O bom soldado de Cristo
1Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.
3Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. 4Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou. 5Igualmente, o atleta não é coroado se não competir segundo as regras. 6O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos. 7Pense bem no que acabo de dizer, porque o Senhor dará a você compreensão em todas as coisas.
8Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho. 9É por ele que estou sofrendo até algemas, como malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. 11Fiel é esta palavra:
“Se já morremos com ele,
também viveremos com ele;
12se perseveramos,
também com ele reinaremos;
se o negamos,
ele, por sua vez, nos negará;
13se somos infiéis,
ele permanece fiel,
pois de maneira nenhuma
pode negar a si mesmo.”
Um obreiro aprovado
14Relembre a todos essas coisas, dando testemunho solene diante de Deus, para que evitem brigas a respeito de palavras, pois isso não serve para nada, a não ser para prejudicar os ouvintes. 15Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 16Evite, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que se entregam a isso avançarão cada vez mais na impiedade. 17Além disso, a linguagem deles corrói como câncer. Entre esses estão Himeneu e Fileto, 18que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e estão pervertendo alguns em sua fé. 19Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: “O Senhor conhece os que lhe pertencem.” E mais: “Afaste-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.”
20Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. 21Assim, pois, se alguém se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu senhor, estando preparado para toda boa obra.
22Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 23Evite as discussões insensatas e absurdas, pois você sabe que elas só provocam brigas. 24O servo do Senhor não deve andar metido em brigas, mas deve ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente, 25disciplinando com mansidão os que se opõem a ele, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem a verdade, 26mas também o retorno à sensatez, a fim de que se livrem dos laços do diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.