— 6 —
1Quando você for jantar com alguém importante, não esqueça quem ele é. 2Se você é guloso, controle-se. 3Não tenha pressa de comer a boa comida que ele serve, pois ele pode estar querendo enganar você.
— 7 —
4Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, 5nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.
— 8 —
6Não coma na casa de um homem miserável, nem tenha pressa de comer a boa comida que ele serve. 7“Coma um pouco mais”, diz ele, mas não está sendo sincero. 8O jeito dele fará com que você fique enjoado. Você vomitará o pouco que comeu, e todos os seus elogios ficarão desperdiçados.
— 9 —
9Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente.
— 10 —
10Não mude de lugar uma divisa antiga, nem tome posse de terras que pertencem a órfãos. 11Deus é o poderoso defensor dos órfãos e defenderá a causa deles contra você.
— 11 —
12Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder.
— 12 —
13Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. 14Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.
— 13 —
15Meu filho, se você se tornar sábio, eu ficarei muito feliz. 16Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria.
— 14 —
17Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. 18Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança.
— 15 —
19Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. 20Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. 21Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.
— 16 —
22Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. 23Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. 24O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. 25Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê à sua mãe esse prazer.
— 17 —
26Meu filho, preste bem atenção no que eu digo e siga o exemplo da minha vida. 27As prostitutas e as mulheres imorais são uma armadilha perigosa e sem saída. 28Como um ladrão, elas esperam pelas suas vítimas e tornam muitos homens infiéis.
— 18 —
29Quem é que grita de dor? Para quem são as tristezas? Quem é que vive brigando e se queixando? Quem é que tem os olhos vermelhos e ferimentos que podiam ter sido evitados? 30É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas. 31Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente. 32Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa. 33Você verá coisas esquisitas e falará tolices. 34Você se sentirá como se estivesse no meio do mar, enjoado, balançando no alto do mastro de um navio. 35Então você dirá: “Alguém deve ter batido em mim; acho que levei uma surra, mas não lembro. Por que não consigo levantar? Preciso de mais um gole.”