Sociedade Bíblica do Brasil
15/6/2022

Distribuindo a Palavra que transforma vidas

A palavra de Deus crescia e, em Jerusalém, o número dos discípulos aumentava. Também um grande grupo de sacerdotes obedecia à fé. Atos 6.7 (NAA) 

E a palavra do SENHOR se espalhou por toda aquela região. Atos 13.49 (NAA) 

Ao lermos o livro de Atos dos Apóstolos, nos alegra ver como os nossos primeiros irmãos, no início da igreja, trabalharam arduamente para que a Palavra do SENHOR se espalhasse e chegasse a localidades próximas e regiões mais distantes. Cumprindo o ide do SENHOR, a boa nova do evangelho saiu de Jerusalém e chegou e outras nações. Em Atos 6.7, o médico Lucas escreve: “A palavra de Deus crescia e, em Jerusalém, o número dos discípulos aumentava.” Mais adiante, no capítulo 13, verso 49, ele repete a ênfase no crescimento da Palavra de Deus, mas agora aumenta a amplitude do alcance: “E a palavra do SENHORse espalhou por toda aquela região.”Como é lindo ver a ação do Espírito Santo nesse espalhar da Palavra do SENHOR! 

Cremos que Deus tenha orquestrado todos esses acontecimentos da Igreja Primitiva, o registro deles e a transmissão do texto sagrado para termos em nossas mãos exatamente a Bíblia que temos hoje, com a mensagem sagrada e transformadora do evangelho para nós. E a igreja continua trabalhando para que essa Palavra seja espalhada e conhecida por todos. Dentro da sua estratégia para a expansão da obra missionária e para ajudá-la com a Causa da Bíblia, em 1804, a igreja resolveu criar o movimento das Sociedade Bíblicas. Como fruto dessa decisão, Escrituras já chegam ao Brasil em 1809, enviadas pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. O movimento de Sociedades Bíblicas dava assim um novo impulso para a distribuição e crescimento da Palavra em muitas línguas e países.

Houve um tempo em que a Bíblia em português era quase inacessível. Mas, graças a Deus envioue continua enviando grandes homens e mulheres engajados com a Causa da Bíblia, esse tempo passou e hoje temos várias traduções disponíveis em nossa língua, em formatos e acabamentos que alcançam todas as pessoas. Nosso desafio é fazer que essa distribuição seja cada vez mais ampla, eficaz e significativa, e capaz de chegar aos rincões mais distantes do nosso país. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) trabalha ano após ano servindo as igrejas com recursos para sua a missão de evangelização. O que temos visto é que essa parceria perene entre a SBB e as igrejas cristãs têm feito com que a Palavra de Deus continue crescendo e se espalhando por nosso país.

Com a chegada da pandemia do COVID-19 no início de 2020, diversos obstáculos surgiram, mas um dos obstáculos maiores que temos enfrentado desde o ano passado é a escassez de insumos e a ruptura nas cadeias logísticas que abastecem nossa Gráfica da Bíblia. Sabemos que isso é parte de uma desorganização global das forças produtivas no contexto da pandemia doCOVID-19. Contudo, nosso compromisso fundamental de prover Escrituras para a igreja brasileira nos impele a buscar soluções e parceiros que nos permitam cumprir com a nossa missão. Assim, com alguns desfalques, temos conseguido manter a disponibilidade de quase a totalidade de nosso catálogo e ainda disponibilizar algumas preciosidades que já tínhamos planejado e que não podemos deixar de colocar nas mãos da igreja brasileira. Louvamos a Deus por isso!  

Para que a Bíblia alcance mais pessoas, disponibilizamos Escrituras por diversos canais de distribuição. Contamos com as nossas Secretarias Regionais para realizar a maior parte de nossa distribuição para a igreja brasileira. Mas as frequentes ondas da pandemia interromperam a normalidade de várias atividades, entre as quais, nosso atendimento aos parceiros. O que foi de grande ajuda e têm crescido em sua importância são nossos canais digitais. Temos três canais virtuais que facilitam a oferta e a aquisição de literatura bíblica com entrega em todo o país.

Uma desses canais virtuais é destinado especificamente para os nossos Semeadores. Chamamos de Semeadores as pessoas físicas que nos ajudam na distribuição, levando Escrituras às suas igrejas e círculos familiares e de conhecidos. Essa atividade, que muito nos apoia a disponibilizar a Bíblia a todo brasileiro, ainda tem grande importância para os Semeadores pois não somente contribui com a transformação de vidas por meio da Palavra, mas também se torna uma fonte de renda para o Semeador, quer seja ela principal ou secundária.

Temos também um canal virtual destinado exclusivamente às igrejas, livrarias e distribuidores, que possuem CNPJ e que queiram adquirir em maior quantidade. Ali mesmo no nosso site, nossos parceiros já calculam o valor final da compra, cotam o frete e podem receber o material em seu endereço, pelo mesmo preço que teriam em nossas Secretarias Regionais. Isso nos permitiu atender melhor as organizações que ficam geograficamente mais distantes das nossas unidades físicas. E a Palavra continua sendo distribuída e cresce para todas as localidades.

No ano passado, além da distribuição normal que fazemos com todos os parceiros da Obra Bíblica em nosso país, igrejas, livrarias, distribuidores, semeadores, cristãos distribuidores da Palavra, uma ação foi marcante para todos nós. No último trimestre do ano, lançamos um desafio para a igreja brasileira de termos 1 Milhão de pessoas com a Palavra por meio da distribuição de 1 milhão de Novos Testamentos com Salmos e Provérbios no Dia da Bíblia. Para realizar uma tarefa tão grande tivemos de um lado o esforço da Sociedade Bíblica do Brasil em produzir e disponibilizar toda essa quantidade de Escrituras em um ano tão difícil. Junto conosco tivemos as igrejas tomando esse desafio pela mão e saindo por todos os cantos do nosso país distribuindo e espalhando a Palavra de Deus. É a Palavra que continua crescendo. Foram distribuídos 1 milhão de Novos Testamentos em nosso país.  Certamente haverá um grande impacto em muitas vidas, famílias, bairros e cidades.

Agora em 2022, queremos conclamar a igreja para continuarmos essa semeadura com a Palavra de Deus. O nosso novo ano será um campo aberto para lançarmos a semente que transforma. Queremos fazer uma campanha em que levaremos a Bíblia como instrumento da Paz. A Bíblia Sagrada é capaz de nos trazer a Paz em meio a uma pandemia que teima em permanecer. Ela também é uma semente de paz para as famílias, paz em um ano de eleições, paz em um ano de Copa do Mundo, paz para os corações em conflito. Mais uma vez lançaremos um desafio para que a igreja brasileira, apoiada pela organização criada por ela para supri-la com Escrituras, se sinta desafiada a, no Dia da Bíblia, distribuir as Escrituras Sagradas como instrumento da paz.

Assim, da mesma forma como os nossos irmãos do primeiro século tinham no coração uma chama para de levar a Palavra do SENHOR a todos os lugares, devemos manter essa mesma chama acesa. Hoje temos a Palavra de Deus nos mais diversos formatos, temos disponibilidade dela, temos uma igreja crescente em nosso país e, com isso, aumenta o número de semeadores. Também hoje vemos a mesma necessidade das pessoas, famílias, cidades, países daquela época. Muitos precisam conhecer o Salvador, o SENHOR da Paz. Como Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), queremos caminhar ao lado da igreja servindo-a com as Escrituras necessárias até que todos conheçam o SENHOR das nossas vidas e por ele sejam transformados. 

Que a Palavra de Deus continue crescendo e se espalhe por todo o nosso Brasil! 

Marcos Gladstone F. Silva

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.21.9
SIGA A SBB: