As coisas do alto
1Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. 3Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.
A velha natureza e a nova natureza
5Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; 6por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. 8Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. 9Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas 10e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou. 11Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
12Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. 13Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. 14Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. 16Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. 17E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Os deveres em casa
18Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como convém no Senhor.
19Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa e não a trate com amargura.
20Filhos, em tudo obedeçam a seus pais, pois fazer isso é agradável diante do Senhor.
21Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.
22Servos, obedeçam em tudo a seus senhores aqui na terra, não servindo apenas quando estão sendo vigiados, visando somente agradar pessoas, mas com sinceridade de coração, temendo o Senhor. 23Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, 24sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. 25E quem fizer injustiça receberá em troca a injustiça feita. E nisto ninguém será tratado com parcialidade.