Sociedade Bíblica do Brasil
30/4/2022

SBB inicia projeto de tradução da Bíblia em Libras

Entidade conta com o apoio da comunidade e igrejas nos recursos para o trabalho de tradução

Abrangendo cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, a comunidade surda ainda enfrenta desafios para consumir conteúdos acessíveis na língua de sinais. Muito se pensa, erroneamente, que produtos em texto ou legendados são suficientes para atender a pessoa com deficiência auditiva. Porém, a verdade é que muitos surdos não possuem uma educação de qualidade no idioma padrão oral, sem contar uma minoria que também não enxerga.

Existem mais de 400 línguas de sinais utilizadas pelas pessoas surdas, porém há muito pouco traduzido nesses idiomas. A exemplo da própria Bíblia, o livro mais vendido e lido do mundo, hoje está disponível na íntegra apenas na versão ASLV Bible, na língua de sinais americana.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) têm trabalhado desde 2003, em parceria com organizações como o Instituto de Expressão Surda (IES), produzindo materiais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e cooperando com a inclusão no país. O plano agora é iniciar a tradução do texto bíblico em 2022. Mas esse trabalho é minucioso e prolongado. Isso porque a tradução em Libras vai além da transcrição das palavras, ela precisa ser compreensível para a comunidade surda e ter sinais padronizados, principalmente para termos específicos da Bíblia. Além de uma estrutura de estúdio e profissionais para realizarem a gravação de cada um dos capítulos bíblicos.

Para realizar esse projeto, a SBB lançou a campanha “Sinal de Esperança”, com o objetivo de arrecadar fundos e também conscientizar as pessoas acerca das necessidades da comunidade surda e a importância da tradução da Bíblia em Libras. A campanha de doação já está disponível e quem quiser pode contribuir a partir de 50 reais no site da organização, sbb.org.br.

A SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: