Sociedade Bíblica do Brasil

40 dias para a Ressurreição – dia 35

Jesus deixou seus discípulos em um misto de tristeza e alegria, e assim continuamos. Ansiamos pelo grande dia em que seremos plenamente unidos a ele. Até lá, vivemos em meio a tribulações, mas na paz que ele nos dá. Medite sobre a frase de Jesus: "Eu venci o mundo".

Texto(s) da Bíblia

A tristeza se transformará em alegria

16— Um pouco, e vocês não me verão mais; outra vez um pouco, e me verão de novo.

17Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros:

— Que vem a ser isto que ele está nos dizendo: “Um pouco, e vocês não me verão mais, e outra vez um pouco, e me verão de novo”; e: “Vou para o Pai”?

18E diziam:

— Que vem a ser esse “um pouco”? Não compreendemos o que ele está dizendo.

19Jesus, percebendo que queriam lhe fazer perguntas, disse:

— Vocês estão discutindo a respeito disto que eu acabo de falar: “Um pouco, e vocês não me verão mais, e outra vez um pouco, e me verão de novo”? 20Em verdade, em verdade lhes digo que vocês vão chorar e se lamentar, mas o mundo se alegrará. Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. 21A mulher, quando está para dar à luz, fica triste, porque chegou a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da aflição, pela alegria de ter trazido alguém ao mundo. 22Assim também agora vocês estão tristes. Mas eu os verei outra vez, e o coração de vocês ficará cheio de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.

23— Naquele dia vocês não me perguntarão nada. Em verdade, em verdade lhes digo: se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes concederá. 24Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.

Palavras de despedida

25— Essas coisas eu falei a vocês por meio de figuras. Vem a hora em que não falarei mais por meio de figuras, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. 26Naquele dia vocês pedirão em meu nome. E não lhes digo que pedirei ao Pai em favor de vocês, 27porque o próprio Pai os ama, visto que vocês me amam e creem que eu vim da parte de Deus. 28Vim do Pai e entrei no mundo, mas agora deixo o mundo e vou para o Pai.

29Então os seus discípulos disseram:

— Agora o senhor fala claramente e não emprega nenhuma figura. 30Agora vemos que o senhor sabe todas as coisas e não precisa que alguém lhe pergunte. Por isso, cremos que o senhor veio de Deus.

31Jesus respondeu:

— Vocês creem agora? 32Eis que vem a hora — e já chegou — em que vocês serão dispersos, cada um para a sua casa, e vocês me deixarão sozinho. Mas não estou sozinho, porque o Pai está comigo. 33Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.

João 16:16-33NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: