Paulo responde a objeções
1Qual é, então, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3E então? Se alguns não creram, será que a incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus? 4De modo nenhum! Seja Deus verdadeiro, e todo ser humano, mentiroso, como está escrito:
“Para que sejas justificado
nas tuas palavras
e venhas a vencer
quando fores julgado.”
5Mas, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Seria Deus injusto por aplicar a sua ira? Falo em termos humanos. 6É claro que não. Do contrário, como Deus julgará o mundo? 7E, se a minha mentira faz com que aumente a verdade de Deus para a sua glória, por que ainda sou condenado como pecador? 8E por que não dizemos, como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos: “Pratiquemos o que é mau, para que nos venha o que é bom”? A condenação destes é justa.
Todos somos pecadores
9Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado. 10Como está escrito:
“Não há justo, nem um sequer,
11não há quem entenda,
não há quem busque a Deus.
12Todos se desviaram
e juntamente se tornaram inúteis;
não há quem faça o bem,
não há nem um sequer.
13A garganta deles
é sepulcro aberto;
com a língua enganam,
veneno de víbora
está nos seus lábios.
14A boca, eles a têm cheia
de maldição e amargura;
15os seus pés são velozes
para derramar sangue.
16Nos seus caminhos,
há destruição e miséria;
17eles não conhecem
o caminho da paz.
18Não há temor de Deus
diante de seus olhos.”
19Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus. 20Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
A justificação pela fé em Jesus Cristo
21Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas. 22É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, 23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, 26tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. 28Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, 30visto que Deus é um só, o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé. 31Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.