então Reuel disse às filhas:

— E onde está ele? Por que vocês o deixaram lá? Chamem o homem para que venha comer conosco.

21Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora, 22a qual deu à luz um filho, a quem Moisés deu o nome de Gérson, porque disse:

— Sou peregrino em terra estranha.

O sofrimento do povo

23Decorridos muitos dias, o rei do Egito morreu. Os filhos de Israel gemiam por causa da sua escravidão. Eles clamaram, e o seu clamor chegou até Deus. 24Deus ouviu o gemido deles e lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. 25E Deus viu os filhos de Israel e atentou para a situação deles.

Êxodo 2:11-25NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: