Relações ilícitas
1O Senhor disse a Moisés:
2— Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. 3Não façam como se faz na terra do Egito, onde vocês moraram, nem façam como se faz na terra de Canaã, para onde eu os estou levando. Não andem segundo os estatutos desses povos. 4Cumpram os meus juízos e guardem os meus estatutos, para andarem neles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. 5Portanto, guardem os meus estatutos e os meus juízos. Aquele que os cumprir, por eles viverá. Eu sou o Senhor.
6— Nenhum homem se aproximará de qualquer parenta próxima, para ter relações sexuais com ela. Eu sou o Senhor. 7Não envergonhe o seu pai, tendo relações com a própria mãe. Ela é a sua mãe; não tenha relações com ela. 8Não tenha relações com a mulher de seu pai; este é um direito que somente o seu pai tem. 9Não tenha relações com a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, nascida em casa ou fora de casa. 10Não tenha relações com a filha do seu filho ou com a filha de sua filha; não faça isso, porque seria uma vergonha para você. 11Não tenha relações com a filha da mulher de seu pai, gerada por seu pai; ela é a sua irmã. 12Não tenha relações com a irmã do seu pai; ela é parenta de seu pai. 13Não tenha relações com a irmã de sua mãe, pois ela é parenta de sua mãe. 14Não envergonhe o irmão de seu pai, tendo relações com a mulher dele; ela é a sua tia. 15Não tenha relações com a sua nora; ela é a mulher de seu filho; não tenha relações com ela. 16Não tenha relações com a mulher de seu irmão; este é um direito que somente o seu irmão tem. 17Não tenha relações com uma mulher e com a filha dela; não tenha relações com a filha do filho dela, nem com a filha da filha dela; são parentes; é perversidade. 18E não case com a irmã de sua mulher, de modo que se torne rival dela, nem tenha relações com a outra, enquanto a sua mulher estiver viva.
19— Não se aproxime da mulher, para ter relações com ela, durante a sua menstruação. 20Nem se deite com a mulher do seu próximo, para ter relações sexuais, porque isso torna você impuro. 21E não entregue nenhum dos seus descendentes para que se dedique a Moloque. Não profane o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.
22— Não se deite com outro homem para ter relações com ele como se fosse mulher; é abominação. 23Nem tenha relações com um animal, para se contaminar com ele; e também a mulher não se porá diante de um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
24— Não se contaminem com nenhuma destas coisas, porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu vou expulsar da presença de vocês. 25A terra se contaminou; eu a castiguei por sua iniquidade, e ela vomitou os seus moradores. 26Vocês, porém, guardarão os meus estatutos e os meus juízos, e não farão nenhuma dessas abominações, nem o natural da terra, nem o estrangeiro que peregrina entre vocês. 27Porque os moradores desta terra que nela estavam antes de vocês fizeram todas essas abominações, e a terra se contaminou. 28Que não aconteça que a terra vomite vocês também, por terem se contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vocês. 29Todo aquele que fizer alguma dessas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão eliminados do seu povo.
30— Portanto, vocês devem guardar a obrigação que têm para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que foram praticados antes de vocês, e não se contaminem com eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.