Sociedade Bíblica do Brasil

Dia de Oração das Sociedades Bíblicas Unidas 2024

Guiando Corações, Moldando Nações

O Dia de Oração das Sociedades Bíblicas Unidas deste ano visa a busca pela paz e sabedoria na liderança sob o tema “Guiando Corações, Moldando Nações”. Quatro orações oficiais foram elaboradas por líderes das Sociedades Bíblicas, representando regiões impactadas por violência, guerra e conflito em 2024.

Estas orações, concebidas em meio às adversidades e desafios, oferecem uma amostra da resiliência e da esperança cultivadas pelas comunidades afetadas.

Cada uma das orações completas está disponível para aqueles que desejam incorporá-las em seu tempo de oração pessoal. Este Dia de Oração é uma oportunidade para unir-se em solidariedade e compaixão, buscando inspiração e força na fé para enfrentar os desafios que assolam nosso mundo.

Rev. Anatoliy Raychynets
Secretário-geral Adjunto da Sociedade Bíblica Ucraniana

Deus Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra e de tudo o que há neles, nós o invocamos como nosso Pai celestial! O Senhor nos assegura em sua Palavra o amor que tem por sua criação.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
João 1.1-5 (NAA)

Nosso Pai celestial, nós lhe agradecemos por seu Filho Unigênito, nosso Salvador Jesus Cristo, a quem o Senhor enviou a esta Terra que criou, como a luz para as trevas! Obrigado, ó Deus, por essa preciosa promessa que o Senhor nos fez de que as trevas nunca mais prevalecerão sobre a luz, por mais densas que sejam.

“Em ti, SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça. Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade. Sejam fortes, e que se revigore o coração de todos vocês que esperam no SENHOR.”
Salmo 31.1-2,5,24 (NAA)

Ajude-nos, Senhor, a ser a luz e a levar a luz de sua incrível graça, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Amém.

Magda Victor
Secretária-geral da Sociedade Bíblica do Haiti

“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.”
1Timóteo 2.1-3 (NAA)

Deus de Abraão, Isaque e Jacó, Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nós nos curvamos humildemente diante de tua infinita majestade e celebramos tua grandiosa glória, da qual toda a criação dá testemunho.
De fato, “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.
Salmo 19.1 (NAA)

Munidos com essas coisas que sabemos sobre o Senhor e encorajados pelo que o Senhor nos ordena em 1Timóteo 2.1-3, dirigimos nossas súplicas, pedidos e intercessões ao Senhor.

Em primeiro lugar, oramos por todas as pessoas. O Senhor não apenas as criou à Sua imagem, mas também providenciou a salvação e a redenção para todos em Seu Filho Jesus Cristo. O Senhor deseja que “todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” Assim, o Senhor convida todos eles a beberem da fonte da salvação:

“Ah! Todos vocês que têm sede, venham às águas; e vocês que não têm dinheiro, venham, comprem e comam!”.
Isaías 55.1 (NAA)

“O Espírito e a noiva dizem: — Vem! Aquele que ouve, diga: — Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”
Apocalipse 22.17 (NAA)

Oramos para que o Senhor abra os olhos do maior número possível de pessoas, para que elas conheçam a dádiva que lhes concedeu na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo.

O Senhor é o Deus das nações, o Juiz de toda a Terra.

“Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! Será que o Juiz de toda a terra não faria justiça?”
Gênesis 18.25 (NAA)

Foi o Senhor quem estabeleceu os povos em seus territórios, “havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (Atos 17.26). Nós lhe dirigimos nossas orações em nome dessas nações onde a guerra está ocorrendo neste momento. Nós lhe imploramos que traga paz a essas nações. O Senhor vê a devastação causada pela guerra: as crianças que ficam órfãs, as mulheres que ficam viúvas, as pessoas que são deslocadas, desenraizadas e o sofrimento incalculável de todos os tipos que essas pessoas enfrentam diariamente. É o Senhor que faz cessar a luta até os confins da terra.

“Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”
Salmo 46.10 (NAA)

Oramos pelos países, membros das Sociedades Bíblicas Unidas, que estão dilacerados por todos os tipos de violência e conflito; especialmente pelo Haiti, que há algum tempo vem sofrendo um surto de violência que ameaça a própria existência dessa pequena nação.

Por fim, oramos pelas autoridades que parecem ter perdido o controle de seu poder.

Fale ao coração daqueles que semeiam terror e morte; faça com que eles ouçam Sua voz dizendo:

“Nosso Deus diz: ‘Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.’”
Salmo 46.10 (NAA)

…e traga paz e segurança ao mundo.

Pedimos seu favor em nome de seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador.

Amém!

Rev. Khoi Lam Thang
Secretário-geral da Sociedade Bíblica de Mianmar

Neste Dia de Oração pela Fraternidade das SBU:

A criação geme. A criação “era boa e muito boa” quando foi criada. Mas agora a criação “está muito feia” e em uma série de crises devido ao ódio, à ganância e ao amor ao poder.

Em Mianmar, a esperança está abalada, o futuro está desmantelado e o medo cobre a todos. Milhões de pessoas estão deslocadas internamente; outros milhões continuam a cruzar a fronteira e a deixar o país. O serviço militar obrigatório afasta os jovens do país.

“Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora.”
Romanos 8.22 (NAA)

Oremos a Deus, que ouve, vê e conhece nossas aflições.

“…Deus ouviu o gemido deles e lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E Deus viu os filhos de Israel e atentou para a situação deles.”
Êxodo 2.24-25 (NAA)

Em meio aos gemidos, a oração a Deus é o momento em que a decepção se transforma em seu compromisso.

“Chame por mim e eu responderei; eu lhe anunciarei coisas grandes e ocultas, que você não conhece.”
Jeremias 33.3 (NAA)

Oremos para divulgar a Bíblia: Por meio dos ministérios da Fraternidade, milhões de pessoas cantam “Jesus me ama, isso eu sei, pois a Bíblia assim me diz”.

Por meio das SBU, “…a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar”. - Habacuque 2.14 (NAA)

Por meio de nossa Fraternidade, que todos testemunhem que “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra; ela é luz para os meus caminhos.”
Salmo 119.105 (NAA)

Amém.

Rev. Ismail Abdulrahman Kanani
Secretário-geral da Sociedade Bíblica do Sudão

“Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; cantem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.”
Salmo 5.11 (NAA)

Oração por proteção

Oh, Senhor, nós nos lembramos de todas as pessoas no Sudão e de todas as pessoas no mundo que sofrem devido à guerra causada pelo maligno. Oramos pela proteção das pessoas deslocadas, dos refugiados e dos imigrantes em todo o mundo.

“Concede ao rei, ó Deus, os teus juízos e a tua justiça, ao filho do rei.”
Salmo 72.1 (NAA)

Colocamos diante de ti, Oh! Deus, todos os líderes sudaneses que causaram a guerra em nosso país para que lhes conceda sabedoria para parar a luta e conduzir seu povo a uma paz duradoura.

“Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida.”
Tiago 1.5 (NAA)

Senhor, sabemos que ninguém é perfeito, por isso oramos por sabedoria para os líderes do mundo. Dê a eles a sabedoria que vem do alto para poderem liderar suas nações conforme a sua vontade.

“— Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
Mateus 5.9 (NAA)

Quando olhamos ao nosso redor no mundo de hoje, encontramos guerras por toda parte! Oramos pelo que está acontecendo no Sudão, na Ucrânia, na Palestina e em outros lugares. Oh! Deus, use seu povo nesses países para serem pacificadores.

Amém.

Dr. Cristian Romocea
Equipe de Missão Global, Diretor de Relações de Membros - Igrejas sob Pressão

“Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.”
João 14.27 (NAA)

Oração pelo Oriente Médio

Pai Celestial,

Estamos diante do Senhor com o coração pesado, buscando a sua intervenção divina no conflito entre Israel e o Hamas, em Gaza. Senhor, oramos para que a paz seja restaurada nessa região, para que sua sabedoria guie os líderes e tomadores de decisão de ambos os lados em direção ao diálogo e à reconciliação. Que seu Espírito toque os corações de todos os envolvidos, pondo fim à violência e ao sofrimento.

Pedimos sua proteção e segurança para as comunidades cristãs de ambos os povos. Que elas encontrem refúgio e força em sua presença, e que a fé dessas pessoas seja uma fonte de luz e esperança nestes tempos sombrios. Envolva-os com seu amor e proteja-os do mal.

Senhor, também elevamos os cristãos e a equipe da Sociedade Bíblica na Síria e no Líbano. Conceda-lhes coragem e segurança ao cumprirem sua missão, compartilhando a sua Palavra e servindo aos outros em meio à instabilidade política e econômica. Que eles sejam instrumentos de sua paz e graça nessa região dilacerada pela guerra, levando conforto e apoio aos necessitados.

Amém.

Rev. Dirk Gevers
Secretário-geral das SBU

Deus Eterno,

O Senhor vê o fim a partir do início.

Não podemos ver o amanhã. Estamos sofrendo hoje neste mundo destruído, em que a guerra e a destruição estão ao nosso redor. O Senhor vê o pardal que cai no chão e, ainda assim, as nações em guerra matam milhares de pessoas aparentemente sem consciência, enquanto alguns lucram com essa destruição. A justiça é aparentemente cega.

Senhor, tenha misericórdia!

Cristo, tenha misericórdia!

Senhor, tenha misericórdia!

Tu estás conosco - o Verbo feito carne, crucificado e ressuscitado.

Oramos por aqueles que sofrem, especialmente aqueles que sofrem sem culpa própria. Ouça seus clamores, Senhor.

Em ti, estes três permanecem - fé, esperança e amor.

Aumenta a nossa fé, oramos, para sabermos que a Terra é do Senhor e todos os que nela habitam.

Aumenta nossa esperança, oramos, para sabermos que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

Aumenta nosso amor, oramos, para podermos amar como Jesus nos ama.

Dê-nos forças para sermos pacificadores ao realizarmos o trabalho para o qual o Senhor nos chamou como Sociedades Bíblicas na Fraternidade das SBU. Nós nos esforçamos com tudo o que somos para ver sua Palavra mudar vidas e comunidades por meio da Bíblia. Buscamos sua orientação, sua correção e sua bênção.

Que a sua vontade seja feita, que o seu Reino venha, assim na terra como no céu.

Por Jesus Cristo, o Senhor.

Amém.

Rev. Paulo Teixeira
Secretário de Tradução e Publicações

Senhor Deus Pai, é por tua divina misericórdia e providência que chegamos até este dia. Senhor Deus Filho, o teu amor e o teu perdão nunca nos faltaram. Senhor Deus Espírito Santo, a tua Palavra eterna sempre esteve ao nosso alcance para nos orientar e consolar. Louvamos-te por tudo isso.

Humildemente te pedimos que tu continues a abençoar a tua igreja no Brasil e em todo o mundo. Lembramos especialmente daqueles que são perseguidos por professar a fé em ti. Dá-lhes ânimo, sabedoria e coragem para perseverar no Caminho.

Permanece também ao lado da Sociedade Bíblica do Brasil e de todas as agências missionárias que se dedicam a traduzir, publicar e testemunhar a boa notícia da salvação em Jesus Cristo. Dá-lhes visão e recursos para que prossigam firmes na missão de semear a Palavra que transforma vidas.

Fica conosco, Senhor, e usa-nos como instrumentos de tua paz onde nos colocaste para te servir. Que honremos o teu chamado e sejamos obedientes à tua voz. Que a tua luz brilhe por meio de nós, fazendo diferença e trazendo esperança por onde passemos. E quando chegar o dia em que nos chamares desta vida, acolhe-nos em teus braços na eternidade.

Por amor de Jesus Cristo, nosso Senhor, ouve-nos, ó santo Deus.

Amém.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.1
SIGA A SBB: