Sociedade Bíblica do Brasil

40 dias para a Ressurreição – dia 32

Abram caminho! Deus está no deserto outra vez chamando seu povo ao arrependimento. Agora Deus quer libertar seu povo da escravidão da morte, nos fazendo passar para a vida e para o Reino de sua maravilhosa luz. Medite sobre esse Deus libertador que nos comprou em Cristo para que não restasse condenação sobre nós.

Texto(s) da Bíblia

A volta do Egito

19Depois da morte de Herodes, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse:

20— Levante-se, tome o menino e a sua mãe e vá para a terra de Israel, porque os que queriam matar o menino já morreram.

21Levantando-se José, tomou o menino e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. 22Porém, ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. E, tendo sido avisado por Deus em sonho, José foi para a região da Galileia. 23E foi morar numa cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que foi dito por meio dos profetas: “Ele será chamado Nazareno.”

Mateus 2:19-23NAAAbrir na Bíblia

A pregação de João Batista

Mc 1.1-8; Lc 3.1-9,15-17; Jo 1.19-28

1Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia. 2Ele dizia:

— Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.

3Pois é a João que se refere o que foi dito por meio do profeta Isaías:

“Voz do que clama no deserto:

Preparem o caminho do Senhor,

endireitem as suas veredas.”

4João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. 5Então os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região em volta do Jordão iam até onde ele estava. 6E, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

7Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes:

— Raça de víboras! Quem deu a entender que vocês podem fugir da ira que está por vir? 8Produzam fruto digno de arrependimento! 9E não pensem que podem dizer uns aos outros: “Temos por pai Abraão”, porque eu afirmo a vocês que Deus pode fazer com que destas pedras surjam filhos a Abraão. 10E o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 11Eu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12Ele tem a pá em suas mãos, limpará a sua eira e recolherá o seu trigo no celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.

O batismo de Jesus

Mc 1.9-11; Lc 3.21-22

13Por esse tempo, Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de que João o batizasse. 14João, porém, quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo:

— Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim?

15Mas Jesus respondeu:

— Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.

Então ele concordou. 16Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17E eis que uma voz dos céus dizia:

— Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.

Mateus 3NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.20.15
SIGA A SBB: