Prefácio e saudação
1Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e Sóstenes, nosso irmão, 2à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor tanto deles como nosso: 3graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Ação de graças
4Sempre dou graças a Deus por vós, por causa da graça de Deus, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em toda a ciência; 6assim como foi confirmado em vós o testemunho de Cristo, 7de maneira que não vos falta nenhum dom, aguardando vós a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; 8o qual também vos confirmará até o fim, para serdes inculpáveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Exortação à união
10Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos digais a mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; mas que sejais inteiramente unidos no mesmo pensar e no mesmo parecer. 11Pois acerca de vós, irmãos meus, se me tem significado, pelos da casa de Cloe, que há contendas entre vós. 12Ora, o que quero dizer é que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, eu, de Apolo, eu, de Cefas, e eu, de Cristo. 13Está dividido o Cristo? Porventura, Paulo foi crucificado por amor de vós ou fostes batizados no nome de Paulo? 14Dou graças que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; 15para que ninguém diga que fostes batizados no meu nome. 16Batizei também a família de Estéfanas; além desses, não sei se batizei algum outro. 17Pois não me enviou Cristo a batizar, mas a pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para que não seja feita vã a cruz de Cristo.
A mensagem da cruz
18Pois a palavra da cruz é uma estultícia para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 19Assim está escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios
e o entendimento dos entendidos reduzirei a nada.
20Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde, o questionador deste mundo? Não mostrou Deus que a sabedoria do mundo é estulta? 21Porquanto uma vez que, na sabedoria de Deus, o mundo pela sua sabedoria não o conheceu, aprouve a Deus, pela estultícia da pregação, salvar os que creem. 22Visto que tanto os judeus pedem milagres como os gregos buscam sabedoria; 23nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço e, para os gentios, uma estultícia; 24mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois a estultícia de Deus é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Apelo aos fatos
26Vede, irmãos, a vossa vocação; que não muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres são chamados; 27pelo contrário, as coisas insensatas do mundo escolheu Deus para envergonhar os sábios, e as coisas fracas do mundo escolheu Deus para envergonhar as fortes; 28e as coisas ignóbeis do mundo e as desprezadas, escolheu Deus, sim, aquelas que não são, para reduzir a nada coisas que são; 29a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus. 30Mas dele sois vós em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31para que, como está escrito: O que se gloria, glorie-se no Senhor.