As ofertas para a Tenda Sagrada
1O Senhor Deus disse a Moisés:
2— Diga aos israelitas que me deem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração. 3Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze; 4fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pelos de cabra; 5peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; 6azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável; 7pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote. 8Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.
9— E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar.
A arca da aliança
10— Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. 11Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro. 12Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado. 13Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro. 14Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada. 15Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela. 16Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.
17— Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura. 18Faça dois querubins de ouro batido, 19um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. 20Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa. 21Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. 22Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.
A mesa dos pães da Presença de Deus
23— Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. 24Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela. 25Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso. 26Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatro pés. 27Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa. 28Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos. 29Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro. 30A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim.
O candelabro
31— Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele. 32Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro. 33Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
34— A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. 35Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira. 36Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido. 37Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele. 38As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. 39Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham.
40— E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.