Sociedade Bíblica do Brasil
19/7/2021Rev. Paulo Teixeira

A Bíblia fala aos jovens

Por Paulo Teixeira

Entre os diversos públicos atendidos pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) estão os jovens. No Brasil, segundo o IBGE, há cerca de 50 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, um número maior do que a população de muitas outras nações. Comunicar-se com este contingente significa falar à presente geração e impactar as próximas. Para tanto, a SBB faz uso da Bíblia como fonte de histórias, ensinamentos e valores que são úteis para as pessoas de todas as idades, inclusive para os jovens do Brasil de hoje.

Embora seja um livro antigo, a Bíblia tem muito a dizer aos jovens. Primeiro, porque a Bíblia traz inúmeras histórias de jovens. Segundo, porque ela fala ao coração dos jovens ao tocar em questões que os inquietam e lhes interessam. A Bíblia é um livro para os jovens de hoje.

A Bíblia fala de jovens que viveram conflitos familiares, como Caim e Abel, Esaú e Jacó, e José e seus irmãos. Conta também a história de jovens rebeldes, como os filhos do sacerdote Eli e Absalão, o filho de Davi que quis tomar-lhe o trono. Mas há também jovens elogiados por sua sabedoria e fé, como Samuel e Daniel. E ainda outros que, chamados por Deus, o serviram e andaram em seus caminhos, como Jeremias e Timóteo. Cada um desses personagens tem algo a ensinar aos jovens de hoje. Conhecer suas histórias ajuda o jovem a avaliar em sua vida aquilo que está bem e o que pode ou precisa de alguma correção de rota.

Quanto a temas que se apresentam para os jovens de hoje, a Bíblia também tem muito a dizer, como se nota na seleção a seguir:

  • Não há porque envergonhar-se de ser jovem e não ter muita experiência: 1Timóteo 4.13 e Jeremias 1.4-9.
  • Alegre-se com responsabilidade: Eclesiastes 11.9.
  • A juventude é passageira; viva-a com Deus: Eclesiastes 11.10 a 12.1 e Salmo 71.5.
  • A Bíblia indica o caminho para uma vida equilibrada: Salmo 119.9, 2Timóteo 2.22-23 e 2Timóteo 3.16.
  • Na juventude se aprende a lidar com o sofrimento e a ser paciente: Lamentações 3.27 e 1Pedro 5.5-6.
  • Os pais nutrem expectativas boas quanto ao amadurecimento de seus filhos e filhas: Salmo 144.12.
  • Os pais merecem ser amados, respeitados e amparados: Provérbios 23.22, Provérbios 28.24 e Provérbios 17.25.
  • Deus não abandona o jovem: Salmo 27.10.
  • A juventude é momento de enamorar-se, casar e ser fiel: Provérbios 5.18-20.
  • Caminhar com Deus renova as forças e perpetua a juventude: Salmo 103.4-5 e Isaías 40.30-31.
  • Prefira as boas companhias: Provérbios 1.10.
  • Deus acolhe e perdoa quem se arrepende: Salmo 25.7

Esta seleção de 12 temas e 20 trechos da Bíblia é apenas uma degustação das muitas reflexões que a Bíblia traz para os jovens de hoje. Ao falar aos jovens, a Bíblia parece ter lido a coração deles, daí o comunicar-se com eles de maneira tão relevante.

Ao longo de 2021 e 2022, a SBB desenvolveu, junto com as igrejas cristãs e com lideranças do Brasil, fóruns, Lives, planos de leitura, publicações e outros momentos e ferramentas para estimular os jovens a se engajarem mais e mais com a Bíblia e seus valores e ensinamentos. Num tempo tão desafiador, em que conceitos e valores mudam a cada minuto e a vida se assemelha a um barco sem rumo, a Bíblia oferece um porto seguro para todos, também para o jovem. Vale a pena redescobrir este Livro ao mesmo tempo, tão antigo no tempo e tão atual no que tem a nos ensinar. A Bíblia nos lê e nos ensina. Ela é Palavra que transforma vidas. Vamos lê-la, vivê-la e compartilhá-la com os 50 milhões de jovens do nosso Brasil.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.21.9
SIGA A SBB: