1Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. 2E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
O fruto da luz e as obras das trevas
3Que a imoralidade sexual e toda impureza ou avareza não sejam nem sequer mencionadas entre vocês, como convém a santos. 4Não usem linguagem grosseira, não digam coisas tolas nem indecentes, pois isso não convém; pelo contrário, digam palavras de ação de graças. 5Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
6Não se deixem enganar com palavras vazias, porque a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa dessas coisas. 7Portanto, não participem daquilo que eles fazem. 8Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz 9— porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade —, 10tratando de descobrir o que é agradável ao Senhor. 11E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las. 12Pois aquilo que eles fazem em segredo é vergonhoso até mencionar. 13Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo o que se manifesta é luz. 14Por isso é que se diz:
“Desperte,
você que está dormindo,
levante-se dentre os mortos,
e Cristo o iluminará.”
15Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, 16aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. 17Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
18E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito, 19falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor, 20dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
O lar cristão: marido e mulher
21Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo.
22Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor; 23porque o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido.
25Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, 26para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja; 30porque somos membros do seu corpo. 31Eis por que “o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. 32Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33No entanto, também quanto a vocês, que cada um ame a própria esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido.