Sociedade Bíblica do Brasil

Museu da Bíblia Celebra Duas Décadas Promovendo Educação e Cultura

No dia 12 de dezembro, o Museu da Bíblia, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), comemorou 20 anos de contribuição significativa para a educação e a cultura no Brasil. A Solenidade Cívico-Cultural realizada no Centro de Eventos de Barueri marcou esse momento único, destacando o papel essencial do Museu na promoção da cultura, história e compreensão da Bíblia para a comunidade local e nacional.

Em uma cerimônia emocionante, o Rev. Dr. Erní Walter Seibert, Diretor-Executivo da SBB, ressaltou a importância do Museu da Bíblia (MuBi) como um depósito cultural e um espaço dedicado à promoção da cultura bíblica. Ele enfatizou a relevância do acervo da Biblioteca do Museu, que abriga mais de 20 mil exemplares da Bíblia, em mais de 1.000 línguas, tornando-o uma referência no Brasil e na América Latina.

O pastor Roberto de Lucena, Secretário de Turismo, Cultura e Viagens do estado de São Paulo, destacou a influência positiva do Museu da Bíblia no estado, expressando seu respeito pela SBB e seu papel crucial na disseminação cultural. Ele enfatizou que o Museu faz parte do circuito cultural do estado, e será incluído no roteiro turístico de São Paulo em 2024.

A solenidade contou com a participação da Banda da Guarda Civil Municipal de Barueri, que executou o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do subinspetor Emerson Faria. O pastor Esequias Soares, Presidente do Conselho Deliberativo da SBB, expressou sua gratidão aos presentes e conduziu a oração inicial.

O coral Ágape e a orquestra da Igreja Assembleia de Deus de Jundiaí, sob a regência do maestro Clebio da Silva, abrilhantaram a cerimônia com apresentações musicais.

O ápice da solenidade foi o descerramento da Placa Comemorativa pelos 20 anos do Museu da Bíblia, realizado pelos pastores Esequias Soares, Roberto de Lucena, Assir Pereira (Presidente de honra da SBB), e Mario Trimboli (Secretário de Relações Institucionais de Barueri).

Breve Histórico do Museu da Bíblia:

  • O Museu da Bíblia é fruto de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Prefeitura Municipal de Barueri (SP).
  • Inaugurado em 9 de dezembro de 2003, o MuBi é o primeiro museu no Brasil dedicado às Escrituras Sagradas e o maior do hemisfério sul.
  • Integrado ao Centro de Eventos de Barueri, com uma área de 4,67 mil m², o MuBi oferece espaços para Exposições, Biblioteca, Auditórios e amplo estacionamento.
  • Possui 10 áreas de exposição, proporcionando uma imersão na história do Livro Sagrado.

Acervo Notável do Museu:

  • Réplica artística da Prensa de Gutenberg, responsável pela primeira impressão da Bíblia em 1450.
  • Vitrine com 144 publicações com exemplares de todos os continentes.
  • Materiais trazidos de Israel, como água do Rio Jordão e do Mar Morto, sementes de mostarda, trigo e joio.
  • Diversidade de itens, incluindo papiro, pergaminho, miniaturas da Bíblia, Bíblia em braile e vestes da época do Apóstolo Paulo.

Biblioteca do MuBi:

  • Mais de 20 mil volumes de literatura bíblica em mais de 1.000 línguas.
  • Destaques incluem uma Bíblia Hebraico-Latim de 1546, uma Bíblia Sacra Vulgata de 1669 e Histórias das Línguas – The Bible House de 1911.
  • Acervo diversificado, incluindo livros gerais, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotografias.

O Museu da Bíblia é parte do compromisso de 75 anos da SBB em promover a educação e a cultura por meio das Escrituras Sagradas.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.18.6
SIGA A SBB: